IDE para JAVA

- GEL sucka e a última versão que usei não estava actualizada para o JDK 5.0 e tinha um sem fim de bugs.

- JBuilder é pesado como tudo e se o usares para desenvolver aplicações Swing é melhor que só uses o JBuilder porque aquilo espeta lá código proprietário.

- Netbeans é uma beca lento mas a última versão (5.0) parece que está bem melhor. Parece-me também que é mais integrado e ligeiramente mais polido a nível de aspecto e organização.

- O Eclipse é o rei, tem uma performance bastante razoável e um número muito grande de plugins para tudo e mais alguma coisa.

- IntelliJ IDEA é bacano mas é a "pagantes" e o aspecto gráfico deixa algo a desejar.
 
nos ultimos dias tenho trabalho com o NetFeijões 5.0 (NetBeans :P) e parece-me muito porreiro..... ja trabalhei com o eclipse.... ja não me lembro é se o eclipse tem como o netbeans uma ferramenta para construir GUI atraves de drag & drop
 
skandal disse:
nos ultimos dias tenho trabalho com o NetFeijões 5.0 (NetBeans :P) e parece-me muito porreiro..... ja trabalhei com o eclipse.... ja não me lembro é se o eclipse tem como o netbeans uma ferramenta para construir GUI atraves de drag & drop


Aonde é k tu no netbeans tens um WYSIWYG? nao dei com ele, mas ja me disseram é k integra-se muito bem com o dreamweaver. Mas se o netbeans é free, o dreamweaver ja nao é...



MHz, para o que eu quero o eclipse sem plugins nao tem. Mas ao acrescentares os plugins necessarios tb vais ter k pagar esses plugins. Ou seja, para o que eu quero deixa de ser freeware...:(

el_zeus, a minha opcao realmente esta mais inclinada para o Jdeveloper, ja retirei algumas extencoes e ficou um pouco melhor...agora a ver vamos o k eu vou mm precisar ou nao
 
Ja agora acrescento mais um:
Java Studio Creator, definitivamente pareceu-me ser o melhor de todos, mas o problema é que nao suporta struts de raiz ( e nao tou a conseguir incorpora-lo ). Infelizmente eu vou ter mm k usar struts, nao me deram autorizacao para passar para JSF:( E ja agora adiciono que a actual versao é baseado no netbeans 4.
 
DblCY se precisas do struts experimenta dar uma olhada ao jdeveloper( é free) ou ao ecplise com os plugins certos (tens uma versão a pagantes q é o myeclipse)
 
skandal disse:
nos ultimos dias tenho trabalho com o NetFeijões 5.0 (NetBeans :P) e parece-me muito porreiro..... ja trabalhei com o eclipse.... ja não me lembro é se o eclipse tem como o netbeans uma ferramenta para construir GUI atraves de drag & drop

Onde posso fazer download desse plugin ou qual é o site?
 
se estás a aprender a programar, o meu conselho pessoal de quem ja passou pelo mesmo, é que uses um editor de texto e uma consola.
Neste caso o meu conselho vai para um emacs, não me perguntes porque não o vim, porque basicamente fazem o mesmo, apenas de maneira diferente. Mas mesmo assim experimenta o emacs :P

Se ja tens algum "calo" entao o que podes fazer é mesmo experiementar cada uma das alternativas.

Eu ja usei o eclipse e o kdevelop, exp tb um mod de java pra emacs e aki ficam as minhas prefs:

se for pra coisas pequenas: emacs
pra projectos maiores uso o eclipse, mas no entanto ele come memória que nem um lobo.
O kdevelop tb é bastante completo e muito mais leve.

Escolhe um, e ja agora se precisares de documentação, ve a api do classpath, um implementação opensource de java, em que alem da api do java normal, tens a opção de ver a source, o que por vezes ajuda imenso....
 
LinuxWarrior disse:
se estás a aprender a programar, o meu conselho pessoal de quem ja passou pelo mesmo, é que uses um editor de texto e uma consola.
Neste caso o meu conselho vai para um emacs, não me perguntes porque não o vim, porque basicamente fazem o mesmo, apenas de maneira diferente. Mas mesmo assim experimenta o emacs :P

Se ja tens algum "calo" entao o que podes fazer é mesmo experiementar cada uma das alternativas.

Eu ja usei o eclipse e o kdevelop, exp tb um mod de java pra emacs e aki ficam as minhas prefs:

se for pra coisas pequenas: emacs
pra projectos maiores uso o eclipse, mas no entanto ele come memória que nem um lobo.
O kdevelop tb é bastante completo e muito mais leve.

Escolhe um, e ja agora se precisares de documentação, ve a api do classpath, um implementação opensource de java, em que alem da api do java normal, tens a opção de ver a source, o que por vezes ajuda imenso....

Epa o emacs nao. Detesto esse programita.......
Kate rula nas horas ;)

Agora uso o NetBeans 5.0
Um bom substituto do gel :D (nao curto nada o eclipse...)
 
os 3 eleitos por mim

Bem vou colocar a minha ordem de preferência e uso:

1-Eclipse (5 estrelas a meu ver no entanto não deixa de ser um pouco pesadito mas compensa pelo facto
de compilar em code time ou design time(em tempo real de escrita de código).
2 -Gel (peca por ser em ambiente windows apenas de resto tb é muito bom e simples).
3-Emacs (por onde comecei, o que não quer dizer que não o use pois é muito rápido).
 
Para mim, em termos de funcionalidades, o melhor é sem dúvida o Eclipse (além de ser freeware!), mas pesado como tudo em máquinas mais lentas, no entanto, há uns anos atrás usei um muito leve chamado JCreator. Tendo em conta a máquina que usava na altura, corria super bem!
 
Eu sempre usei o Eclipse. Tens o RAD tb que assenta sobre a mesma plataforma.

Mas o eclipse acho que é suficiente, eu gosto.
 
Back
Topo