IBM descobre técnica que pode permitir pôr 30 mil filmes completos num iPo

king_of_portuga

Power Member
A IBM descobriu uma forma de manipular os átomos de forma a aumentar desmesuradamente a capacidade de armazenamento de pequenos equipamentos.
vazio.gif
Compreender e manipular o comportamento dos átomos é crítico para se conseguir dominar o poder da nanotecnologia, que lida com partículas milhares de vezes mais finas e pequenas que um fio de cabelo. “Uma das propriedades básicas presentes em todos os átomos é que eles se comportam como pequenos imanes”, afirmou à agência Reuters Cyrus Hirjibehedin, um cientista da IBM pertencente ao centro de pesquisa de Almaden.
“Se conseguir manter essa orientação magnética estável durante todo o tempo, poderá utilizá-la para armazenar informação. É assim que funcionam os discos rígidos…”, acrescentou o mesmo cientista.
Hirjibehedin e o seu colega Andreas Heinrich, têm estado a estudar esta propriedade em átomos de ferro utilizando um microscópio desenvolvido pela IBM. Neste momento tentam encontrar um átomo que se mantenha estável durante todo o tempo. Se conseguirem, vão dar a pequenos equipamentos, com unidades de armazenamento igualmente diminutas, a possibilidade de aumentarem exponencialmente a sua capacidade de guardar grandes quantidades de dados.


Fonte : Aqui
 
Pergunto o mesmo, o que isso tem haver com ipod e apple world?

Isso é uma tecnologia de armazenamento, que pode ser aplicado em tudo que possa levar um disco, de servers a telemóveis!
Pode ser mais vocacionado para players portáteis, mas isso há milhentas marcas.

alguém que mova para o hardware novidades e dê um titulo mais geral :P
 
"A IBM descobriu uma forma de manipular os átomos de forma a aumentar desmesuradamente a capacidade de armazenamento de pequenos equipamentos"

Era uma piada por causa do título da thread... e sobre o facto de ela estar neste sub-fórum. De qualquer forma obrigado por reforçares o meu ponto de vista. ;)
 
Era uma piada por causa do título da thread... e sobre o facto de ela estar neste sub-fórum. De qualquer forma obrigado por reforçares o meu ponto de vista. ;)
lol n reparei em que parte do forum estava, e de facto achei estranho n encontrar nenhuma referencia no texto que pudesse comprovar a tese do titulo..
 
lol n reparei em que parte do forum estava, e de facto achei estranho n encontrar nenhuma referencia no texto que pudesse comprovar a tese do titulo..

Embora realmente este assunto não seja específico do iPod, se seguirem o link para a notícia perceberão que o título que o king_of_portuga usou é o que aparece no artigo original.
 
Embora isto ja esteja a ser estudado a anos (lembro que a IBM maravilhou meio mundo com a palavra IBM escrita por atomos) não estou a ver o dia em que tal tecnologia venha a ser aplicada mesmo a nivel industrial.
 
isto n me espanta... eu li num artigo que dentro de alguns anos, já n será preciso andar com pens, Cds, ou discos de que género for atrás, iremos ser capazes de armazenar os dados todos através do próprio ADN... ou seja, nós próprios passamos a ser a pen.. parece estúpido mas na altura quando li o artigo pareceu-me bastante plausível, tendo em conta a evolução exponencial que a nanotecnologia esta a ter...
 
e o futuro... a nanotecnologia e algo fascinante.... estou e fascinado com o Prof. Aristides Requicha... estive a ver o seu curiculum e é verdadeiramente um homen notável.....
 
Back
Topo