1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

iBook ou MacBook?

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por glitzy, 8 de Março de 2007. (Respostas: 31; Visualizações: 4028)

1. glitzy

glitzy Power Member

Olá! Peço desculpa por ser o meu 1º post e vir pedir ajuda, mas já pesquisei bastante e não me consigo decidir, visito o forum há bastante tempo e tenho muito em conta a vossa opinião e peço desculpa por não participar mas sou uma utilizadora passiva mas que dá muito valor aos vossos conteúdos!
    Preciso de um portátil urgentemente, tenho orçamento limitado e só em último caso é que poderei gastar 1300€, pretendo usar para photoshop, illustrator, indesign, freehand. Estou na dúvida entre o iBook G4 14" e o MacBook Core2Duo 2,0GHz com 1 Gb de RAM. Sei que o photoshop corre melhor no iBook mas de resto acham que é muita a diferença? tenho colegas que trabalham relativamente bem no iBook, por isso não sei se compensa.. e estando o Leopard quase a sair ou não (Março/Junho?) não posso ficar a espera.. mas também não queria acabar de comprar o MacBook novinho e na semana seguinte já estar a venda actualizado. O que aconselham??
    Ah e outra coisa.. caso me decida pelo iBook quanto acham que vale um em 2ª mão?

Muito Obrigada!!

Cumprimentos

Última edição: 8 de Março de 2007
  2. tayf

tayf Power Member

Deves estar equivocada com o ibook !! Os ibook foram substituidos pela a linha dos macbook assim como os powerbook pelo os macbook pro (apesar destes ainda se venderem)

Respondendo a tua pergunta é óbvio que o o macbook que referiste tem um melhor desempenho (bastante significativo em relação ao ibook) e os programas que vais utilizar funcionam perfeitamente (photoshop requer para certas aplicações avançadas uma placa gráfica melhor!)

No entanto o ibook g4 é razoável em relação com os programas que queres, eu tenho um e já usei o photoshop cs e não tive nenhum problema, de referir que eram trabalhos relativamente simples.
    faz uma pesquisa no google e procura pelos requesitos de sistema dos programas que vais precisar, ficas com uma ideia melhor!

Se a tua escolhar cair para o ibook aconselho-te a aumentares a ram para 1gb (fundamental)

3. Hackaroxp

Hackaroxp I quit My Job for Folding

Já não se vendem iBook's em primeira mão.

4. timber

timber Zwame Advisor

E no fim do mês sai o Photoshop CS3 que já é UB portanto o comprar PPCs é cada vez mais mandar dinheiro à rua.

5. eastern

eastern Power Member

Embora estes já estejam descontinuados ainda se vendem novos, mas em muito poucos sitios.
    Ainda vi um no ***** à pouco tempo.

Última edição: 8 de Março de 2007
  6. glitzy

glitzy Power Member

Obrigada desde já pela ajuda.. ! Eu sei que os iBooks foram descontinuados, mas devido ao meu orçamento pequeno, pensei num em 2ª mão e porque será mesmo para usar como portátil e não para trabalho intensivo, pois para isso tenho um pc em casa! no entanto também queria um portátil que se consiga trabalhar minimamente bem! Vou continuar a pesquisar..

(eastern, já agora podes-me dizer qto custavam e as características? obg)

7. pr0p

pr0p Power Member

Existem lojas com macbook core 2 duo por pouco mais de 1000€.
    Ibook penso que seja dificil arranjar um.

8. bruno_eg

bruno_eg Banido

Macbook claramente.

9. Gio

Gio Power Member

hum............. macbook! Eu tenho o Macbook de 2GHZ, 80GB e 1GB RAM e dei pouco mais de 1000euros por ele.

Vai pelo macbook que nao ficas mal!!

10. Sox

Sox Power Member

Como já disseram, os Mac-intel são o futuro enquanto que os PPC já são uma máquina obsoleta e cada vez mais o serão.

11. glitzy

glitzy Power Member

Obrigada pelas opiniões.. e quem usa iBook ainda, o que dizem? acusem-se!! que o queria mesmo saber não é qual o melhor, pois sei que o MacBook é melhor mesmo comparando com o melhor dos iBooks obviamente!, o q quero saber é senão compensa comprar um iBook em 2ª mão agora só para desenrascar pois julgo que seja bem mais barato, mas não tenho bem noção de qto valem, o mínimo seria um iBook G4 14", 1.42 Ghz, 1Gb Ram, pois já o pude experimentei umas qtas vezes e julgo preencher os requisitos para o que preciso agora! Se a diferença de preço for pouca opto pelo MacBook.. se assim for tenho outra dúvida, acham que saem agora em Março já com o Leopard e serão mto mais caros?

12. strikereg

strikereg Power Member

Eu tenho um Ibook G4 800 Mhz e mesmo para utilização leve do género navegação na web com o mail e o itunes aberto já se começa a arrastar. Não é terrível, mas também não é imediato em nada...

Acho que melhoraria bastante com mais RAM, só tenho 640 que é o limite do meu Ibook.

Considerando que o processador do Ibook que tens debaixo de olho tem quase o dobro da velocidade do meu e que tem 1Gb de RAM, é capaz de aguentar bem com a utilização que lhe queres dar.

13. Sirikazy

Sirikazy Power Member

Estou a ver que não ligastes a quem nunca utilizou Mac sem ser intel. Fazes bem! Se a utilização que vais dar ao computador é uma utilização de escritório, office, net e itunes mais o ilife então o ibook chega e sobra. Não tens que gastar uma pipa de massa num Macbook pro. Se vê muita gente a fazer o mesmo uso em computadores de 2000 euros, que por exemplo num simples Macbook.
    Eu ainda utilizo o meu Imac G3 para navegar na net ver mail e utilizar o Word. Isto sem qualquer problema. Claro que por exemplo no G3 não instalo o itunes 7 que com as merdises como o Cover Flow se nota que fica pesado, mas utilizas na mesma.
    Se vais para um ibook 1.4 então vais ver que não terás motivos de queixa. Podes utilizar photoshops, idvd e soundtrack´s na perfeição. Todos estes aplicativos já existiam no tempo dos PPC e ignorância dizer que tais computadores estão ultrapassados. Eu já utilizei um ibook e vi o que o computador é capaz. Ele esta mais limitado pela memória e os 32megas da grafica do que pelo cpu. Com 1gb vai ser suficiente.
    Assim aguentas mais um tempo e esperas que metam uma grafica de jeito no Macbook. uma x700 ja não era mau.
    No meu caso irei espremer o meu powerbook g4 ate o maximo, alias este é o comportamento normal de um utilizador apple. Não como faço nos "PC" que de 6 em 6 meses leva peça nova!:lol:
    Enfim... vicio nos jogos ao que obrigas!:)

Última edição: 9 de Março de 2007
  14. glitzy

glitzy Power Member

Sirikazy, todas as opiniões são importantes que é mesmo para comparar e perceber qual a melhor hipótese mas a verdade é q o q disseste já me resolveu a dúvida q eu tinha, obrigada!Agora só continuo indecisa por 3 razões:
    1. Pelo q pesquisei, o iBook com as características q eu quero provavelmente será pouca a diferença de preço para um MacBook C2D e sendo assim mais vale comprar um novo.
    2. Se comprar um novo, não sei se espero pelo final de Março(será?) pelo Leopard
    3. O MacBook pelo q percebi só se vende com ecran glossy (é verdade?) e não queria assim devido aos reflexos.

15. Sox

Sox Power Member

Ahm? Tinha ideia que só se vendia com ecrã matte... mas agora que falas parece que é verdade. Acho que isso é algo que não tem lógica. Mas também sou suspeito, só uso ecrãs "mattes".

Última edição: 9 de Março de 2007
  16. Mitch

Mitch Banido

todos os macbook têm ecrã brilhante, só os macbook pro é que têm opção brilhante/matte.

17. bruno_eg

bruno_eg Banido

@glitzs deves comprar o computador quando precisares e com as caracteristicas para aquilo que precisas, se um iBook G4" serve para o que queres fazer, porque não. Se não serve, então compra o Macbook (o que eu aconselho por 1001 motivos).
    Sobre o Leopard, ninguem aqui do forum trabalha na Apple, o Leopard tanto pode sair em Março como pode sair em Maio (possivelmente junto com o Santa Rosa), como pode sair em outro dia qualquer.
    O ecrã para o MacBook é apenas Glossy, se não gostas compra um MacBook Pro ou compras um G4, os portateis PCs quase todos tem glossy e todo mundo usa.

Agora tu é que tens que tomar a decisão, não podes querer tudo ao mesmo tempo, tens que escolher e pensar no assunto.

18. Sox

Sox Power Member

Realmente entre ter um iBook matte e um Macbook Glossy nem pensava duas vezes, Macbook claro!

Isso do ecrã Glossy e dos reflexos é algo secundário quando temos uma disparidade tão grande de specs.

19. rui_mac

rui_mac Power Member

Dizer que o ecran glossy é secundário para alguém que disse logo no início que quer comprar um computador para fazer trabalho em Photoshop é como dizer que uns ténis dois números abaixo são algo secundário para quem os quer comprar para entrar em corridas de alta competição.
    A tecnologia glossy pode ser muito bonita e garantir contrastes mais elevados mas é uma valente porcaria para garantir uma cor coerente. Os ecrans TFT/LCD já à partida são, regra geral, bastante maus para garantir uma cor coerente e minimamente calibrada. A tecnologia glossy faz com que o mínimo movimento de cabeça (basta deslocar verticalmente a cabeça tão pouco como 2 cm) nos faça apreciar cores completamente diferentes.
    É uma tecnologia gira para quem joga jogos mas complemente inútil para quem queira fazer algum trabalho mais profissional (e eu assumo que a utilização do Photoshop se encontre mais dentro dos parâmetros do profissional que do lazer).
    Nos PC ainda é pior, já que a gama do Windows é do piorio para se poder calibrar um ecran, particularmente se esse ecran for glossy. Já agora, é IMPOSSÍVEL calibrar a 100% um ecran de PC. Nem mesmo com esses calibradores "profissionais" tipo Spyder ou EyeOne. Já o Mac, com um bom ecran, dá para calibrar na perfeição. Eu sei... tenho na agência onde trabalho, um ecran - bem caro, por sinal - que mostra uma imagem PERFEITAMENTE IGUAL ao material impresso.
    Eu aconselharia a aquisição de um MacBook Pro, por causa do ecran. Se o orçamento para um MacBook Pro for muito alto, um iBook G4 é mais que bom (desde que não se trabalhe com imagens de muito alta resolução).
    Ah, outra coisa... falaram de que o Photoshop precisava de uma placa gráfica avançada para certa funções mais específicas. Lamento dizer isto mas o Photoshop não usa nenhuma chamada directa às rotinas da placa gráfica. De facto, é perfeitamente indiferente qual o tipo de placa gráfica que se tem, quando se trabalha com o Photoshop. De qualquer modo, o MacBook não tem memória gráfica na placa, usando a RAM do sistema como RAM gráfica. Daí que o seu performance em OpenGL seja gravemente comprometido quando comparado com, por exemplo, o MacBook Pro. Um exemplo disso é em aplicações de 3D em que a velocidade de render de um MacBook e de um MacBook Pro são perfeitamente identicas, mas o performance em editor é entre 2 a 5 vezes mais lento no MacBook.
    De qualquer modo, nada disso influência o performance do Photoshop, já que este usa única e exclusivamente a CPU e não a GPU.

Rui Batista

20. pr0p

pr0p Power Member

Existe aqui num forum um user a vender um powerbook g4 1,33 por 600€, penso que será ideal se n tiverem € para o macbook.
    O unico senão provavel é ser de 12".

Partilhar esta Página