Ideia... CURSOS

owny

Power Member
Pessoal da administração...

Venho por este meio apresentar a ideia de se abrir uma nova area especifica só para cursos/trabalhos/etc......
Assim o pessoal podia encontrar varios cursos e debater sobre os mesmos... se compenssa ou nao...


O que dizem?
 
Olá!

Muito pertinente este tópico para os ainda finalistas do 12º ano ou não... Temos um futuro para decidir, e essa escolha começa nesta etapa das nossas vidas. Axo que a administração deste forum devia aprovar esta abordagem sobre a temática de alguns cursos do ensino superior. Nomeadamente, alguns cursos na área das tecnologias, engenharias (informática). Axo importante partilhar ideias sobre os cursos... Por favor, administração, não ignorem este tópico.

Vou deixar aqui o meu caso:

Estou no 12º ano, no curso de Ciencias e Tecnologias (nova reforma) e até este momento tenho média de 13.2 (contabilizando os exames de F.Q A e Biologia e Geologia que realizei no 11º ano)... Não consegui ter 9.5 no exame de F.Q A.
Penso seguir Engenharia Informática no ISEC - http://deis.isec.pt/curso_leis.aspx - (se tirar 9.5 no exame nacional de matemática, única especifica para este curso). Acontece que: o psicólogo "desanconselhou-me" a escolher este curso... Trata-se de uma engenharia do ensino politécnico em k os alunos, concluído o curso, são pouco solicitados para empresas e outros trabalhos na área de informática (nomeadamente programação, web design etc...)... Pelo que percebi, são priviligiados em termos profissionais, os alunos que estudam o mesmo curso, mas no ensino público universitário (na faculdade)... Agora, fica aqui a minha dúvida... Opto pelo curso de Engenharia Informática do ISEC (cuja especifica vale 35%) ou opto pela Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia de Coimbra (cujas especificas são Matemática e F.Q A, sendo k estas valem 50% na media)... Valerá ainda a pena tentar Engenharia dos Computadores e Telemática na Universidade de Aveiro... cujas médias já são de 12.8 (1ª fase) e 13.5 (2ª fase) ? Em termos de dificuldade, ouvi dizer que os cursos das universidades são mais trabalhosos. Compensará esse esforço no fim de concluído o curso? Qual é o consolo dos alunos k estudam no instituto politécnico, para que são solicitados profissionalmente? Estou confusa...

  • O que acham do ensino politécnico vs público universitário?
  • Para quem frequenta ou conheça o ISEC (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra)... O que acham? Qual é a vossa opinião acerca do ISEC (cursos, saídas profissionais, dificuldade, o ISEC em si) ? Recomendam o ISEC? Não? E porquê?
  • Axam que as medias de eng. informatica este ano vao descer, manter ou subir? (Recordo k este ano o exame nacional de matemática irá ter mais 30 minutos!)

Opinem... Obrigada
 
Boas!

A ideia de facto é boa, mas de realçar que este fórum é um fórum de tecnologia e não um fórum generalista.

Myself*, tu ainda não tens acesso, mas existe uma secção onde se pode debater assuntos que não se enquadram no resto do fórum, e até agora nenhum moderador colocou entraves nessas questões dúvido que venham a fazer agora. São questões de interesse publico, e que quase todos os que estão no fórum ou vão ter essas dúvidas, ou têm agora ou já tiveram.

Tentar generalizar o fórum seria uma má politica e desviava a temática inicial do mesmo, não que a vossa ideia seja má (não é) apenas não se justifica.

abraços, HecKel
 
além dessa generalização do forum, também se instalavam guerrinhas do tipo "vem para o meu curso, o meu curso é que é", em vez de informação realmente útil.
 
criar uma área nova parece-me uma má opção...mas um par de stickies com informação objectiva acerca dos cursos e saidas profissionais até era interessante...
 
Ok, este fórum é de tecnologia. Mas se for para falar de cursos onde se desenvolva tecnologia, não estou a ver onde está o problema. Falando por mim, este tema até me dava jeito, mesmo já tendo uma ideia do próximo curso que vou tirar. :p Não seria possível criar uma sub-secção dentro das generalidades para cursos mas acessível a membros mais recentes como eu? (não conheço a organização do vBulletin, nem sei se é possível fazer isto)
Quanto às guerrinhas, claro que é possível acontecerem, mas existiriam moderadores, não? ^_^u
A ideia das stickies não é má, mas depois tornam-se enormes e é difícil vasculhar toda a informação contida nelas =_=
 
Bem..., como diria o estripador..., vamos por partes :D

Ok, este fórum é de tecnologia. Mas se for para falar de cursos onde se desenvolva tecnologia, não estou a ver onde está o problema.

Mas isso já acontece :) Em todos os quadros deste fórum :) Falando dos quadros por onde passo mais, todos os dias vejo novas threads sobre questões de trabalhos escolares, discussões sobre temas que por acaso até são matéria de um determinado curso e afins. A magia de um fórum é mesmo ter muita informação organizada e distribuida. Concentrar tudo num só quadro (pois vocês tão a sugerir um quadro) não me parece nada viável, ainda para mais quando seria um quadro com pouco movimento.

Vão colocar questões de trabalhos escolares lá? E se esse trabalho for sobre programação? Lá por ser da escola vai para aquele quadro? Será que não encontra ajuda mais rapidamente no quadro de Programação?

Vão colocar dúvidas sobre os exames nacionais e candidaturas? Todos os anos alguém abre uma nova thread no Geral com essas dúvidas, e uma thread costuma chegar para tudo, morre em Agosto..., em Setembro alguém volta a acordá-la para falar das entradas..., e morre novamente em Novembro. Muitos meses parada até o ciclo recomeçar...

Falando por mim, este tema até me dava jeito, mesmo já tendo uma ideia do próximo curso que vou tirar. :p Não seria possível criar uma sub-secção dentro das generalidades para cursos mas acessível a membros mais recentes como eu? (não conheço a organização do vBulletin, nem sei se é possível fazer isto)

Acho que já respondi a isso, excedi-me :P Mas sim, isso é possível, tanto que é que está em prática neste fórum. Quando tiveres acesso ao resto vais perceber isso ;)

Quanto às guerrinhas, claro que é possível acontecerem, mas existiriam moderadores, não? ^_^u

Neste assunto é bastante complicado não ser parcial, eu por exemplo, não tenho razão nenhuma de queixa da minha faculdade, se visse alguém acusar sem poder de causa a mesma certamente (garantidamente :X) iria contra-argumentar. Não são guerrinhas desnecessárias pois em grande parte dos casos até nos dá a conhecer mais sobre faculdades que não conhecemos (isto para quem JÁ está no meio), mas quem pretende entrar fica bem mais confuso do que seguindo a sugestão do primo.

A ideia das stickies não é má, mas depois tornam-se enormes e é difícil vasculhar toda a informação contida nelas =_=

A resposta a isso :D

search4mv.gif



Ou então, vê este link :D

abraços, HecKel
 
Back
Topo