1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ideia - mas como fazer? caixa externa com cd, botão power e usb

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Mitch, 9 de Maio de 2006. (Respostas: 15; Visualizações: 3504)

1. Mitch

Mitch Banido

Eu sei que isto talvez seja um pouco estranho,
    mas dava-me jeito ter o pc um pouco "fora do caminho", o que implica pequena acessibilidade ao mesmo (debaixo de uma mesa).
    a ideia é fazer uma pequena caixa, a colocar em cima da mesa, com leitor cds, botão de power e um pequeno hub usb. com isto quero que fique tudo arrumado entre os dois monitores lcd :)

não sei se estarei a levar isto pela via correcta, mas penso que o necessário será:

- drive cd/dvd slim de portatil (usada - para conter despesa)
    - adaptador drive cd para IDE ou usb (?)
    - hub usb de pequenas dimensoes para "descascar" e embutir na caixa.
    - botão e extensão de fio para ligar pc
    - material para a caixa externa (acrilico? sugestões?)

fiz um pequeno esquema, ainda muito "verde".

que acham? vou na direcção correcta?
    se souberem de maneira mais fácil de fazer isto... força :)
    de referir que nunca trabalhei com acrilicos etc, por isso a maioria do material terá de ser arranjado fora de casa.

2. God_Lx

God_Lx Folding Member

Compra uma caixa externa para a drive de DVD/CD k já tens (Custam uns 35€ novas, usadas são mais baratas), o butão de power basta usares o k vai para a caixa mas arranjar um cabo maior...

É simples de fazer...

3. Mitch

Mitch Banido

eu queria evitar a caixa externa para drive normal por ser assim um bocado "tijolo"...
    bem sei que era uma solução bem mais simples.

alem de que eu gostava disto para fazer alguma coisa mais criativa :D daí o interesse da caixa feita de proposito...

4. God_Lx

God_Lx Folding Member

Olha k há praí caixas externas bem giras, e não são assim tão matacões... Podes até fazer tu uma segunda caixa externa onde englobes a primeira caixa usb e o butão de On/Off

5. azeiteiro

azeiteiro Power Member

pq n descascas umas entradas usb duma tower qq?

fica ainda mais reciclado :D

6. Mitch

Mitch Banido

ora bem, estive a entreter-me :-D malditas insónias

quero fazer o meu ambiente de trabalho ficar mais ou menos assim
    a mesa é bastante funda (1 metro), por isso o pc vai ficar em baixo da mesma, encostado de lado contra a parede, de maneira a ser o menos visivel possivel.
    aquela caixinha entre os monitores deve englobar leitor cd, hub usb, botão power e, se possivel, extensão para auscultadores (lembrei-me disso agora mesmo)

material que será necessário:
    -leitor cd
    -adaptador jae50 to 40 pin ide
    -adaptador ide->usb
    -hub usb slim que dê pra descascar e embutir na caixinha
    -botão (nao faço ideia de onde o desencantar, nem os fios e o jumper para o ligar na board. talvez numa loja de electronica)
    -extensão minijack (macho-femea)
    -acrilico para fazer a caixa (não a quero transparente, a ideia era pintar por dentro para ficar opaca e reflectora)

que acham? demasiado trabalho para tão pouca coisa? lol

7. MaLok0

MaLok0 Power Member

não te esqueças de usar o ultramon para o dual monitor, dá cá um jeito :-)

8. PDI

PDI Power Member

A tia board não tem a opção de ligar bastando mecheres no teclado ou no rato.

9. Acelarado

Acelarado Power Member

acho que devias optar por comprar uma caixa externa por uma razao...
    por ser usb ou firewire (que n sei se existe...)
    pq se nao como vais puxar um cabo ide de dentro da tua caixa??

pegavas compravas uma caixa externa aproveitavas so a ligação usb... e fazias a tua propria caixa externa e ainda podias comprar um front panel adaptar a tua caixa externa para teres usbs.
    depois a parte do power n é dificil... esse podes puxar perfeitamente de dentro da caixa sao so 2 fios...

10. Mitch

Mitch Banido

o cabo ide obviamente não ia dar, mas estava a pensar arranjar um adaptador para USB aparte. sou é capaz de gastar uns 16 euros com os adaptadores (Jae50 para IDE - que teria de comprar no estrangeiro), e IDE para USB), e pode ficar menos bem. tenho de ver as caixas (baratas) que há por aí...

edit: tou a ver que não gasto menos de uns 25 euros numa caixa, e mesmo assim preciso de comprar o adaptador para IDE (já que a drive de cd é slim, ou seja tem conector jae50 e não IDE). torna-se então uma escolha mais dispendiosa... penso eu.

quanto ao power, epá, a bios tem opções pra isso (até pode ser ligado com password em vez de uma qualquer tecla), mas não parece estar a funcionar... vou ver se no manual diz alguma coisa.

/me vai fazer desenhos :D

Última edição: 20 de Maio de 2006
  11. Tuaregue

Tuaregue Power Member

curti o teu projecto, não precisas cabo ide para nada, fazes a comunicação via usb (como tu próprio disses-te), quanto ao botão power isso é uma ideia muito à frente, mas acho que primeiro devias-te concentrar na caixa com o leitor e com as entradas e depois pesquisavas melhor a cena do botão e fazia o upgrade.

Tenta ver os projecto de mini-itx, pode ser que eles tenham por lá alguma solução para as tuas questões.

12. Mitch

Mitch Banido

ora bem, tenho isto mais ou menos encaminhado.
    a caixa é, até ver, uma caixa de um leitor cd interno.
    o leitor de cd da imagem é do meu portátil, pra ver o espaço que ocupa. o que vai ficar ali é outro.
    o hub usb cabe ali muito bem, terei de o colar com um adesivo de face dupla ou coisa semelhante.
    falta o adaptador para IDE + adaptador para USB para a drive cd

a frontal da caixa será provavelmente uma frontal de baía 5.25 duma caixa de pc.
    depois terá de ser rematada, tapando os buraquitos e acertando as beiras. uma pinturazita e talvez um acrilico por cima a dar um brilhozito...

13. Silver Wolf

Silver Wolf The Big Bad Wolf
    Staff Member

muito interessante.
    gostava de ver como isso vai ficar depois de pronto :)

14. Mitch

Mitch Banido

bem, à falta de componentes, que ainda não chegaram, ando com umas ideias de reciclar um pc e construir uma caixinha de dimensões mais reduzidas. a ideia é mais ou menos esta:

isto é para ter lá dentro só os componentes básicos: board, cpu, grafica, disco e psu.
    os cabos vão sair por baixo da caixa, de modo que os lados são todos livres de portas
    o que limita o factor tamanho é, neste momento, a fonte de alimentação.
    curtia arranjar uma fonte mais pequena (e eventualmente um agp riser slot para girar a grafica 90º e ficar paralela à motherboard). mas arrisco-me a que só estas duas peças fiquem tão caras como comprar um barebone :lol:

a estrutura básica seria construida com aluminio (perfil em L), e depois por fora levaria aquela rede metalica e um acrilico com pelicula colorida por dentro.

tou cheio de ideias, mas devia era estar a estudar lol

Última edição: 30 de Maio de 2006
  15. souto

souto To fold or to FOLD?

tens que mudar a posiçao de um jumper qualquer, de modo a que quando o computador desligue, continue a ser fornecida corrente electrica ao teclado e rato.

no manual deves ter o mapa da motherboard.

btw, nice project.

cumprimentos.

16. Mitch

Mitch Banido

já chegou o adaptador usb para a drive de cd, falta a drive e o adaptador para IDE :)
    para o outro projecto, encomendei agora uma fonte micro-ATX de 300w (12.5x10x6.5). espero que se aguente com o pc... :lol: senão é um belo desperdício :D em principio retira-me uns cm à caixa. a ver vamos.

edit: fiz um pequeno esquema de como ficará a caixa, agora o que interessa é tentar perceber se consigo montar isto :-D claro que o resultado final nunca será como eu tenho no desenho... basta ver que aquelas ranhuras no acrilico são bastante complicadas de fazer. penso eu.

click pra aumentar

Última edição: 1 de Junho de 2006

Partilhar esta Página