IBM: novo sistema de armazenamento de dados

possessed

Full Throttle BOINC Roller
A IBM demonstrou um novo sistema de armazenamento de dados com capacidade para um bilião de bits por polegada quadrada, o equivalente a capacidade de 25 DVDs.

Utilizando a tecnologia Millipede, a IBM demonstrou um novo sistema de armazenamento de dados com capacidade para um bilião de bits numa área equivalente a um selo postal, apresentando uma densidade 20 vezes superior ao sistema de armazenamento magnético com maior densidade que se encontra no mercado.

Este novo sistema da IBM não utiliza meios magnéticos para o armazenamento dos dados, mas sim uma nanotecnologia que faz uso de várias pontas afiadas microscópicas que servem para verificar a existência de pequenos sulcos sobre um fino filme de plástico.

O sistema é composto por uma matriz de alavancas de silício com 0,5 micrómetros de espessura e 70 micrómetros de comprimento, e na sua extremidade está localizada uma ponta com menos de dois micrómetros de comprimento.

ibm_dentro.jpg
Na demonstração feita pela IBM foi utilizada uma matriz de 1.024 (32x32) dessas alavancas com uma área de nove milímetros quadrados, apresentando um sistema que garantia o perfeito nivelamento das alavancas em relação ao filme além de compensar vibrações de origem externa; e para endereçar cada uma das pontas, foi utilizado um sistema de multiplexagem similar ao que se utiliza nos chips de memória DRAM.

O processo de escrita é realizado através do aquecimento das pequenas pontas com o auxílio de uma resistência que é levada a uma temperatura de 400 ºC, e ao se aproximar do filme plástico, a ponta gera então um dos pequenos sulcos.

O processo de leitura é feito de forma similar, mas com o aquecimento das pontas a uma temperatura de 300 ºC que não é suficiente para deformar o filme plástico, e quando a ponta chega a um destes sulcos ocorre uma transferência de calor, promovendo um arrefecimento da resistência que por sua vez provoca mudanças nas sua resistividade, que é então utilizada para medições.

Para reescrever os dados, o sistema realiza uma série de sulcos próximos uns dos outros, de modo que suas bordas acabam por preencher os anteriores sulcos apagando assim os dados. Na demonstração, a IBM realizou mais de 100.000 ciclos de escrita e reescrita para confirmar a capacidade do sistema.

De acordo com responsáveis da IBM Research, dentro de poucos anos este sistema poderá chegar ao mercado, uma vez que os actuais sistemas de fabrico de semicondutores podem ser utilizados para a sua produção.
 
Fixe... ao menos já deveremos ter tecnologia nova para os discos actuais, uma vez pelo que li, vão chegar à um certo ponto que vai ser impossível aumentar o tamanho deles por gerar problemas de magnetismo... julgo eu que é isto... :D
 
Realmente temos de admitir que o desenvolvimento dos discos rígidos (sem contar com a capacidade que evolui) não tem acompanhado o desenvolvimento dos restantes componentes do computador.........
Todos os meses saem novos modelos de placas gráficas, processadores e mobos e no fim ainda andamos todos com discos de 7200 rotações

PS: Eu sei que já há discos SCSI de 15000 rotações, mas são caríssimos,,,,,,,,
É que se virmos bem uma 4600 hoje pode custar 100 contos mas o preço está sempre a descer.
Pelo contrário, nos discos rígidos, os SCSI já custam fortunas há anos e se não aparecerem constantemente novas tecnologias o seu preço NUNCA irá descer.............
 
Pois mas já antes disso já há o Serial ATA, que finalmente vai substituir o mais-que-pre-histórico IDE...

Porra eu que já estou farto daqueles cabos enormes... :-/
 
Originally posted by oc_nightmare
aleluia!!:D
e em termos de sobreaquecimento?? existem alguns riscos de isso se queimar??
vamos ao q interessa: performance???;p ;p

lá que aquilo grava a 400º e le a 300º, não sei e pode sofrer de sobreaquecimento
 
IBM????!!!!! :eek:

e pa, e que desde a pouco tempo que se olha a IBM com outros olhos ( "os tais discos descartaveis", como se designam agora.... )

mas se se conseguirem redimir, ainda bem, mas nao contem comigo para os comprar (pq vao ser os discos da ibm a utilizar esta tecnologia, certo??)

eventualmente, serao so os discos ibm a utilizar esta tecnologia, ou sera uma norma em todos os discos???
 
Originally posted by D1S0RD3R
Realmente temos de admitir que o desenvolvimento dos discos rígidos (sem contar com a capacidade que evolui) não tem acompanhado o desenvolvimento dos restantes componentes do computador.........
Todos os meses saem novos modelos de placas gráficas, processadores e mobos e no fim ainda andamos todos com discos de 7200 rotações

D1S0RD3R... nao concordo plenamente c/ o k diceste... tas ta referir a velocidade... mas nao podes retirar a evolucao da capacidade(tamanho)... e nesse aspecto a evolucao dos discos tem acompanhado a evolucao do resto... pa... ainda me lembro dos discos que nao xegavam a ter 1 giga... tal como os processadores nao passavam dos 100Mhz... hj tens discos de 120GB e processadores de 2,4Ghz...

Verdade é que no sector dos discos tem havido estagnacao, na minha opiniao, por falta da tecnologia uzada tar a xegar aos limites... tal como acontceu com os processadores kd tiveram que comecar a ser fabricados com uma alteracao significativa da tecnologia uzada (neste caso diminuicao em tamanho dos transistores), axo k nos discos vamos ter mudanças ou entao as coisas nao vao evoluir... alias... ja viste o que acontecia se por acaso os discos nao acompanhassem a evolucao do resto? hehe... daki a alguns dias teriamos soft a ocupar largas dezenas de gigas e discos com 120?? Isto é so p dar um exemplo... pk é mt especulativo tentar definir o real evoluir das tecnologias futuramente.

A velocidade tb importa mas se reperarmos bem... a verdadeira evolucao dos discos sempre foi a kuantidade de espaco(ligada a velocidade, pk um disco grande e muito lento tb nao serve p nada!!!!)

PS: tive que alterar o post pk kd o li a 1ª vez nem dei pelo que tava entre parentes k era: "sem contar com a capacidade que evolui"... so pode ser das horas... apesar de ainda na ser mt tarde...
 
Última edição:
Sky Fox, metes-te água..........
já reparaste no que eu disse????????????:D :D :D :D
«Realmente temos de admitir que o desenvolvimento dos discos rígidos (sem contar com a capacidade que evolui) não tem »
«(sem contar com a capacidade que evolui)»
Já entendes~te o que eu queria dizer????:003: :003: :003: :003: :003:
 
errar é humano e kem tiver a coragem de dizer que nunca erra... pa... deve ser um ET *****! lol
So pode ser ET, pa pk makinas tb erram...
Isto faz-me lembrar uma boka que uma vez houve entre o presidente da general motors e Bil Gates!! :D
Em k Bil Gates tinha mandado uma boka ***** a general motors e dpx o presidente da general motors (se nao tou em erro era o presidente) disse que se os carros tivessem evoluido da mesma maneira ka microsoft... os carros hj dariam erros do tipo:
Neste momento é impossivel travar derivado a uma falha do sistema...
bla bla bla
lool
 
E realmente é verdade.
Nunca ouviste falar de carros que têm problemas de elecrtónica tipo, travões comandados electrónicamente (não é a pressaõ que o pé faz no pedal que pressiona o óleo)em que tu carregas no travão uma vez...... e nada, 2 e nada, e as vezes só à terceira é k trava............
Isto é verdade e é um dos problemas da electrónica, quando falha, falha a 100%:001: :001: :001:
 
Ja nao sei onde vi isso, as tantas ate foi aki no forum... nao me lembro mesmo :(

Ha gajos que hj defedem que a melhor maneira de evitar acidentes... é retirando os travoes dos carros... Isto td é anbiguo... kt mais tentamos aperfeicoar... mas erros existem, tal como dizia onde vi isso:
inventamos os carros... inventamos os acidentes de viatura
inventamos os barcos... inventamos os naufragios

e assim sera sempre....

Ja sei onde li isso!!! :)
Foi a reler uma revista que aqui tinha
 
Tens razão, mas temos de admitir que as inovações tecnológicas aumentaram a qualidade de vida de muita gente.......
Já pensas-te que há 50 anos só os ricaços é k tinham carro????????:003: :003: :003: :003: :003:
 
"IBM today jumped in the 90-nm (0.09-micron) technology race, announcing an advanced process that will enable the development of ASICs and other chips with up to 72 million “wireable” gates. Geared for IBM's ASIC, silicon foundry, or standard IC customers, the company's new Cu-08 process is a 90-nm offering equipped with copper interconnects, low-k dielectrics, embedded memory, voltage reduction techniques, and silicon-in-insulator (SOI) wafers. IBM will ramp up the Cu-08 process in its new, 300-mm fab in East Fishkill. The process will ramp up in IBM's new 300-mm fab. In the fab, the company is initially ramping up its 130-nm process. Once it gets that technology up and running, IBM will ramp up the 90-nm technology “exclusively” in this fab.

The Cu-08 process is said to boost chip performance by up to 20%, but drive power consumption down by as much as 40%. It will also enable advanced ASICs and system-on-a-chip (SoC) designs, said Tom Reeves, vice president of ASICs at IBM Microelectronics. IBM's Cu-08 process support up to eight layers of copper wiring, separated by an advanced low-k, dielectric insulation material. IBM is using a spin-on resin material, dubbed SiLK, which is developed by Dow Chemical Co. of Midland, Mich. The process also includes the company's so-called "voltage islands" technology, which can boost performance and reduce power consumption by allowing designers to alter the voltages within the chip to meet the needs of individual circuits. It also consists of multiple library options of circuit designs, including an embedded DRAM memory capability. In addition, IBM provides more than 300 building blocks or "cores" in the process, including ***** processors, SRAMs, bus interfaces, and local- and wide-area network support. "



tem alguma coisa a haver...????
 
e feliz tou eu por haver evolucao teconologica... se assim nao fosse, hj nao tava aki a fazer o que tou a fazer nem teria a oportunidade de mexer nestas maravilhas que sao os computadores... hehe... as mulheres tb sao maravilhas! :D
Mas nao misturemos... alhos com bugalhos... pk elas nao evoluiram tecnologicamente! lol

PS:vale mais acabarmos com a conversa... este sitio nao é o mais adequado p isso :(
Apesar de tarmos continuamente a falar de tecnologia e novidades ;) (esta foi p disfarçar)

Dan... p te ser sincero... axo que tem a ver, mas nao tenho a certeza.
Temos que ter em consideracao... que outras empresas devem tar a trabalhar no mesmo sentido... talvez tecnologias ligeiramente diferentes... penso que talvez o futuro dos discos passe por sistemas que nao sejam mecanicos... discos tipo memorias... tal como ja se falou no forum(nao sei se tou enganado), espero que saiam mais reviews sobre o assunto.. p vermos kual sera a tendencia generalista, uma coisa é certa... tdos tem que se basear nos mesmos suportes... pk nao acredito que daki a uns anos... aja mercado p mts suportes diferentes... 1 talvez 2 ou 3 no maximo.

E a continuar sera que os discos scsi nao s ficarao pelo caminho?
 
Última edição:
fui eu k pus o post da rapid ram ... um "disco" k era uma placa com ram ... epah ... o facto da ibm ter estes "infelizes" acontecimentos relativamente aos seus discos rigidos n ker dizer k de futuro n exista uma evolução capaz de suplantar este periodo negro da historia da ibm ... é como os carros ... o classe A knd saiu tinha um problema gravissimo em aderência na altura de travagem em chuva ou piso mto irregular ... é como o abs controlado electrónicamente se falha ... adios compadre ... embora o travão hidraulico normal em termos de chuva seja 100% (depende das situações) ñ fiavel ... pois o abs permite manter o controlo da viatura em caso de "escorregadelas na calçada" ... os discos tem tendência para ter cada vez mais informação por prato embora ainda esteja longe a altura para atingir o limite de utilização viavel do suporte optico ... o serial ATA ainda nos vai safar por algum tempo e os SCSI nunca vão baixar dos seus preços exorbitantes devido ao simples facto de n ser uma compra habitual do pessoal ... se fosse haveria maior concorrência logo o preço seria mais baixo... certas lojas têm lucros de 75% em discos SCSI devido a esse facto ... mas isto é só my humble opinion ...

tenho dito
 
Back
Topo