1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

iBook 12", vale a pena?

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por lammer.pt, 12 de Março de 2006. (Respostas: 24; Visualizações: 1852)

1. lammer.pt

lammer.pt Power Member

Boas,
    Estou a precisar de um portatil de trabalho e uma das minhas opções é um iBook 12" 1,33ghz 512mb ram. Custa perto de 1000€, valerá a pena? [não me digam "espera pelos intel", quero saber se vale ou n, os prós e contras!]
    os meus prós:
    - 6h de autonomia
    - 12" por 1000€
    - 2.2kg (tendo em conta q o vou carregar o dia todo quando o levar pra fac..)
    - OS X (pró?)

contra:
    - PPC (é mesmo um contra assim tão grande? não estou a perguntar se é 4x pior q intel ou n, estou a perguntar se neste momento é mau como processador!)
    - OS X (contra? sou user de windows e a comprar um ibook seria com ideias de lhe meter ubuntu tb)
    - "apple" [ie, hardware mais caro e dificil de encontrar, UM SÓ BOTÃO NO RATO!, etc]

Que dizem?

Ja agora, se comprar na fnac e ao fim de 1 semana achar q n fui feito pra os x, eles trocam por um portatil 'windows' ?

Última edição: 12 de Março de 2006
  2. Ragnarok

Ragnarok Folding Member

Boas.

Depende do que queres fazer com ele.
    Eu tive indeciso também e acabei por comprar um Asus A6Vc e estou um pouco arrependido pois estudo informática e gosto de trabalhar em ambientes UNIX (estou com uns problemas em Linux um pouco chatos e não tenho muito tempo para os resolver...) e o Windows dá-me aquela comichão atrás das orelhas. :)
    O Mac OS X é muito bom, na minha opinião, especialmente para trabalhar (pelo menos nesta area da programação e afins).
    Também dava jeito andar com menos ~1kg às costas quase todos os dias.
    Enfim, pelo menos agora posso jogar a jogos melhores nas férias... :rolleyes:
    Se pudesse provávelmente voltava atrás, visto que o que mais me preocupou foi mesmo a questão da transição PPC->Intel mas vendo bem as coisas, ainda deveria ter software para ~3 anos (especilamente porque sou 'adepto' do software livre) e esse é o 'tempo de vida' normal de uma máquina deste tipo.

Pá, pensa bem para que precisas do portátil. Se é essencialmente para trabalhar e tens boas aplicações para o que fazes em Mac OS X, então, a minha opinião é que devias seguir para o iBook. Mas isto são só opiniões! :P

Fica bem.

3. lammer.pt

lammer.pt Power Member

O portatil é MESMO para trabalhar (ja comprei outro há cerca de um ano que inicialmente era pra trabalhar mas passou a ser o 'portatil do povo', daí precisar de outro.) anyway, comprei windows e com grafica dedicada para *depois poder jogar* mas o q é certo é q só o usei para trabalhar, ver filmes e armazenar tralha :P

Vou trabalhar principalmente com edição de texto, datashow e adobe photoshop (e algum ChemOffice 2006, mas n morre ng se o correr em vmware ou se esperar para fazer o q tenho a fazer lá em casa, digo eu!)

Mas tirando a historia de PPC e OS X, o ibook 12" continua MUITO apelativo devido as 6h de bateria e 2.2kg de peso.. (alem de ser bonito né :D)

4. Se é pra trabalhar e pra o carregares o dia todo, vai pró ibook. Nem penses em alternativas.
    Mal te habitues ao OS X não vais querer outra coisa. ;)

5. Ragnarok

Ragnarok Folding Member

Edição de texto tens o MS Office para o Mac OS X. Photoshop obviamente também tens para Mac OS X. Alias, diz-se que para esse tipo de cena um mac rende mais mas eu não sei, coisa que não sei é sobre edição de imagem! :P Também não conheço esse programa que falas, mas se o usas muito e se for pesado, é chato visto que como o assembly do processador é diferente do x86, o vmware tem que converter essas isntruções assembly, que, como deves imaginar, torna as coisas bem lentas.
    Não percebo o teu problema com o Mac OS X! Ainda não o deves ter exprimentado... ;)

Fica bem.

6. lammer.pt

lammer.pt Power Member

com OS X nenhum, tenho é medo de daqui a 2 anos com a generalização dos x86 em mac ficar com um pisa-papeis carote :D (até pq vamos ser realistas, 1,3ghz n são nada hoje em dia..)

7. Num x86 não é nada!
    Mas num mac e ainda por cima que só vai ser usado pra trabalhar, acredita que é mais que bom!

Afinal tens de decidir: Ou uma boa autonomia de bateria, ou um cpu com 1000000000000000MHz...

Os dois não pode ser :P

8. lammer.pt

lammer.pt Power Member

tb pesa muito o 'medo' q ao esperar pelos intel aconteça oq aconteceu com os pb: o modelo mais barato subiu 500€ no preço..

9. timber

timber Zwame Advisor

O MacBook Pro não cobre ainda a gama completa que havia em PowerBook. Comprações de preço do "modelo mais barato" não são ainda possíveis pelo menos comparações honestas
    Estamos a uma semana ou duas da próxima "sessão" Apple onde provavelmente sai o MacBook normal que é o PC mais importante de toda a gama da Apple
    Comprar um ibook agora era uma tremenda banhada

10. lammer.pt

lammer.pt Power Member

so falta 1 semana? então vou esperar :P

11. MaLok0

MaLok0 Power Member

Daqui a dois anos duvido que a Apple limpe o suporte aos PPC, 99% dos macs que andam aí ainda o são.

12. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

Erm... a Apple cortou o suporte ao OS 9 quando 99% do ppl usava OS 9 e só tinha o X pelo ar da sua graça... Claro que todos foram obrigados a migrar para o X e ainda há gente que apenas usa OS 9!

13. zoidberg

zoidberg Folding Member

Quando não o quiseres avisa, que o meu ibook g3 366mhz já está a precisar de uma reforma ( mas ainda funciona muito bem :D tem 6 anos e ainda me permite ter o Tiger, office, e ver xvid :x2:)

14. [N]

[N] Power Member

uma reliquia isso bota ai umas fotos =)

15. bsod

bsod Power Member

Relíquia? Tão novo, isso...

Isto sim, é que é uma relíquia portátil!

:D:D:D

16. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

Isso é um TRANSPORTAVEL e não um PORTATIL :)

17. zoidberg

zoidberg Folding Member

tb tenho 1 , hihihihihi :x2: e corre o pac-man :P é um SE-30 que resgatei antes que o jogassem fora do IST enqto lá andava :P

ps: tb vai a net :D hehehe sem imagens mas vai

18. God_Lx

God_Lx Folding Member

Se ainda estás a pensar nisso, comprar um Ibook desses agora é banhada... Só se fosse por uns 499€, e mesmo assim... Espera um pouco que vais ver que é melhor...

19. bsod

bsod Power Member

Hey! Também tenho um! E o meu carrega as imagens! :x2:
    E funciona melhor que o meu Pentium III com windoze :D

20. bsod

bsod Power Member

One wise men once said: "Never trust a computer you can't lift."

Esta indirecta directa vai para o Hackaro, creio q ele sabe quem é o autor desta frase :)

Partilhar esta Página