IBM looks for third party ***** mobo partners

pah ao menos tu só n percebeste o que eram os power pcs ... enquanto eu n percebi nada :eek: ... jazus alguem me dá umas luzes sobre esta noticia? é que parece ser importante :D
 
vocês quando montam um computador
compram um cpu e uma board.
Normalmente escolhem Intel ou AMD e
em função do CPU compram escolhem a board.
A grande maioria das boards são fabricadas
por empresas externas que abastecem o
mercado OEM.

Se quiserem optar por um ***** (por
exemplo o G5 que equipa os Mac's) não tem
onde comprar a board porque simplesmente
não há à venda (para o consumidor normal).

A Apple fabrica (ou manda fabricar) boards
para os seus *****'s mas é para ela vender.
Resumindo, queres ***** compra MAC.

Há no entanto muita gente interessada em
correr linux em *****'s mas sem pagar
a taxa Apple ao Steve dos *Trabalhos*.
 
***** é um tecnologia RISC de processadores que inicialmente era um sub-set da tecnologia POWER da IBM.

O que interessa nesto noticia é o facto de se massificar o uso de ***** permitindo a aprecimento de sistema OEM.
Actualmente só a Apple é que comercializa *****'s para uso doméstico.
O ano passado foi lançada pela Genesi uma board OEM ***** a Pegasos, que suporta G3 da IBM e G4 da Motorola.
Podemos ter mais um jogador a nível de OEM, toda a concurrencia é benvinda.
x86 vs ***** is back
Além do mais a XBox2 vai usar a tecnologia POWER4 da IBM.

Pegasos
 
Isto quer dizer que a IBM pode vir entrar na corrida dos cpus juntamente com a Intel e a AMD?
Ou isto nunca será possível porque o ***** G5 não é um x86-64, sendo incompatível com a plataforma windows (a não ser por emulação)?
 
Havia uma versão do NT para ***** e outra para alphas.
Sendo assim, bastava a MS recuperar o tempo perdido, caso tivessem dispostos a ir por aí.

Vamos ver se essa noticia se confirma.
 
Há uns tempos pus um post no Software em que escrevi, sobre o lançamento do SDK (Software Developer Kit) da XBox2 para o G5 que era nem mais nem meno que um kernel NT para a plataforma POWER da IBM.
Não é a primeira vez que a Microsoft lança OS para *****, mts se lembram de no cd do NT4.0 vir tb a versão ***** do WindowsNT.
 
se bem que seria engraçado usar um outro SO (nos macs) n sei qual seria a vantagem de utilizar um windows...visto o ponto alto dos macs ser a utilização do fabuloso( discutivel ) OSX (ou 10 como quiserem)... tenho cerca de 3 macs em casa (dos pais) e já tive uns quantos antes (o meu pai é musico e só trabalha com macs...detesta windows) e a grande joia da coroa é sem duvida o SO q aqueles bichos levam... agora n sei como é que o ppl vê o OSX aqui no forum...mas plo contacto q tenho com ele até o acho porreiro....se o windows um dia fosse como o OSX isto era uma festa...secalhar tava tudo contente com a M$...n sei (há ppl mto esquisito :D )... além de que uma boa política da apple foi lançar sistema operativo a 64bits, utilizando ao max as potencialidades do G5 (coisa q nos pc's, por estupidez ou não, ainda n ter acontecido, parece q o utilizador fica smp pa trás...ou o banal dos utilizadores)...
 
Originally posted by Kermit the frog
. além de que uma boa política da apple foi lançar sistema operativo a 64bits, utilizando ao max as potencialidades do G5 (coisa q nos pc's, por estupidez ou não, ainda n ter acontecido, parece q o utilizador fica smp pa trás...ou o banal dos utilizadores)...

Desculpa desiludir-te, mas o OSX.3 não tem nada a 64 bits....
Nem sequer tem librarys para 64 bits...
 
Originally posted by ToTTenTranz
Isto quer dizer que a IBM pode vir entrar na corrida dos cpus juntamente com a Intel e a AMD?
Ou isto nunca será possível porque o ***** G5 não é um x86-64, sendo incompatível com a plataforma windows (a não ser por emulação)?

já agora a ibm fabrica os cpus para a apple mas...n havia ai umas noticias da ibm envolvida com a amd... ou não poderá a ibm fabricar outros POWERPCS? sem ser G5 (exemplo)...
 
Originally posted by Tafinho
Desculpa desiludir-te, mas o OSX.3 não tem nada a 64 bits....
Nem sequer tem librarys para 64 bits...

não tem nada...havia alguem ai no forum possuidor de um G5 (se bem me lembro) que falava no photoshop 64 bits a aproveitar ao max o cpu...a dizer que corria n sei quantas vezes mas rápido e tal...mas n discuto...eu tb falei e realmente n me fundamentei em nada de concreto nem nada q saiba com certeza... o panther n é 64 bits?

Edit: http://www.theregister.co.uk/content/39/31600.html
 
Originally posted by Tafinho
Desculpa desiludir-te, mas o OSX.3 não tem nada a 64 bits....
Nem sequer tem librarys para 64 bits...

Originally posted by Kermit the frog
não tem nada...havia alguem ai no forum possuidor de um G5 (se bem me lembro) que falava no photoshop 64 bits a aproveitar ao max o cpu...a dizer que corria n sei quantas vezes mas rápido e tal...mas n discuto...eu tb falei e realmente n me fundamentei em nada de concreto nem nada q saiba com certeza... o panther n é 64 bits?

Esse possuidor de um G5 sou provavelmente eu (tenho um G5 Dual 2ghz)

E quanto ao supporte 64 bits do Mac OS X:

64-bit support in the kernel for more than4GB of physical memory
libraries enhanced for image processingand ***** G5
64-bit kernel services.Panther features a redesigned kernel and updated system software math libraries specifically for the 64-bit ***** G5 processor.The updated kernel delivers the most substantial benefits of 64-bit computing by breaking through the 4GB physical memory limit.The key functions of the system math and vector libraries have been tuned to take maximum advantage of new and faster math functions supported by the 64-bit G5.Moreover,unmodified applications that use the system math functions will get an automatic performance boost on the G5.The ***** chip was architected from the beginning to run both 32-bit and 64-bit applications without the need for emulation or translation software.This means that 32-bit applications that run on Mac OS X today will run natively on 64-bit ***** G5 processor based Macintosh computers,without the need for recompiling or additional optimizations.

Btw: Está em fase final de desenvolvimento uma distribuição Linux optimizada para G5 da Yellow Dog Linux... Mais informações aqui: http://www.terrasoftsolutions.com/products/apple/g5s.shtml
 
Back
Topo