1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

IDE ou ATA?? duvida

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por tonyweed, 2 de Agosto de 2006. (Respostas: 8; Visualizações: 794)

1. tonyweed

tonyweed Power Member

Alguem me pode ajudar? preciso de comprar um disco para o meu pc, pq o master esta danificado mas nao sei se compro ide ou ATA. No gestor de dispositivos do meu windows aparece ide primario e ide secundario, isso e geral ou significa q os meus discos sao ide? E indiferente por um ata ou ide? nao percebo nada disso, para mim um disco e um disco heheheh
    Obrigado!

2. Murcielago_V12

Murcielago_V12 Power Member

ide e o formato usado pelas drives iternas na generalidade, ATA e o padrao de transferencia de dados, tens, ATA, SATA e SCSI. SATA, comeca a ser mais utilizado, ATA ainda e muito utilizado, e o scsi interessa apenas apara servidores...
    digo eu, correct me if i'm wrong......

mas de qualquer maneira, tu queres e um disco ATA

3. tonyweed

tonyweed Power Member

Nao sei em todos os sites e lojas q procurei aparecem disco ATA e IDE, parecem ser iguais mas o meu medo e nao serem ou comprar um q nao de...

4. Murcielago_V12

Murcielago_V12 Power Member

se comrpares ata, ria dar, qual a marca do teu disco?

5. netrider

netrider Power Member

Qual é o modelo da tua board ?

6. tonyweed

tonyweed Power Member

nao sei agora nao tou em casa mas qdo chegar meto, obrigado

7. Techdoctor

Techdoctor Power Member

Apesar de se referirem a aspectos diferentes, IDE=ATA.

IDE é o controlador do Disco q se encontra na Board;
    ATA tem a haver como é feita a transferência dos ficheiros do Disco para a Board (poder-se-à falar, para se perceber melhor, em comandos ou "linguagem" ATA).

Como actualmente todos os Discos IDE à venda são ATA, n há engano possível.

S-ATA é q é completamente diferente.
    Nestes n só a transferência de ficheiros é feita de forma e velocidade diferentes como o controlador da Board, ligações a esta (e mesmo à alimentação) são tb muito diferentes.

8. atlante

atlante Power Member

PATA e SATA Paralell and Serial.

Tens que ver primeiro se a tua motherboard suporta SATA, se o teu sistema for +- antigo compra PATA pois controladores IDE já tens.

A diferenca de desempenho é praticamente zero, os sistemas ainda nao tiram partido da maior largura de banda, apenas os cabos sao mais fáceis de organizar.

Cumps

9. bluei16_

bluei16_ Banido

sata II tambem... os pcs nao tiram partido? nao tiram o suficiente, mas tiram. e de qualquer forma sata e sempre mais recente o que significa que as tecnologias sao outras. sempre tens mais hipoteses de te calhar um disco mais silencioso, por exemplo, pois e mais recente. nao deve faltar muito para se deixar de fazer ide.

mas e como dizem, se a tua board nao suporta, nao adianta nada. se suporta, a diferença de preço começa a ser nula e acho que compensa insvestir a pensar no futuro

desculpem o longo post

Partilhar esta Página