IBM Unleashes The World's Fastest Processor

mascarilha

I folded Myself
IBM Unleashes The World's Fastest Processor

IBM today simultaneously launched what it claims is the fastest processor in the world and an ultra-powerful new computer server that leverages the chip’s many breakthroughs in energy conservation and virtualization technology. IBM's new POWER6 chip is a 64 bit, dual-core processor with 790 million transistors running at up to 4.7GHz and 8MB of on chip L2 cache. At 4.7GHz, the dual-core POWER6 processor doubles the speed of the previous generation POWER5 while using nearly the same amount of electricity to run and cool it. This means customers can use the new processor to either increase their performance by 100 percent or cut their power consumption virtually in half. Also announced today is the IBM’s new 2- to 16-core server which offers three times the performance per core of the HP Superdome machine. The new server is also the first ever to hold all four major benchmark speed records for business and technical performance.



Source: IBM


cumps
 
Última edição:
Tive no ano passado numa apresentação da IBM na qual se discutiu este processador e já na altura fiquei com a ideia que ia ser algo de inovador.

Eles na altura estavam a programar lançar uns blades com Cell's que também pareciam interessantes.

Enfim, acho que estas coisas têm mais a ver com arranjar alguém que dê um bom uso mais do que a qualidade do hardware em si.
 
Enfim, acho que estas coisas têm mais a ver com arranjar alguém que dê um bom uso mais do que a qualidade do hardware em si.

Acho que ficou tudo dito com essa frase... Terem máquinas destas ao desperdicio como acontece algumas vezes mais valia tarem quietos...
 
Os destinatários deste tipo de máquinas geralmente estão mais que habilitados para as espremerem

Se não for o caso, olha azaraite. O dinheiro é deles.
 
erro vulgar...

X86 != 32bit embora às vezes se utilize com esse sentido

http://en.wikipedia.org/wiki/X86

64bit = X86-64..
Por tanto o que ele queria saber está respondido...

Anyway.. Estes CPUs são, como já foi dito aqui para um mercado não pessoal.
Claro que eu pessoalmente não me importava de testar um..

Estou claro a prever estes CPUs a correrem OS da IBM ou Linux que despredicio:002:

Enfim, também não é para o nosso bolso..

Gostava era de saber o consumo de energia deles.. Pelo menos comparado com por exemplo os XEON e Opterons..
 
64bit = X86-64..
Por tanto o que ele queria saber está respondido...

X86-64 é a arquitectura x86 com extensões 64 bits. Ao se dizer que o PowerPC6 é 64 bits não implica que este seja X86. Aliás, a familia ***** nunca foi X86, senão qualquer Apple mais antigo poderia correr o windows nativamente.

Outro exemplo de uma arquitectura 64bits mas não X86 é o Itanium, neste caso é IA-64.
 
X86-64 é a arquitectura x86 com extensões 64 bits. Ao se dizer que o PowerPC6 é 64 bits não implica que este seja X86. Aliás, a familia ***** nunca foi X86, senão qualquer Apple mais antigo poderia correr o windows nativamente.

Outro exemplo de uma arquitectura 64bits mas não X86 é o Itanium, neste caso é IA-64.

exactamente!

ele queria saber se era x86 ou ***** para saber se podia comparar teste de superpi
 
Última edição:
21562002bh9.jpg

790 million transistors of the POWER6 chip.

21563ky3.jpg

POWER6's cross section photographed using a scanning electron microscope. It shows two transistors (gold color) out of the 790 million.

Abraço
 
Quase 800 milhões de transistors é muita fruta 8|

qual o processo de fabrico?

Como é se porta no departamento de watts & amperes S.A.
 
Se nao me engano, estes processadores sao pure RISC. Os melhores processadores do mercado, pena os x86 ja nao terem passado para pure RISC tb :P
 
Quase 800 milhões de transistors é muita fruta 8|

qual o processo de fabrico?

Como é se porta no departamento de watts & amperes S.A.

O processo é o IBM Strained Silicon-On-Insulator (SSOI) com dual stress-liners, 65nm.
Não difere muito do usado pela AMD, mas o desenho dos chips é completamente diferente como é óbvio.


-----------------------

metralha761, os x86 são todos eles chips com núcleo RISC já desde os tempos do Pentium Pro (1995).
As instruções x86 são traduzidas para RISC ao nível do Register File da CPU.
Caso assim não fosse, as actuais CPU's para PC nunca conseguiriam evoluir da mesma maneira, porque ficavam constrangidas por décadas de tecnologia obsoleta.
Inclusivé, quando a usar o modo x64 (AMD "AMD64" e Intel "EM64T"), uma grande parte das instruções x86 "clássicas" só funcionam por emulação em software no SO, pois na CPU são substituídas por novos conjuntos de instruções nativas x64 (sobretudo ao nível dos cálculos de vírgula flutuante/floating point).
 
Última edição:
Back
Topo