1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

IDE Hard Drives e SATA Hard Drives

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por ]RiSk[, 25 de Setembro de 2003. (Respostas: 6; Visualizações: 979)

1. ]RiSk[

]RiSk[ Power Member

desculpem lá a minha ignorância.. mas será k alguém me podia explicar a diferença entre estes 2 tipos de drives sff

2. Da Profezzur

Da Profezzur Power Member

Os cabos para ligar à board são diferentes.

3. Feiticeiro

Feiticeiro Power Member

Como é obvio não são apenas os cabos não achas?
    Concretamente não sei dizer, mas devem ser mais rápidos pois se calhar a largura de banda é superior e acredito que a taxa de utilização do cpu seja mais baixa.

4. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

Bem básicamente a tecnologia é diferente, sendo a do Serial-ATA mais avançada que a da normal ATA, sendo a sua taixa de transferência de dados maior, enquanto que a norma mais avançada ATA é a 133mb/s, na SATA é 150mb/s, embora em termos práticos nenhum destes valores se verifique.

Depois temos outras mudanças, como os cabos SATA que são muito mais fininhos que os normais cabos flat ATA 33/66/100/133, permitindo um maior fluxo de ar na caixa e o cabo de energia tambem é diferente, plo que estes discos não podem ser ligados directamente a motherboards e fontes antigas que ainda não suportem esta norma, podendo no entanto ser ligados com a ajuda de adaptadores.

Outra coisa a ter em conta, plo menos no meu ponto de vista é que á exepção de um unico disco no mercado, o Western Digital Raptor, todos os outros discos SATA ainda não compensam em relação aos normais discos ATA100/133, uma vez que tem tempos de procura (seek) um pouco mais altos que os referidos ATA100/133 e uma vez que são poucas as motherboard com um controlador SATA de raiz (só algumas recentes pa P4 e umas com chipset VIA pra AMD Opteron/Athlon 64/FX e que tem controlador SATA de raiz), plo que a maior parte usam controladores de terceiros que ficam dependentes do bus pci (espero não estar a enganar-me, mas se tiver alguem que me corrija...), logo não obtendo resultados tão bons e para além disto tudo existe a questão do preço que ainda é mais elevado nos discos SATA.

5. Raptor

Raptor OC Legend

Infelizmente parece que as Via KT800 não trazem controlador Sata "onboard" (Via Southbridge), mas sim por uma controladora externa, ou seja, estão limitados pelo Bus PCI, ou seja (novamente) estão limitados a 133MB e não poderão aproveitar o bus de 150MB que a tecnologia permite!

Para se retirar total partido da tecnologia Sata, só em motherboards Intel i865PE e i875P com o Southbridge ICH5R com controlador Raid Sata integrado.

Possivelmente quando sair a tecnologia PCI Express, ai então poderemos ver controladoras Sata "externas" e em placas PCI a tirarem partido de toda a largura de banda que teoricamente a tecnologia permite!

6. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

http://www.via.com.tw/en/southbridge/vt8237.jsp

Neste momento axo que este southbridge da VIA só está disponível em boards para Opteron/Athlon 64/FX, mas no entanto axo que funciona com outros chipsets para Athlon, P4, etc segundo o que a VIA diz.

"the VIA VT8237 South Bridge enables multiple drive connectivity options and brings native support for Serial ATA and Serial RAID to the Mainstream PC for the first time, across a complete range of VIA core logic chipset platforms supporting the full spectrum of Intel Pentium® 4, AMD Athlon™ XP, AMD Opteron™, and VIA C3™/Eden™ ESP processors."

Portanto e como disse, não são apenas as boards mais recentes para P4 que tem esse suporte nativo, mas tambem algumas da VIA para as outras plataformas. :)

7. Raptor

Raptor OC Legend

A questão é que os fabricantes, pelo menos nao vi ainda nenhum, que utilize...

Partilhar esta Página