Identificar componente numa fonte de alimentação.

Boas,

Como já tinha dito a minha antec queimou.

Após descobrir que a avaria tinha sido motivada por um aracnídeo :mad: resolvi abrir (f*****do assim a garantia) e verifiquei que tem um componente queimado.

http://paginas.ispgaya.pt/~dsg/componente-r.JPG
http://paginas.ispgaya.pt/~dsg/componente-r2.JPG
http://paginas.ispgaya.pt/~dsg/componente-r3.JPG

À primeira vista parece-me realmente ser um condensador de ceramica, o problema é que não tem referência marcada no componente.

Agora.... alguem saberá dizer qual a referência dele ?

Não dá para ver muito bem, mas os fios da alimentação (castanho e branco) ligam na board, logo atrás deste condensador, logo, parece-me ser um filtro.

Outra coisa, cada vez que eu tento ligar a fonte, da-se um curto circuito neste componente, saltando uma faísca por aqueles dois buracos pretos que apareceram no componente. O dijuntor onde está inserido a tomada que estou a usar, dispara, e fico sem electrecidade em casa.


Any ideas ?
 
Neps isso não é um condensador, é uma resistência térmica... não sei se é PTC ou NTC... :rolleyes:


Ok acho que é um PTC porque está em série com os 220V... à partida os PTC tem uma resistência muito baixa quando estão frios e sobe quando aquecem...

para isso queimar dessa maneira significa que tens um curto nessa zona e nesse caso o PTC como tem resistência baixa, deixa passar muita corrente e "derrete" como se fosse um fusível

se substituires isso por outro igual vai-lhe acontecer o mesmo, o prob não está ai, procura outro componente queimado


Cumprimentos
 
isso tb pode ser um varistor,resistencia que varia com a voltagem,protege de picos,se a voltagem aumentar dum certo valor faz curto evitando que possa estragar mais cenas,muitas das vezes a pastilha e tanta que rebentam mesmo,tira isso para fora e ve se tem alguma coisa escrita.
 
" Após descobrir que a avaria tinha sido motivada por um aracnídeo "

Só por curiosidade.. como descobriste isso?

1 abraço.


P.S. - O gajo tinha patas metálicas ou quê ? :wow:
 
[ThunderS] disse:
" Após descobrir que a avaria tinha sido motivada por um aracnídeo "

Só por curiosidade.. como descobriste isso?

1 abraço.


P.S. - O gajo tinha patas metálicas ou quê ? :wow:


isso significa que como não tens dedos metálicos, nao apanhas choque nas fichas :p ?

os bichos estavam mesmo por baixo deste componente que queimou, por isso juntei 2+2



De qualquer modo, isto realmente não sei se está em série ou paralelo com a entrada de alimentação, mas amanha vou desmontar a fonte toda e logo se vai ver.
Pelo que percebi, se isto for mesmo uma resistencia térmica (termistor??) qual deveria ser o valor a usar ? não posso simplesmente aplicar um xunt nisto e c***r nesta protecção ?

no extremesystems disseram-me isto :

persivore disse:
The component is a thermistor which is put in series with the supply rails to limit inrush currents when the PSU is first turned on. The fact that it has died suggests that there is a bigger fault somewhere in the power supply causing it to trip fuses.

Pelos vistos é mesmo um termistor, falta saber o valor a usar....
 
spastikman disse:
isso significa que como não tens dedos metálicos, nao apanhas choque nas fichas :p ?

os bichos estavam mesmo por baixo deste componente que queimou, por isso juntei 2+2

Lol.. a parte do P.S. era a reinar :P mas a parte da curiosidade, por acaso tive curiosidade em saber como tinhas desconfiado disso. Já tenho a curiosidade satisfeita, lol.

TKs :x2:
 
Pois eu também tava com essa dúvida de como ele sabia que tinha sido causada por um aracnideo pois ele disse que só resolveu abrir a fonte após ter descoberto que a avaria tinha sido causada por um aracnideo... Como é que o aracnideo entrou aí pá? De qq maneira penso que não devias ter aberto a fonte, lá se foi a garantia pó c****** =\

Cumps []
 
pois foi ... foi um acto irreflectido... ando stressado a espera da nota de um exame....e farto de esperar pelas maravilhas estou eu. perdi a paciencia, e pronto abri a a fonte. Os gajos da Antec tb já me fizeram um manguito, disseram que não podiam revelar informações.


Como eu disse, tive este PC a funcionar pelo menos Ano e meio a dois anos, sem parar (a não ser para fazer reboots), esta montado ao meu lado (ou seja, sem caixa), por isso imaginam a quantidade de pó que obsorveu (ok não imaginam ... eu vou tirar uma pic ao dissipador do processador que está à cerca de 1 ano a funcionar, quando tirei o WC), esteve parado duas semanas pois ia trocar do meu XP-M para A64. Visto que ainda me falta $$ para a grafica (que tb tem de ser PCI-E) resolvi por a trabalhar mais uns tempos, só que neste periodo de duas semanas, duas aranhitas devem ter axado aquela camada de pó mt confortavel, e resolveram instalar-se.


O PC trabalhou durante 5 segundos até ter dado um "estalo" que pareci uma bombinha muito fraquinha a rebentar (ou a cabeça de uma aranha a estourar :p ).

Quando desliguei a corrente, abri a fonte, lá estava uma aranha em cima de um dissipador, e outra aranha, mesmo por baixo deste componente queimado.

O que me leva a crer, que quando pus a fonte a trabalhar, as aranhas assustaram-se com a corrente de ar gerada pelas duas fans, tentaram mexer-se, e foram electrocutadas. De qualquer modo, era muita coincidencia, ter uma aramnha morta, mesmo por baixo do componente queimado.

De qualquer maneira, será que posso abrir umas quantas fontes, procurar um parecido/igual e colocar lá ?
 
Back
Topo