Idade do Programador

Bom dia malta!

Espero que estejam todos bem!

Gostaria que partilhassem comigo a vossa sabedoria acerca do tema da idade enquanto profissão de programador.

Neste momento encontro-me a trabalhar numa empresa, que não é consultora e nem estou em regime de Outsourcing, ou seja, existe estabilidade e alguns bons benefícios, mas não tem progressão de carreira e o salário enquanto programador não é dos melhores.

Entretanto recebi uma proposta de 2000eur mes a fazer Outsourcing para uma consultora, e estou indeciso se hei-de aceitar uma vez que tenho 40 anos.

A minha dúvida é, com a minha idade, serei já muito velho para que no futuro consiga outra vez mudar para uma empresa que não seja Outsourcing ?

Relativamente a esta profissão, quão é que as empresas "fogem" de contratar pessoas com mais de 40 ?

Obrigado desde já pelo vosso tempo!
 
Não posso falar por experiência própria no entanto o que me parece é que com a falta de malta competente que existe atualmente, desde que tenhas os skills técnicos (e soft skills obviamente) não estou a ver razão para seres rejeitado.

As empresas discriminarem nesse sentido parece-me mais uma questão de quererem pagar pouco e por isso tentam filtrar malta com menos experiência, que normalmente é mais nova.
 
A empresa onde trabalho é pequena, tem cerca de 50 pessoas, tem algumas com mais de 40 anos e nunca foi entrave a idade para as contratações. Como disse o @ultrauploader, o que pode influenciar é mais a expetativa de contratar alguém com menor idade e pagar menos. Mas não me parece que exista problemas em arranjares emprego caso decidas mudar novamente.
 
Eu acho que a idade pesa, sim. Pelo que observo, em geral para muitos aos 30 já estás velho (até em outros exemplos como os estágios IEFP que têm idade como limite).
Na hora de decidir entre duas pessoas com boas capacidades e a mesma nota na entrevista, é provável que optem pelo candidato mais jovem.
 
Da experiência que tenho, hoje em dia a partir de certa idade andar aos saltos entre empresas em Portugal é um risco grande, pois são muito poucas as empresas que valorizam o histórico, independentemente da idade, outras olham mais para a idade do que para o histórico, e dão preferencia principalmente a malta mais nova para lhes pagar menos, evitam malta mais experiente e mais velha.
 
Boas

Eu pessoalmente começei com cobol e hoje ja nao sou programador, mas trabalho com perl,bash e outras coisas .

Seja o que for que te leve a mudar a tua vida profissional (salario ou novo desafio) escolhe tu o teu caminho e nao o inverso.

Define o que gostas e o que nao gostas, depois procura no linkedin ou em outros sitos da internet. Conversa com todos os recrutadores e vê o que gostas mais, se o novo trabalho ou o atual.

Quanto á questao da idade, ha empresas para todos os gostos, umas nao dao importancia á idade, outras dão importancia.

Sempre que tiveres em frente a um recrutador faz-lhe a pergunta diretamente e observa a reação.

Cumprimentos,
 
Bom dia malta!

Espero que estejam todos bem!

Gostaria que partilhassem comigo a vossa sabedoria acerca do tema da idade enquanto profissão de programador.

Neste momento encontro-me a trabalhar numa empresa, que não é consultora e nem estou em regime de Outsourcing, ou seja, existe estabilidade e alguns bons benefícios, mas não tem progressão de carreira e o salário enquanto programador não é dos melhores.

Entretanto recebi uma proposta de 2000eur mes a fazer Outsourcing para uma consultora, e estou indeciso se hei-de aceitar uma vez que tenho 40 anos.

A minha dúvida é, com a minha idade, serei já muito velho para que no futuro consiga outra vez mudar para uma empresa que não seja Outsourcing ?

Relativamente a esta profissão, quão é que as empresas "fogem" de contratar pessoas com mais de 40 ?

Obrigado desde já pelo vosso tempo!
Se te fizeram uma proposta é porque a idade não foi entrave.
De momento existe falta, pelo que a idade perde relevância


Fica pior no teu currículo o ficares encostado porque era estável e teres 10 anos na mesma posição
do que arriscares :-)
 
Back
Topo