[Ideia de Projecto] Base de refrigeração frigorifica é possivel?

Spartacuss

Power Member
Boas a todos a minha ideia é o seguinte.

Existem muitas bases de refrigeração para portateis, que a meu ver para pouco ou nada servem.

A minha ideia era fazer uma com duas ventoinhas com velocidade ajustável pelo utilizador, poderia por modo: "silencioso"; "normal"; ou de "boost".

Queria tambem que esse ar enviado para o computador viesse de um sistema de refrigeração em que o ar estive sempre abaixo dos 10ºC.

Tudo isto seria alimentado da corrente eléctrica para ter potencia suficiente.

Basicamente imaginem uma caixa metalica com as seguintes dimensões: 35cm*30cm*5cm(altura), em que a saida de ar dessa caixa seria apenas pelas ventoinhas, ou seja, quando estas começavam a funcionar duas "chapas" (não me estou a lembrar de outra palavra) deslizariam para o lado abrindo uma conduta de ar com as mesmas dimensões das ventoinhas e debaixo das mesmas que enviariam este ar frio para o portátil.

Problemas:
Conseguiriam as ventoinhas enviar o ar frio debaixo para cima? Arrefeceria efectivamente o portátil?
Qual o material necessario? Principalmente para cortar soldar metal ou outro componente de forma a isolar as trocas de ar.
Podia-se usar como base motores de refrigeração desses dispositivos?
827562325_1_644x461_mini-frigorfico-para-bebidas-em-lata-coimbra_rev001.jpg
855486411_5_644x461_mini-frigorfico-novo-lisboa.jpg

Que necessitaria para configurar as ventoinhas e colocar nestes 3 modos?
Como colocar tanto o sistema de refrigeração como as ventoinhas a funcionar através da mesma fonte de alimentação?

Estes são só alguns problemas assim de cabeça.
Nos próximos meses a partir de Fevereiro vou ter bastante tempo, mas queria ver a executabilidade deste projeto alguém quer opinar? xD

Edit:
Poderia-se tambem em vez de obrigar a ter que abrir umas condutas cada vez que as ventoinhas funcionam funcionar o arrefecimento por water colling, estando a nossa agua dentro do sistema de refrigeração, utilizando algo como o http://www.*****.pt/liquid-freezer-240.html. Seria mais pratico e eficiente?
 
Última edição:
Boas,

1º tudo isto para arrefecer um portátil acho overkill;
2º as bases de arrefecimento muitas vezes não são eficientes porque os próprios portáteis não têm entradas de ar adequadas;
3º entendo o que queres fazer, mas é trabalhoso e tens ideias incoerentes a meu ver não compensa;

Para concluir, acho que a melhor coisa a fazer se queres melhorar as temperaturas do portátil é arranjares uma boa base, até podes ser tu a fazê-la, e fazeres ventilações extra na base do chassis do portátil, que seja com cortes ou em furação podes ver um exemplo neste tópico: https://forum.zwame.pt/threads/mod-pequeno-tutorial-insys-gameforce.827197/
 
Boas,

1º tudo isto para arrefecer um portátil acho overkill;
2º as bases de arrefecimento muitas vezes não são eficientes porque os próprios portáteis não têm entradas de ar adequadas;
3º entendo o que queres fazer, mas é trabalhoso e tens ideias incoerentes a meu ver não compensa;

Para concluir, acho que a melhor coisa a fazer se queres melhorar as temperaturas do portátil é arranjares uma boa base, até podes ser tu a fazê-la, e fazeres ventilações extra na base do chassis do portátil, que seja com cortes ou em furação podes ver um exemplo neste tópico: https://forum.zwame.pt/threads/mod-pequeno-tutorial-insys-gameforce.827197/

1º A ideia é mesmo ser overkill, ter a certeza que arrefece e nunca fica temperatura superior a 75ºC, depois dependendo do utilizador, é permitir "modding" com o portatil de forma a fazer overclock sem riscos de temperatura, ou simplesmente ter um portatil silencioso no verão, etc.
2º Certo tambem tinha pensado alem de arrefecimento por convenção, fazer tambem por condução. Agora com o material dos portáteis de hoje em dia não me parece que seja muito eficiente. Alem que as duas ventoinhas é para ter a certeza que apanha a entrada de ar de qualquer portatil.
3º Isto é um esboço de uma ideia, é mesmo para resolver essas incoerencias, já agora podes aponta-las para corrigir e melhorar?

Claro que estou a espera de levar muito tempo e fazer testes atrás de testes aos vários componentes e até posso nem conseguir chegar ao resultado nenhum, mas agora a ser vencido que seja pelo cansaço e por ter tentado fazer algo diferente, não por não ter sequer tentado, já que tudo o que hoje é possivel, houve sempre uma maioria que disse que era impossivel :P
 
Boas, é algo que também já pensei em fazer, mas introduzindo um sistema genero "figorifico" dentro de uma caixa de um desktop.
Se tiveres possibilidade o melhor seria mesmo começares num desktop, pois como fase de experimentação terias mais espaço e mais facilidade em testar os componentes.


Cumprimentos e boa sorte.
 
Back
Topo