ICQ - Alguém usa em torno do WLM (aka MSN)?

grandes tempos esses do icq, foi o meu primeiro IM! Só depois é que comecei a usar IRC...
mas icq bombava nas horas, depois lá esta, o ppl mudou tudo pa msn e eu fui na corrente.
 
Quando comecei a usar net era icq que usava bastante e msn tb,gostava mais do icq pq conseguia transferencias de ficheiros mais rapidas,neste momento ainda mantenho a conta de icq mas ja quase não uso,agora como so tenho linux uso o pidgin para o icq e o mercury para o msn e yahoo.
 
[..]
O chat do icq sempre foi muito pessoal, em que conseguías imaginar o estado de espirito da pessoa que estava no outro lado, enquanto que as mensagens eram apenas um addon. Serviam mais para nós deixarmos mensagem a alguém que se encontrava offline.
Hoje em dia no msn, o chamado "chat" não é nada mais que o simples addon do icq. Apenas isso.
Errado. A funcionalidade principal do ICQ sempre foi a troca de mensagens, NUNCA o chat que sempre foi uma funcionalidade secundária. Estás a inverter os papéis. Que prefiras o chat às mensagens é uma coisa, mas no ICQ nunca o chat foi o principal.

no linux também é o que uso, mas... o patch do mess.be não é ilegal.... pelo menos -> http://mess.be/
ou para sacar: <site>/pafiledb/pafiledb.php?action=download&id=701
Errado. Tanto o MessPatch como o A-Patch como o CleanMessenger (e outros do género) são ilegais no sentido em que modificam a maneira como o programa se comporta (remover um ícone ou a publicidade é alterar o comportamento original), algo que a Microsoft não autorizou. Aliás a Microsoft já mandou o CleanMessenger parar qualquer actividade, sob pena de acções em justiça. E infelizmente, será uma questão de tempo até o MessPatch e o A-Patch irem pelo caminho, mas por outro lado não sei até que ponto a Microsoft se importa com isso.

Quanto ao WLM, eu também tenho o meu quitado com o MessPatch, sem pub e etc, mas não é a mesma coisa. Continuo a não gostar do protocolo e a forma como tudo funciona, como alguém lá pa cima disse e bem, as mensagens offline já estão no ICQ há seculos e só ha pouco tempo é que apareceram no WLM. Quando estas apareceram no WLM, lembrei-me logo "que lol, o ICQ já tem isto há que seculos".
Função que nunca devia ter existido. Queres dizer algo a alguém que está a tomar banho, mandas-lhe um e-mail e lê-lo-à assim que puder. Os programas como o ICQ, MSN e outros servem para conversa instantânea.

A situação do panorama das conversas instantâneas actual é que o ICQ era potentíssimo nos seus primórdios. Era um programa que trazia mais conforto e privacidade que o IRC, e era também o único (desculpem-me là, mas o MS Chat é engraçado 5 minutos e depois cansa de tão ridículo e limitado que é). O problema do ICQ é que era fantástico na sua versão 97/98a, excelente na versão 99b, bom na versão 2000 e, resumindo, foi piorando cada vez mais até hoje. Fui aguentando mas pura e simplesmente já não me conseguía dar bem com as versões 2001 e 2002 (depois parei mesmo). Esteve morto (em estado vegetativo digamos) durante alguns anos, até porque a compra de que a Mirabilis foi alvo não correu là muito bem, e só agora voltaram a ter algo de jeito com a versão 2006, que me parece muito bem feita. O problema é que já vai tarde, porque enquanto o ICQ andou a piorar, o Trillian nunca passou da cepa torta e o MSN foi ganhando popularidade, em parte como já foi dito devido ao facto do Windows Messenger estar integrado de origem no XP. Claro que o MSN foi melhorando cada vez mais até finalmente dominar o mercado, e actualmente (aqui discordando claramente do amigo Nazgulled) o Windows Live Messenger é o programa mais bem concebido. Não é o mais rápido, não é o mais leve, mas é o mais ergonómico e o mais bem dotado a nível de funcionalidades. Tanto Pidgin como Trillian como Miranda e outros têm enormes limitações. Limitações que não se aplicam a toda a gente obviamente, mas que se aplicam à maioria.
E arrisco-me a dizer, concordando com alguém mais acima que dizia que o WLM veio para ficar, que nos próximos anos seria preciso um cataclismo enorme para as pessoas se voltarem novamente para o ICQ. E esse cataclismo, seria a rede MSN vir a ser paga ou fechada (e não o Windows Live Messenger em si), porque a maioria dos clientes que há por aí exploram a rede MSN, a única alternativa sendo a rede Jabber.

E não duvidem que o sucesso do MSN está muito ligado ao sucesso também do Hotmail, em que basicamente basta ter um endereço Hotmail (que toda a gente tinha há 4-5 anos atrás) para usar o MSN. O ICQ não, requeria registo e atribuição de um UIN (por mais barato ou até grátis que seja, há pessoas que não se dão bem com registos... e no caso do MSN sempre era um a menos).

Agora, sim, tenho saudades do tempo do ICQ, principalmente daquele som "coucou" quando alguém nos falava (estou tentado em pôr esse som no WLM), mas é preciso evoluir. O ICQ não se soube desenvolver ao longo dos anos, outros ocuparam o seu lugar. Fim de um ciclo.
 
Última edição:
Função que nunca devia ter existido. Queres dizer algo a alguém que está a tomar banho, mandas-lhe um e-mail e lê-lo-à assim que puder. Os programas como o ICQ, MSN e outros servem para conversa instantânea.

Isso é a tua opinião e todos temos direito a ela, mas lá por o WLM ou todos eles serem programas de IM, não significa que seja absurdo implementar mensagens offline. Desculpa lá, mas é muito mais eficaz e confortante um gajo ligar o WLM e receber uma mensagem a dizer "preciso de falar contigo, se puderes aparecer às x horas aqui" do que receber um mail com essa informação. Eu não uso e-mail do hotmail, não recebo notificações pelo messenger, nem se quer tenho configurado o Plus! para notificar e-mails e não tenho obrigação nenhuma de estar a ver o mail de minuto a minuto. Na minha opinião o mail não é para este tipo de coisas, também não envias uma carta pelos ctt a dizeres a alguém que queres falar com ela pois não? Provavelmente deixas mensagem no WLM (offline ou não) ou por SMS.

Só não gosto da implementação mas é uma função que já deveria ter sido implementada à muito e que tem dado muito jeito. É pena é o facto de que mal recebemos mensagens dessas a janela abre-se logo e quando acontece o bug de se abrir vezes sem conta de cada vez que nos ligamos, é chato. No ICQ, tínhamos o ícone a piscar mal entrássemos e não existia o estúpido bug...

No entanto como tu dizes e bem, que o chat do ICQ é secundário... No entanto continuava a preferir o ICQ, por vezes, uma simples mensagem rápida era o suficiente, não havia necessidade de abrir uma janela de conversação só para meia dúzia de mensagens simples, se fosse necessário , abria o chat e que funcionava muito bem e do MSN, ainda hoje, funciona estupidamente mal, na minha opinião.

Talvez tenhas razão que o ICQ perdeu um bocado devido a tua que se passou no seu desenvolvimento e na empresa que o desenvolvia, talvez, mas também não era isso que estava a discutir. O problema é que por mais que bom que esta versão 6 venha a ser (estão a reescrever tudo e nova versão parece estar muito boa, apesar de não ter todas as funções da anterior e eles estão a tratar disso) nunca vai conseguir voltar a ter uma quota de mercado significante devido ao messenger vir incluído no Windows e essa cena do Hotmail que disseste, apesar de eu nunca perceber porquê que toda a gente tem Hotmail, mas isso é outra questão. Isto é igual a mais gente usar o IE que o Firefox e etc, já vem incluído no Windows, porque me hei-de dar ao trabalho de sacar outro programar? OU para fazer o registo noutro sitio? É pena que a filosofia seja esta porque todos nós sabemos que só algum software incluído no Windows é que se safa...
 
das pessoas que usam WLM quase todas devem usar porque ja vem com o windows a versao "simples"(windows messenger).. depois e apenas sacar a versao a serio, e nem conhecem outra coisa...

o ICQ nunca usei.. eu comecei logo no IRC.. e que saudades tenho eu do IRC com toda a gente la lol

quanto ao MSN.. aqui uso o A-PAtch aquilo fica limpinho e sem publicidades nenhumas...
 
Última edição:
Isso é a tua opinião e todos temos direito a ela, mas lá por o WLM ou todos eles serem programas de IM, não significa que seja absurdo implementar mensagens offline. Desculpa lá, mas é muito mais eficaz e confortante um gajo ligar o WLM e receber uma mensagem a dizer "preciso de falar contigo, se puderes aparecer às x horas aqui" do que receber um mail com essa informação. Eu não uso e-mail do hotmail, não recebo notificações pelo messenger, nem se quer tenho configurado o Plus! para notificar e-mails e não tenho obrigação nenhuma de estar a ver o mail de minuto a minuto. Na minha opinião o mail não é para este tipo de coisas, também não envias uma carta pelos ctt a dizeres a alguém que queres falar com ela pois não? Provavelmente deixas mensagem no WLM (offline ou não) ou por SMS.
Mais uma vez, é uma opinião, e pouco a pouco as pessoas foram usando isso das mensagens offline com esse intuito, mas a função base de um programa de conversa instantânea não é esse.

Só não gosto da implementação mas é uma função que já deveria ter sido implementada à muito e que tem dado muito jeito. É pena é o facto de que mal recebemos mensagens dessas a janela abre-se logo e quando acontece o bug de se abrir vezes sem conta de cada vez que nos ligamos, é chato. No ICQ, tínhamos o ícone a piscar mal entrássemos e não existia o estúpido bug...
Estás consciente que um bug é um... bug, não estás? Não está là porque eles querem, está là porque não o detectaram ou não o conseguíram reparar. Há duas maneiras de receber as mensagens offline, basta configurares isso nas opções.

No entanto como tu dizes e bem, que o chat do ICQ é secundário... No entanto continuava a preferir o ICQ, por vezes, uma simples mensagem rápida era o suficiente, não havia necessidade de abrir uma janela de conversação só para meia dúzia de mensagens simples, se fosse necessário , abria o chat e que funcionava muito bem e do MSN, ainda hoje, funciona estupidamente mal, na minha opinião.
Não estou a ver a que é que te referes. Qual é o programa das mensagens do MSN/WLM?

[..] devido ao messenger vir incluído no Windows e essa cena do Hotmail que disseste, apesar de eu nunca perceber porquê que toda a gente tem Hotmail, mas isso é outra questão. Isto é igual a mais gente usar o IE que o Firefox e etc, já vem incluído no Windows, porque me hei-de dar ao trabalho de sacar outro programar? OU para fazer o registo noutro sitio? É pena que a filosofia seja esta porque todos nós sabemos que só algum software incluído no Windows é que se safa...
Essa não é a verdadeira razão e tu sabes isso muito bem. O Internet Explorer está incluído por definição em todos os sistemas MS e vês cada vez mais gente a virar-se para o Firefox e para o Opera. Esse argumento agora não tem peso, teve peso há uns anos atrás quando o panorama mudou. Foi uma conjugação de dois factores: o ICQ estar a morrer de tão medíocre que era e o Windows Messenger estar a surgir e a reivindicar simplicidade. Agora para o ICQ voltar a ter posição dominante não bastaria vir incluído em todos os sistemas operativos, é preciso muito mais, o tal cataclismo de que falei. É que todos, ou quase, os programas que há actualmente exploram a rede MSN (a não ser os Jabber), portanto não precisas de ter obrigatoriamente o programa da Microsoft com as suas funcionalidades para poderes conversares com os teus amigos que estão na mesma rede. Aí é que está. É preciso MUITO para mudar os hábitos de uma comunidade de milhões de utilizadores.
 
Já agora, é muito bonito alguns de vós estarem aqui a dizer que "ah e tal o MSN tem publicidade por isso é preciso limpá-lo para ser utilizável" mas estão a esquecer-se de que o ICQ também teve sempre publicidade (creio que começou na versão 98 ou 99, aliás).
 
Última edição:
Não estou a ver a que é que te referes. Qual é o programa das mensagens do MSN/WLM?

E eu não percebi esta pergunta, podes reformular?

E quanto ao argumento do IE vs Firefox continua com peso sim... A razão pela qual muita gente está a mudar do IE para o Firefox ou outro é porque estão descontentes com o IE mas ele sempre veio incluido no sistema e a grande maioria nunca se preocupou a mudar até começar a sugrir grandes problemas neste e em desenvolver websites para ele, depois, o Firefox começou realmente a ficar um óptimo browser e extensível. O IE é pior que o MSN e as pessoas começaram a ficar fartas e a procurar alternativas e com o Firefox em ascensão... O mesmo não acontece com o MSN porque os males que o MSN tem, à grande maioria, não importa ou não quer saber enquanto que no IE as pessoas começavam mesmo a ficar fartas. Portanto, vai dar ao mesmo... Se o IE, MSN, WMP não viessem incluídos no Windows e/ou não trouxessem links/publicidade embutidos no sistema, hoje em dia havia muito mais gente a usar outros produtos que estes. Basta olhar para o caso do WMP que já existem as versões N do Vista que não trazem cenas multimédia dando a oportunidade as pessoas de escolher o que mais gostam. Mas a microsoft cada vez mais integra os seus programas e serviços no sistema e agora a expandir a cena do Live nem sei como vai ser mas daqui a uns tempos está tudo a usar os serviços deles e ninguém se irá preocupar com as alternativas, sejam estas melhores ou não. Só se irão preocupar com elas se os serviços que usam começam realmente a dar problemas porque se os problemas existentes não lhes incomoda apesar de haver alternativas muito melhores, nunca irão mudar...

Quanto ao resto do software que explora o protocolo do MSN, bem, eu já tenho dito que não é só do software que não gosto mas também não gosto do protocolo. Tanto tempo a desenvolve-lo e ainda não conseguiram algo realmente estável, o protocolo do ICQ sempre foi mais que estavel, não me lembro de ter um único problema com ele quando o usava, desde que mudei para o MSN, que só notei problemas com serviço ao longo dos tempos, foram corrigidos e tal com novas versões mas mesmo assim continua longe de ser realmente estável. E esses programas multi-protocolo, sinceramente, ainda não vi nenhum que realmente me agradasse à vista, a maior parte deles são simples de mais e com interfaces do século passado. O Trillian que me parece o melhor de todos, no entanto acho um pouco "bloated-ware" das vezes que o experimentei, talvez a nova versão me faça mudar, ou talvez não, mas mesmo assim não sei consegue fazer milagres com o protocolo do MSN.

Nota 1: Nunca foi minha intenção criar este tópico e discutir problemas de publicidade no software e tal, não é propriamente isso que quero discutir e isso é facilmente removido, não me lembro se no ICQ era, mas acho que também se removia esse tipo de coisas, mas a questão aqui não é essa.

Nota 2: Podem parar com discussões do IRC e que foi a primeira cena que usaram e etc, estamos a discutir aplicações de IM e não de Chat. São coisas bem distintas. Uma coisa é uma IM ou um pseudo-chat (conversação) entre duas pessoas, outra coisa é estarmos numa sala em conversação com muita gente.
 
Última edição:
E eu não percebi esta pergunta, podes reformular?
Foi lapso meu, peço desculpa. Queria dizer "qual é o problema das mensagens MSN/WLM?" Isto é, da maneira como funcionam, não percebo do que é que te "queixas".

E quanto ao argumento do IE vs Firefox continua com peso sim... A razão pela qual muita gente está a mudar do IE para o Firefox ou outro é porque estão descontentes com o IE mas ele sempre veio incluido no sistema e a grande maioria nunca se preocupou a mudar até começar a sugrir grandes problemas neste e em desenvolver websites para ele, depois, o Firefox começou realmente a ficar um óptimo browser e extensível. O IE é pior que o MSN e as pessoas começaram a ficar fartas e a procurar alternativas e com o Firefox em ascensão... O mesmo não acontece com o MSN porque os males que o MSN tem, à grande maioria, não importa ou não quer saber enquanto que no IE as pessoas começavam mesmo a ficar fartas. Portanto, vai dar ao mesmo... Se o IE, MSN, WMP não viessem incluídos no Windows e/ou não trouxessem links/publicidade embutidos no sistema, hoje em dia havia muito mais gente a usar outros produtos que estes. Basta olhar para o caso do WMP que já existem as versões N do Vista que não trazem cenas multimédia dando a oportunidade as pessoas de escolher o que mais gostam. Mas a microsoft cada vez mais integra os seus programas e serviços no sistema e agora a expandir a cena do Live nem sei como vai ser mas daqui a uns tempos está tudo a usar os serviços deles e ninguém se irá preocupar com as alternativas, sejam estas melhores ou não. Só se irão preocupar com elas se os serviços que usam começam realmente a dar problemas porque se os problemas existentes não lhes incomoda apesar de haver alternativas muito melhores, nunca irão mudar...
Mas continuo a afirmar isso: no caso do MSN e do ICQ esse argumento FOI um argumento, mas já não o é. Mesmo que o Windows Messenger continuasse a vir integrado, se o ICQ continuasse ao longo do tempo a ser uma bomba a pessoas ficavam no ICQ, porque como já disse os hábitos de muita gente não se mudam assim do pé para a mão.


Nota 1: Nunca foi minha intenção criar este tópico e discutir problemas de publicidade no software e tal, não é propriamente isso que quero discutir e isso é facilmente removido, não me lembro se no ICQ era, mas acho que também se removia esse tipo de coisas, mas a questão aqui não é essa.
Havia, sim, uma solução mais ou menos manhosa para remover a publicidade mas não era tão simples como actualmente. De qualquer forma este "picanço" não era para ti. :)

Nota 2: Podem parar com discussões do IRC e que foi a primeira cena que usaram e etc, estamos a discutir aplicações de IM e não de Chat. São coisas bem distintas. Uma coisa é uma IM ou um pseudo-chat (conversação) entre duas pessoas, outra coisa é estarmos numa sala em conversação com muita gente.
Agree.
 
Não sei bem explicar mas nunca me senti muito bem em conversações no MSN, nunca me senti à vontade como me sentia no ICQ, não sei bem explicar, mas algo que me irrita é o facto de que as vezes à mensagens que não são entregues e nós pensamos que foram, mas nucan foram. PAsso-me quando isto acontece, escrevo algo para alguém e essa pessoa não responde porque não recebeu nada. E gostava do facto de no ICQ pudermos mandar mesmo apenas uma mensagem e depois receber uma outra mensagems e nenhuma janela era aberta automaticamente, só quando iamos ler a mensagem e a conversação só existia se a gente quisesse. No MSN, tenho obrigatoriamente de abrir uma janela de conversação se apenas quiser deixar uma simples mensagem a alguem que esta away...

Tudo bem, os habitos não se mudam, mas grande parte do pessoal nem se quer usava programas de IM e devido ao MSN vir integrado passaram a usar. Eu na altura usava ICQ e IRC e a maior parte do ppl de Portugal era no IRC que falava e depois veio o MSN integrado no sistema e toda a gente começou a mudar, a malta com quem falava no IRC ha bues, ja não falo ha montes de tempo porque deixou tudo o IRC e foi tudo po MSN e não fiquei com contactos quase de ninguem até porque no inicio recusei-me a usar o MSN porque usava o ICQ e era muito melhor. Mas depois tive de acompanhar ou então não tinha amigos com quem falar na net...
 
Continuo sem perceber qual é o teu problema em relação às mensagens. Parece-me óbvio que para dizer alguma coisa seja preciso abrir uma janela qualquer, mas pronto...
 
Eu acho que cada vez detesto mais o msn.. ha dias que nem o ligo... para não falar em quando estamos ocupados com algo.. que apareçe aquele colega de turma ou amiga.. que começa com aqueles tokes irritantes de chamadas de atenção -.-" e quando o tenho ligado está sempre como ocupado .
 
Uso e sempre usei o MSN\ Windows Messenger. As "mariquices" que dizem que trás acho que são
críticas um pouco infundadas. Nem acho que seja demasiado pesado.
Não meto nada a não ser o próprio programa, nada de bonecada manhosa e patches foleiros e
zero de problemas por aqui.

Critica-se, mas ele está aí para as curvas. O ICQ é uma memória que não guardo saudades.
Sempre cheio de ícones e um interface (na altura) confuso de camandro.

Messenger FTW, já agora.
 
Eu acho que cada vez detesto mais o msn.. ha dias que nem o ligo... para não falar em quando estamos ocupados com algo.. que apareçe aquele colega de turma ou amiga.. que começa com aqueles tokes irritantes de chamadas de atenção -.-" e quando o tenho ligado está sempre como ocupado .
Isso é aquele argumento que não é um. Porque esses toques podem ser desactivados, aquelas imagens animadas também (via patch claro), etc. E os teus amigos pitas também podem ser bloqueados. Claro que se não vês grande utilidade (devido ao teu dia-à-dia) a utilizar o MSN, é uma coisa, mas isso que disseste mais acima não são argumentos.
 
vamos armar uma revolução anti-msn... e os hackers que chinem o MSN todo que aquilo merece... a pub nao tem jeit nenhum... e dps é so coisas bunitas.... sempre preferi o windows messenger... ao menos este da em qualquer pc... no meu chaço (com o msn 7.5, detesto o WLM) o pc quase para quando ta maximizado, isto porque por vezes tem uma animação flash ranhosa em baixo... e para logo aquilo tudo...
 
vamos armar uma revolução anti-msn... e os hackers que chinem o MSN todo que aquilo merece... a pub nao tem jeit nenhum... e dps é so coisas bunitas.... sempre preferi o windows messenger... ao menos este da em qualquer pc... no meu chaço (com o msn 7.5, detesto o WLM) o pc quase para quando ta maximizado, isto porque por vezes tem uma animação flash ranhosa em baixo... e para logo aquilo tudo...
E alguma crítica construtiva, tens?
 
Not really.

Eu não uso smiles, não uso "piscadelas", não uso toques, não uso cores, não uso hand-writting. Sendo assim, não passam a ser mariquices, que apenas estão lá a ocupar memoria?
Sim, tens razão. Mas neste caso as mariquices é um termo relativo. O que para ti é (para mim também, à excepção dos smileys de base), pode não ser para outros.
 
Só para meter o bedelho na conversa, acho que faz pouco sentido a conversa de "o MSN é fixe porque se instalar 10 patches posso retirar tudo o que é publicidade, piscadelas, tremidelas de ecran, jogos, etc".

Se o intuito é instalar o MSN e depois ter de instalar software para retirar o que traz de diferente, porque nao instalar logo um cliente que não traga essas "funcionalidades" (entre aspas porque de funcional têm muito pouco)?
 
Back
Topo