[Ideias]Reabertura do nucleo estudantil de Linux

worm69

Membro
Boas não sabia bem onde colocar este tópico peço desculpa se não for bem o lugar certo.
É que que eu estou na universidade e em colaboração como uns professores conseguimos reabrir um antigo núcleo de Linux que estava fechado já a uns anos. Gostava de saber se quem ler este tópico tiver uma boa ideia de um evento para atrair pessoas novas para este mundo que é o Linux.
 
Houve um há pouco tempo, o Evento Linux 2015 que está num tópico fixo deste fórum. Mais genericamente podes ver aqui:

http://events.linuxfoundation.org/

Mas a esmagadora maioria dos próximos eventos é na América do Norte e na Ásia. Também não percebi bem se querias saber de eventos que vão ocorrer ou se querias ideias para organizar um evento. Se for a segunda podes dar uma vista de olhos nas talks dos eventos passados para inspiração, e dizer qual é a universidade (ou pelo menos a cidade) também pode ser útil.
 
Eu já participei em eventos mesmo em Univs, no fundo existem dois tipos

1- sessões abertas e instalações ( sistema) + discussão + tertulia + conferências a público
2- sessões dedicadas -discussão por parte de equipas de projectos, de pessoas, com maior ou menor cobertura por exemplo com uma rádio local .

NAs Universidades é fácil basta um pouco de imaginação, normalmente pode-se usar um evento como função puramente divulgativa ou mais colaborativa com projectos próprios ( por exemplo cátedra que desenvolve tal projecto e o quer apresentar à comunidade , pessoal que reabilitou um lab dentro de local tal, ensino de ferramentas e trabalhos , técnicas de manutenção sistema ou servidor etc)

NA verdade com pouca coisa se pode fazer um evento porque existe muita falta de divulgação e normalmente o 1 evento passa mais despecebido o 2 tende a ter maior interesse porque o passar palavra é muito forte e as pessoas ficam muito curiosas, se no 1 evento a ronda de perguntas (foi combinada) no 2 já não dás abasto à quantidade delas.

Conforme os eventos vão crescendo podes ter acesso a que ele mesmo se veja patrocinado ou com capacidade para trazer pessoas com mais notoriedade dentro da comunidade livre por exemplo R.Stallman faz presença em muitas conferências e eventos GNU/Linux em Espanha trata-se apenas de lhe arranjar estadia e transporte segundo sei.

Tens também as equipas hack que no fundo são núcleos de pessoas interessadas em aprender e divulgar que podem trazer gratas surpresas em termos locais já que sendo bastante descentralizados tendem a dar informação de uma forma não convencional aquilo a que eu chamo tertulia em que tanto quem discursa como quem ouve participa activamente ou seja um evento horizontal etc...

Com 2 pessoas apenas se pode fazer muito depende mais até do que vos deixem fazer, eu já vi um evento que nasceu de 2 pessoas em que o projecto inicial foi simplesmente adaptar por pura poupança um laboratório de máquinas numa Univ para GNU/Linux com um servidor dedicado e daí nasceu um primeiro evento em que nos contavam como tiveram que andar aos fins de semana e todos os momentos livres a fazer adaptação de máquinas e desenho de estrutura etc , esse primeiro evento levaria ao segundo e terceiro e foi ficando a semente...

Convem é saberem bem qual é o forte de cada pessoas que possa participar num evento , por exemplo uns sabem Administração de sistema GNU/Linux outros sabem de rede e servidor (secalhar vendem serviço a empresas) outros sabem muito de Ubuntu, outros sabem fazer pequenos adereços para oferecer do evento (artesanais) outros secalhar sabem ajudar a organizar bem (o simples saber andar com um microfone na ronda de perguntas ajuda muito) , outros sabem acompanhar os convidados etc...

Quanto mais organizado for em todos os aspectos mais capacidade tereis de que a vossa voz seja ouvida.
O que às vezes falha e eu tenho ouvido um pouco isso é que os eventos ficam fechados raramente são divulgados integramente tanto pelas UNivs ou centros e resto de comunidade (associações, biblios, departamentos dedicados à cultura etc).

Depois há tipos e tipos de eventos, cá em PT ficam associados muito a marcas pouco têm na verdade de comunidade (temos pouca gente interessada e pouca gente na comunidade, falta de infra-estrutura mesmo em Univs). NA minha opinião os eventos participativos e mais pró comunidade são sempre muito melhores por exemplo o modelo Hispano, Brasileiro, Alemão , Françês. Em espanha temos até exemplos de pontos de convergência para comunidade e empresas veja-se :
http://formados.bilib.es/

Já via FSF e outros - a ideia de eventos é bastante aberta , divulgar e partilhar a partir daí à todo um campo aberto.
 
Andava mesmo a procura de ideias para organizar um evento. Eu estou no Instituto Politécnico de Bragança, obrigado a todos pela participação já me tinham falado em fazer uma Linux Install Party mas gastava de ouvir mais opiniões principalmente de pessoas que já tivessem passado por experiências similares.
 
Eu já pude participar a convite e não tem muito que se lhe diga , digamos que se olha para a infra-estrutura que tem o local , o que com ela se pode fazer e depois começa-se préviamente a fazer.
No meu caso já prestei apoio mas tb já fui a convite eu mesmo dar o que se chama conferência - eu a falar para interessados e tb já pude participar em mesas redondas (é o que mais gosto) , depois há também a tipologia demonstração que tb já fiz por exemplo como instalar um sitema os passos , etc.
Eu faço sempre um backup meu numa agenda e depois vai saíndo basta-me por tópicos, depois gosto de que os da platei falem comigo para tentar perceber o que precisam de saber mas às vezes isso é dificil porque as pessoas acanham-se e tenho de fazer quase figura de tonto a ver se começam a ripostar-me e a partir de que abram a boca uma vez pronto já começam essas a falar sem medos e outras vão por "suporte" .

Um envento fácil é -

1- Calendario de por exemplo 3 dias
2- estrutura
3- ensaio
4- análise de falhas
5 - pŕatica

5.1 - palestras ( sobre GNU/Linux sistema, sobre softwares - neste campo são muito interessantes as Blender, GIMP, criação de documentos e suporte de software livre a documentação e trabalhos do tipo UNIV)
5.2 - práticas de instalação (convém haver usuários já metidos em GNU/Linux e umas pens e cds para oferecer mesmo.
5.3 - Mesas redondas, temáticas comunidade livre, eventos livres, partilhas de exeriências, temáticas de privacidade e rede...
5.4 - Socialização - pequeno encerramento com opção de uma festa ou algo, às vezes acabamos a dançar às tantas...

Outras ideias
Associar imagem própria ao evento e tanto quanto possivel trazê-lo até fora da UNIV ou seja envolvente, está claro todo o merchandising (imagens de distros, autocolantes que se faz em casa com uma impressora para por nos pcs, se houver alguém dado a artesanato (falo de artesanato mesmo) por exemplo pode fazer objectos com palavras ou ícones do Software Livre , TUX, GNU etc coisas que tenham um valor pelo seu ser enquanto objecto e muito em especial tentar elencar o evento ou os futuros eventos o mais possivel com a população local por modo a irem tendo um lugar no centro cultural e de apoio à comunidade local - porque será aí que poderão prestar depois apoios a população ajudar em requalificação de máquinas etc...

Pensar tb em poder obter o acesso a pontes com entidades de divulgação e diversificação de palavra ; Câmaras, Biblios.
Desenvolver aplicativos próprios para a região ou para uma distro e colocar num kit do vosso grupo que pode ser distribuido ou vendido a titulo simbólico para ser usado em futuros eventos ou apoiar uma causa social / animal local etc...


Os eventos não dependem tanto do que se deve fazer senão do que voçês sabem e podem fazer, pois para a comunidade livre qualquer contributo já é bom ( um simples usar software livre é uma grande contribuição) , com o tempo ele pode crescer e se estiverem num local em que as pessoas se interessem e os serviços culturais da região quiserem podem fazer coisas interessantes mais ainda tendo o apoio da Univ a qual pode até perceber que apoios e potencias pode ter no vosso grupo Linux desde logo podem vir a mudar muito do vosso entorno depende de terem tempo e pessoas capacitadas para tal , algumas ideias de projectos começam com pequenos grupos que depois podem crescer tanto a nivel individual como conjunto.
 
O evento mais comum para organizar é uma Linux Install Party, portanto em geral ajudar malta a instalar Linux.

No Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto todos os anos há uma linux install party e costuma ter sempre alguma adesão. Nem que seja pela curiosidade.

Este ano até tivemos uma palestra / Mesa redonda, bastante interessante :)
 
No Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto todos os anos há uma linux install party e costuma ter sempre alguma adesão. Nem que seja pela curiosidade.

Este ano até tivemos uma palestra / Mesa redonda, bastante interessante :)

As Univs têm feito um trabalho fantástico no acesso e visibilidade GNU/Linux e têm sido as únicas capazes e com afinco de fazer isso com trabalhos maravilhosos, pena é que depois na comunidade onde se inserem não se espalhe a voz com , a meu ver , culpa dos departamentos de cultura e eventos locais.
Força e um viva a todas e cada uma das instituições portuguesas de educação superior ou não que primem por fazer o que é certo, eficiente e capaz para o futuro.
 
Exemplo de um evento já com muitos anos

[youtube]
[/youtube]

Vendo exemplos concretos ajuda sempre para poderem ter ideias e talvez nascerem novas ideias de ideias já colocadas em prática nesses outros exemplos.
 
Minguno obrigado pela ajuda vou organizar Linux Install Party. Reunir com a malta mais activa e ver o que se pode fazer em que cada um pode contribuir tentar arranjar temáticas interessantes para divulgar e atrair novos utilizadores. Depois dou novidades!
 
Última edição:
Minguno obrigado pela ajuda vou organizar Linux Install Party. Reunir com a malta mais activa e ver o que se pode fazer em que cada um pode contribuir tentar arranjar temáticas interessantes para divulgar e atrair novos utilizadores. Depois dou novidades!

Recordem-se de solicitar junto da Univ a requisição de uma câmara e micros, para poderem gravar tanto a parte prática como possivel parte contribuidores (relato de experiencias , discussão etc) , se puderem ter na Univ uma página com os videos acesiveis e abertos isso dar-vos-á mais visibilidade na comunidade , a comunidade GNU/Linux assente numa base muito voltada para a WEB quem tenha visibilidade e conteúdos acessiveis começa logo a ser mais conhecido e conforme a ideia for crescendo possivelmente tereis acesso a pessoal que vos contactará a partir dos canais oficias de distros , essas pontes vão sendo feitas mas convém ter essa visibilidade e poderem perceber o que se faz e como se pode ajudar.

De resto do pequeno se faz grande e neste mundo por pequena que seja a contribuição é sempre muito importante.

Dexio-te mais exemplos ->

[youtube]
[/youtube]

[youtube]
[/youtube]

Parabéns pela ideia, força.
 
Back
Topo