Identificando componentes electrónicos

boa ideia...;)

Off-Topic: Alguém me pode dizer a voltagem correcta a aplicar num LED de alto brilho? tenho aqui 5 LED's destes e queria ligá-los num dos meus projectos...
 
podem sempre fazer como um preguiçoso que eu conheço (eu :D) e ligam a 5V sem qualquer resistencia....:lol: resistiram os leds :P
 
site porreiro, mas uma dica, adiciona uma secção para smd's, isso sim confunde muita gente

edit:
já agora também não te esqueças das termistores,ptc e ntc e os reostatos
 
Última edição:
podem sempre fazer como um preguiçoso que eu conheço (eu :D) e ligam a 5V sem qualquer resistencia....:lol: resistiram os leds :P

Eu pus-me na brincadeira com os led's e liguei 4 a uma pilha de 9v, resultado: so os 2 vermelhos e que davam e os 2 verdes estavam quase que apagados... e acho que ja queimei um... os led's azuis de alto brilho sao muito caros aqui no porto... 1,5€... (estão malucos... :S)



site porreiro, mas uma dica, adiciona uma secção para smd's, isso sim confunde muita gente

edit:
já agora também não te esqueças das termistores,ptc e ntc e os reostatos

verdade... muitas pessoas pensam que THT (nao sei se é assim que se escreve...) e SMD são a mesma coisa...
 
A ideia parece boa, mas tem alguns erros tecnicos.
Corrige lá isso para eu ir "roubar" os esquemas.

EDIT:
Qual é a diferença dos SMD's para os "normais" ?

As referencias já sei que por vezes são diferentes, mas de resto... são iguais.
 
Última edição:
Eu pus-me na brincadeira com os led's e liguei 4 a uma pilha de 9v, resultado: so os 2 vermelhos e que davam e os 2 verdes estavam quase que apagados... e acho que ja queimei um... os led's azuis de alto brilho sao muito caros aqui no porto... 1,5€... (estão malucos... :S)

aqui tambem...1.5€ cada...

agora mando vir do ebay...100 leds ja com portes 7-8€ :) de alto brilho e cores a escolha....

pelo menos os azuis, aguentam 5V na boa sem resistencia (isto de ter leds baratos dá pa testar :D)
 
A ideia parece boa, mas tem alguns erros tecnicos.
Corrige lá isso para eu ir "roubar" os esquemas.

EDIT:
Qual é a diferença dos SMD's para os "normais" ?

As referencias já sei que por vezes são diferentes, mas de resto... são iguais.

muita coisa, a começar pelo tamanho não necessitarem de perfuração na placa

smd2.jpg
smd1.jpg


mais wikipedia
 
ok, e a nivel de electrico? São equivalentes aos "normais" certo?
Pergunto isto porque... por exemplo, se numa placa, queimar um regulador de tensão, tipo um 7805 SMD, podemos por um 7805 "normal", certo?

EDIT:
Ese projecto está impecavel.
http://electrotuga.com/revimp.htm
 
Última edição:
Eu ainda para aqui tenho um projecto feito em TTL, de um portão de garagem com temporizador e sensor. Se alguém quiser, posso postar, e até posso mandar mesmo o projecto detalhado por PM :D
 
Sobre os leds

Olá a todos deste e do outro lado do oceano atlântico.
Pessoal, sou estudande de eletrônica (por conta própia, isto é sem escola) e estou as voltas com os leds, qual a melhor maneira de ligá-los : em serie ou paralelo?
Vi que em paralelo é mais facil e para reduzir custos podemos usar fonte de 3,5v e com corrente suficiente para quantos leds forem necessários ? Como exemplo: uma fonte de 3,5v como o led alto brilho consome de 10mA até 20mA, podemos usar 15mA para calculo e ai teriamos uma fonte de 3,5v com 300mA para acender 20 leds alto brilho, está correto?
Se alguem puder me ajudar, serei eternamente grato.
 
Olá a todos deste e do outro lado do oceano atlântico.
Pessoal, sou estudande de eletrônica (por conta própia, isto é sem escola) e estou as voltas com os leds, qual a melhor maneira de ligá-los : em serie ou paralelo?
Vi que em paralelo é mais facil e para reduzir custos podemos usar fonte de 3,5v e com corrente suficiente para quantos leds forem necessários ? Como exemplo: uma fonte de 3,5v como o led alto brilho consome de 10mA até 20mA, podemos usar 15mA para calculo e ai teriamos uma fonte de 3,5v com 300mA para acender 20 leds alto brilho, está correto?
Se alguem puder me ajudar, serei eternamente grato.

Sim, em paralelo deve dar mais ou menos essa quantidade de LEDs, assumindo que a fonte tem essas características.

O problema da ligação em série é que a corrente num LED é igual à de todos os outros, logo seria preciso um maior valor de tensão (voltagem) para alimentar vários LEDs em série com aproximadamente a mesma corrente. Além disso, se um LED se danificar, passa a comportar-se como uma resistência de valor muito elevado, logo não permite a passagem de corrente nos outros LEDs. Já no paralelo, isso apenas significa que nesse LED avariado não passará corrente.


Por exemplo, 3 LEDs de 3.5V 15mA:

Série: corrente da fonte igual à corrente em cada LED = 15mA
_____ tensão da fonte igual à soma da tensão em cada LED = 3.5+3.5+3.5=10.5V

Paralelo: corrente da fonte igual à soma das correntes em cada LED = 15+15+15=45mA
_______ tensão da fonte igual à tensão em cada LED = 3.5V
 
Última edição:
Em série tens o problema de se um LED se lixar, os outros apagam-se; Em paralelo se um queimar, vai passar mais corrente pelos outros e podem-se queimar 1 a 1, se a resistência for global em vez de individual.


Cumps
 
Back
Topo