1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

IDE ou SATA II

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Ricmann, 30 de Janeiro de 2007. (Respostas: 13; Visualizações: 1241)

1. Ricmann

Ricmann [email protected] Member

quero comprar um disco rigido e gostaria de saber qual o melhor: ide ou sata II.
    Tenho uma board asus p4s333 e não sei se é compativel com sata II.

2. HyperRush

HyperRush Power Member

Se suporta Sata, suporta também sata 2.

A única diferença está na taxa de transferência maior. Os discos Sata têm um rate de 150 e os IDE 133 (portanto a transferência de data é maior que os IDE).

Pros e Contras:

O consumo: Os discos Sata requerem 92 amperes de energia, e os IDE 36 Amperes.
    Por isso toma Atenção é capacidade da tua fonte de alimentação.

3. Romani48

Romani48 Power Member

Podes sempre ir para PATA.. que são interface IDE, mas até conseguem ser melhor que os SATA...

4. jota WA

jota WA [email protected] Member

Nao obrigatoriamente...o q podes dizer é q ele pode comprar um SATAII e s a board so suportar SATA pode utiliza-lo na mesma mas a taxa d transferencia fika limitada a 150mb/s...pq s a board suporta no maximo 150mb/s (SATA) é impossivel ele conseguir mais q isso mesmo com um disco SATAII (300mb/s).
    Cumps

EDIT: penso q essa board nao suporta SATA,apenas udma 100/133...mas verifica no manual da board q esta la :)

Última edição: 30 de Janeiro de 2007
  5. Mitch

Mitch Banido

... PATA é o que ele está a falar como sendo ide.
    não sei onde é que são melhores que SATA, mas ok.

6. WindWalker

WindWalker Power Member

SATAII.

Só tens que te assegurar que o disco consegue funcionar em modo SATAI. É uma questão de perguntares na loja onde vais comprar.

Dou-te um exemplo: comprei um Maxtor e, com um jumper, defino se o quero a funcionar em modo SATAI ou II ;)

http://www.home.zonnet.nl/lwierenga/maxtorsata2.jpg

BTW, essa mboard não tem SATA.

Só existe a implicação contrária (suportar SATAII => suportar SATAI).

Tens noção do que são 92A? 8| Se fosse 0.92A ainda acreditava.

Para além disso, em média, os discos SATA consomem menos que os IDE (também depende dos discos que estás a comparar)

Melhores...em quê?

Última edição: 31 de Janeiro de 2007
  7. NINJA1200

NINJA1200 [email protected] Member

Permitam-me a posta de pescada:

A velocidade dos SATA em relação aos IDE é bastante evidente. No entanto a vantagem principal em comprar SATA é porque o interface IDE está na sua última fase de vida, e daqui a muito pouco tempo não vão existir boards à venda com IDE nativo, depois "agarraste-te" ao papa se quiseres ligar um disco antigo que venhas a ter lá para a gaveta. LOol!

8. jota WA

jota WA [email protected] Member

Boas
    Nao e bem assim...s reparares nos discos SATAII a vantagem é mesmo a velocidade!!!Pq os IDE vao ate no maximo aos 133mb/s,os SATAII vao ate mais do q o dobro,ou seja,300mb/s!!E mesmo os SATA ja trazem velocidade superior,150mb/s,por isso,ha inovação!!Logo,nao e so pq os IDE estao na ultima fase de vida...e pq os SATA/SATAII compensam!!!
    Cumps

9. lokifer

lokifer Power Member

SATAII, sem duvida, e os preços por mb agora estão mto mais baixos, é de aproveitar.:)

10. Romani48

Romani48 Power Member

Pelo o que já li (alias aqui no forum á uns tempos= em comparação com os SATA os PATA (pelo menos alguns) são mais silenciosos.... quanto a outras caracteristicas já não tenho infos.. já foi há algum tempo... :lol:
    de qualquer maneira o que quis dizer foi que se ele não poder ter SATA que compre PATA em vez dos "normais" IDE...
    cumps

11. the_killer

the_killer Power Member

como se houvesse um unico disco sata capaz de fazer mais do que 133mb/s..

a verdadeira questão
    é que o sata permite um conjunto de funcionalidades novas que os tornam mais rapidos do que os ide.. alem de que os novos modelos vem com pelo menos 8mb cache e penso que 16mb cache só mesmo nos sata

12. VuDu

VuDu Power Member

Pesquisa no google: Asus P4S333:

OnBoard IDE
    • 2 x UltraDMA/100/66 IDE channels
    • Supports up to 4 IDE devices
    404 - SATA not found! :P

13. Romani48

Romani48 Power Member

Loool

entao.... PATA IDE...

14. Ricmann

Ricmann [email protected] Member

fim

Parece que é o fim do sonho de ter um disco sata II.
    De facto a motherboard so suporta discos ligados em ide (UltraDMA/100/66).
    Mais precisamente, o disco que tenho agora é um seagate barracuda ATA IV.
    FIM.

Partilhar esta Página