IDE ou SATA?

Redlamp

Power Member
Olá a todos!

Pretendo comprar um disco externo para usar quer no pc quer no portátil. A mobilidade não me interessa, é apenas para usar em casa (aliás, já tenho um HDD externo de 2,5"). O importante é mesmo ter uma capacidade razoável (penso que 250Gb chegarão).
Tinha pensado comprar uma caixa externa de 3,5" e comprar o disco à parte, mas então surgiu-me a dúvida: compro disco IDE ou SATA?
Fará alguma diferença ter um interface mais rápido sendo que a transmissão de dados estará limitada pela ligação do disco via usb?
E caso prefiram SATA, iriam para SATA II (desculpem a ignorância, mas nestas coisas de HDD's sou um valente nabo :005: )?

Desde já obrigado.
 
Bem eu tnh um disco de 3.5" externo IDE de 80GB... E acho a troca de dados (via USB) razoável...
Mas o disco k referes tem MUITO mais capacidade que o meu, por isso não sei como ele se iria comportar...
Eu escolheria Sata... Sata II se a minha board desse para isso...


cumpzZz
 
boas.corrijam-me se tiver errado, mas o sata I da ate 1.5 gb/s e o sata II da 3 gb/s.eu acho que n vale a pena ter sata dois pk a transferencia de dados por firewire no maximo e 800 mb/s(acho eu).mas ja ouvi falar na porta e-sata, n sei mt bem como funciona mas teoricament e ligado a um sata interno na motherboard, portanto a ligaçao e superior a firewire 800.
pa, vou ver se pesquiso mais e depois digo qq coisa
 
Vale a pena se SATAII for mais barato que SATAI, para a mesma capacidade do disco :)

Além disso podes aproveitar os 3.0Gbps se algum dia vieres a utilizar o disco como interno.
 
Última edição:
Vale a pena se SATAII for mais barato que SATAII, para a mesma capacidade do disco :)

Além disco podes aproveitar os 3.0Gbps se algum dia vieres a utilizar o disco como disco interno.


:-D
Estão a acabar as pilhas, WindWalker?
Então, qual é o SATAII q deveria ser apenas SATA? o 1º ou o 2º?
E escrever 3 vezes "disco" na mesma frase em q pelo menos o 1º deveria ser "disso"...

Está bonito, está. Já n vai + vinho para essa mesa... :)

(Estou a brincar contigo, n é para levar a mal... Deu perfeitamente para perceber o q querias dizer. É q n é costume enganares-te assim :))
 
Última edição:
boas.corrijam-me se tiver errado, mas o sata I da ate 1.5 gb/s e o sata II da 3 gb/s.eu acho que n vale a pena ter sata dois pk a transferencia de dados por firewire no maximo e 800 mb/s(acho eu).mas ja ouvi falar na porta e-sata, n sei mt bem como funciona mas teoricament e ligado a um sata interno na motherboard, portanto a ligaçao e superior a firewire 800.
pa, vou ver se pesquiso mais e depois digo qq coisa

Tás lá quase, mas não chegaste lá... O prob não é o BUS e sim o device. 800Mb/s=80MB/s. Arranja ai um HD off the shelf que dê isso. Raptors, SCSI de topo e RAID's não contam obviamente :D

O meu HD Seagate 120GB 7200 Sata I (recentemente defunto...) dava prai mais 2MB/s que o anterior HD Seagate 80GB 7200 ATA100 (tbm defunto...). E provavelmente mais devido ao cache maior e dois anos de diferença tecnológica que ao BUS.

Obviamente, se a board tem SATAII,e o preço for o mesmo, ok, mas se tiver de gastar ainda mais $$$, não vejo que compense.

No caso em questão, ele vai ligar por USB (provavelmente 2.0), logo, 400Mb/s best effort do BUS, 50MB/s best effort do HD. Um unico HD7200 normal do momento já lhe vai saturar o BUS e o CPU quase ao limite. Pagar premiums (HD+Caixa) pelos ultimos 2/3MB/s e saturação completa do BUS não faz sentido IMHO.
 
Timber, pelo que pude ver, os preços dos HD até são mais baratos. O prob é se a caixa não for.... De qqr modo, em termos de desktop, prefiro os PATA por uma unica razão, não tenho de me ralar com drivers... ou falta deles. Exp as tantas da manhã andar á procura do cd de Slax para poder recuperar os drivers SATA que precisas para reinstalar o XP... no fun...

Obvio que para a minha box tenho os drivers integrados via nLite no cd de install, mas vou a um amigo ou cliente, e sabe Deus...
 
Há várias boards e discos SATA que o XP reconhece nativamente... Nunca me dei foi ao trabalho de descobrir quais e qual a lógica

E para um user comum o XP estará por alguns meses não?
 
eu, para o efeito que é e se nao desse muito importancia a grandes velocidades (já que parece ser um disco para guardar seja o que for em vez de uso "normal") e/ou futura utilização como interno escolhia o mais barato dentro do espaço que queria.

Não tem grande coisa a ver com o tópico, mas como é uma pergunta de resposta rápida e tem a ver com discos cá meto uma coisa: quero comprar um disco que nao sej mais lento que o q tenho nas specs e q faça menos barulho. de resto pouco me importa pq nao tenho grande PC.
tenho em escolha um Seagate (ST3160021A) 160GB "UltraATA/ATA 100" 7200rpm ou um Maxtor "ATA133" 160GB 7200rpm (8MBcache;9,3ms;4 pratos;"fdm";2,7B - abreviado ate pq nao encontrei mais nada sobre ele). o Maxtor é 2€ mais caro. tenho preferencia no menor barulho e caso seja mais rapido do que aquele que tenho. (ultra ata = ata 133?)

Cumps
 
bem na minha opiniao devias comprar disco PATA e uma caixa com Firewire, que foi basicamente o que fiz.

Isto era para ligar num portatil, tenho duas caixas PATA e uma SATA, a sata é apenas por USB e uma das PATA tambem, sendo a outra PATA por firewire. E posso-te dizer que noto bastante diferença, e "come" menos recursos.

E como o google é nosso amigo http://www.firewire-1394.com/firewire-vs-usb.htm
:D
 
Última edição:
bem na minha opiniao devias comprar disco PATA e uma caixa com Firewire, que foi basicamente o que fiz.

Isto era para ligar num portatil, tenho duas caixas PATA e uma SATA, a sata é apenas por USB e uma das PATA tambem, sendo a outra PATA por firewire. E posso-te dizer que noto bastante diferença, e "come" menos recursos.

E como o google é nosso amigo http://www.firewire-1394.com/firewire-vs-usb.htm
:D

Firewire é mais rápido, mas acho que vai desaparecer bem antes do USB :P
 
fica mais caro para o que quero e duvido que o disco, pouco q seja mais recente que este que tenho, seja mais barulhento.
só preciso saber se com o seagate terei a velocidade máxima da ligaçao ATA133 (ou seja, se é o mesmo que ultra ata)

Cumps
 
fica mais caro para o que quero e duvido que o disco, pouco q seja mais recente que este que tenho, seja mais barulhento.
só preciso saber se com o seagate terei a velocidade máxima da ligaçao ATA133 (ou seja, se é o mesmo que ultra ata)

Cumps

Entre esses dois, Seagate. Havias de ver o Maxtor que uso como externo (barulho) :(

ATA133/ATA100 não é relevante.

Atenção: o PC é "tão velho" que pode não suportar certas capacidades para os discos. Toma atenção a isso. O meu P3 não aceita mais de 75GB, e tive que actualizar a BIOS para usar plenamente um disco de 40GB (estava limitado a 32).
 
Não sei pq mas acho os sata pouco fiaveis. Tanto q tenho o XP num IDE e tudo o resto em dois SATA. O motivo foi que por varias vezes o aranque do XP foi ao ar. A partir do momento que pus em ide ficou tudo bem. Voltei posteriormente ao SATA e foi ao ar. A partir dai nunca mais "experiemntei". WinXP em IDE o resto em sata. Embora che que tenha algo a ver com a borad
 
ai.. so o q me faltava, onde vejo isso? sei que ele me aconselha a usar cabos de 80 pinos em q smp tive a ideia que é para ATA133 (suporta isso e nao suporta 160GB? :S odeio isto :X)
 
Back
Topo