1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

IDE C in Linux

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por greven, 24 de Março de 2006. (Respostas: 23; Visualizações: 1355)

1. greven

greven Folding Artist

Bem, sei que já se falou disto por aqui, mas com a limitação do search não encontrei nada. Nem no google, a informação é pouca.

Basicamente estou outra vez a precisar de lhe dar em C e preciso de utilizar um IDE decente. Não sei aceita coisas tipo emacs que são tão rudimentares que são catalegodas como pré-históricos.

Dizer que VIM e etc é que é... dispenso, go away old bastards! :x2:

Tentei utilizar o Anjuta mas o programa é deficiente todos os dias. Abro um ficheiro, compilo e faço build, tento correr o debuger, não consigo meter break points, diz que a source não existe. Isto entre outros bugs parvos. Sim, podia utilizar o gdb, mas para quê andar de burro se posso andar de cavalo.

Por incrivel que pareça bons IDE's para C e C++ em Windows não faltam, mas em Linux não conheço quase nenhum. E sim, eu quero compilar em Linux e não em Windows.

Obrigado por qualquer ajuda.

2. PrOdG

PrOdG Power Member

Podes sempre usar o Eclipse com o plugin CDT..

.. mas bom bom é vim + gcc + gdb :D

3. Madril

Madril 1st Folding then Sex

emacs + gcc + gdb

4. God_Lx

God_Lx Folding Member

Pois eu tb ia já resmungar vim + gcc + gdb, mas n estás interessado :P

O Anjuta anda assim tão mau ? Aqui há tempos até funcionava bastante bem...

5. greven

greven Folding Artist

Se calhar fui só eu que tive azar, mas tem uma série de assincronias graves.

Eu disse que não estava interessado ne eMacs.

Bem, estou a ver que vou ter de ir para o Visual Studio .net e depois verifico o código no gcc em Linux. :p

6. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Não saber funcionar com um programa =\= programa mau.

7. sapropel

sapropel Power Member

meter que não se quer emacs/vim/etc e o mm que falar pras paredes porque o pessoal gosta sempre de dizer que é o melhor so pra dar aquela sensação de "leet", enfim..

ontopic:
    eu recomendo "mingw dev studio", é open source, cross platform e embora não tenha muitas features tem algumas que rulam muito: é parecido com o visual c++ 6, têm code completion (um pouco rudimentar, mas pronto), debug e release builds, etc, etc

é leve e facil de usar, eu adoro.

www.parinyasoft.com (acho que esta em baixo)
    freshmeat.net/projects/mingw-devstudio (saca daí)

se curtes visual c++, vais curtir.

Última edição: 24 de Março de 2006
  8. greven

greven Folding Artist

Quando eu faço Load a um ficheiro .c. Compilo o mesmo, na consola ou no próprio programa. Corro o debuger do mesmo e este não me deixa meter um breakpoint porque não encontra o próprio ficheiro.c... eu diria que é um programa bom! :-D

For GodSake, estou farto de trabalhar com IDE's, tanto no Windows como em Linux, eu até gosto do Anjuta, agora com erros parvos tipo este... não há paciência.

Obrigado, sapropel. Vou ver isso, pena o site estar em baixo e também não encontrei link para download nesse que referiste. Mas eu vou vendo a ver se está disponível.

Podem dizer o que quiserem, mas escrever um programa mais complexo num IDE tipo emacs é das cenas mais anti-lógicas que existem. Aquilo é rudimentar de mais. Eu com o Visual Studio.net ou outro programa igualmente bom, controlo muito mais facilmente as variaveis e o conteúdo. Consigo saltar de função em função com um indexamento das mesmas pelo programa. Tenho ajuda sobre as funções em caso de dúvida. Tenho um interface que me proporciona fazer Watch às variaveis muito mais facilmente. Só quem já programou em Visual Studio é que pode perceber o que estou a dizer (ou noutro IDE igualmente bom). Eu durante anos programei com emacs (e antes do linux com o irmão xemacs e o cygwin), mas nada que se compare a trabalhar com um bom IDE. Poupa-nos tempo e facilita as coisas.

O programador deve preocupar-se com o código e não com o resto. É no entanto engraçado ver que muitos users defendem a usabilidade do OS x, a sua superioridade face ao Windows e semelhantes, mas depois preferem programar no emacs... Go figure! :002:

9. odr4cir

odr4cir Power Member

Kate... writer com identificação de todas as linguagens existentes, file browser e consola em simultaneo na mesma janela. Pra mim não há melhor. Debugers dispenso. :P

10. greven

greven Folding Artist

Mas tu és forte! :D

Debugers são o melhor amigo do... Programador! :D Pelo menos em C, são! :x2:

Kate, isso é para nix? Vou investigar. :)

PS - Pelo nome deve vir com o KDE, não?

11. odr4cir

odr4cir Power Member

Sim, é o editor que vem com o KDE. Digo-te, experimenta e não vais querer outra coisa.

12. [N]

[N] Power Member

bem.. gcc + gedit bomba :D ou então XCode mas isso não é para todos...

13. PrOdG

PrOdG Power Member

Então e não ligas à primeira parte do meu post? Tá visto que nos vamos ter de chatear freven :D

:rolleyes:

14. Datwo

Datwo I'm cool cuz I Fold

Apoiadissimo!!!!! Kate rula!!!!!! \o/

15. xanatos

xanatos To fold or to FOLD?

Para pequenos projectos uso o gvim, para coisas mais complexas uso o Eclipse e tenho-me dado bem, já usei também o Kate e fiquei impressionado.

16. ShadeX

ShadeX Power Member

Yup, same here... Se bem que o Kate não seja o UltraEdit, sempre é melhor que o resto... hmmm, o pll do Wine diz que o UE funca bem. Tenho de ir ver isso...

17. Sandman

Sandman Power Member

Vim

Muito bom e fácil de usar... ou não! :-D

18. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Subscrevo :P

Ainda estou a dar os primeiros passos na programacao, mas curto o emacs. Ao inicio assusta mas depois de apanhar o jeito e bastante bom :)

O gdb e o debugger, certo?

19. HecKel

HecKel The WORM

Andas à procura no sitio errado :x2: Programação no quadro de linux :p

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=75912

Acho que é isto que procuravas ;)

abraços, HecKel

20. tripeiro

tripeiro 1st Folding then Sex

Anjuta mais ddd dominam o C, e o C domina o programador.. lol

Partilhar esta Página