Identificar transístor.

kasmafan

Power Member
Boas

O portátil lenovo da xerifa morreu, abri e descobri um transístor queimado ali perto da entrada dc mas não dava para ver a marcação. Após analisar a placa descobri um transístor noutra área da placa que me pareceu ser igual, troquei pelo carbonizado e o portátil voltou a funcionar normalmente. Imagem som teclado USB trackpad, rede, Wi-Fi. Apesar de me parecer tudo bem gostava de repor o componente em falta. Pela marcação não encontro nada, se alguém puder ajudar agradecia.

Imagem do componente
https://www.imgpaste.net/image/KKEIiE

Localização dos transístor.
https://www.imgpaste.net/image/KKEOOs

Traço vermelho é donde tirei o transístor, a bola verde é o sitio do queimado.

Obrigado
 
kasmafan

isso é um MOSFET (transístor de efeito de campo) portanto procuras por no google pela referência - "Transístor P-MOSFET SMD - AO3413"
que encontras n lojas a vender isso, é claro que sendo tão barato só aos pacotes de x unidades.

Já deu para perceber que percebes pouco do assunto, e foste numa à sorte e ver no que dá, a coisa correu bem, no entanto, podia ter corrido muito mal, pois existem vários tipos de transístores e no seu interior não funcionam todos da mesma forma, logo andar a trocar componentes parecidos em situações dessas, das duas uma, ou resulta em queimares outro componente por não ser indicado, ou não dar nada novamente pois removeste outro componente de outro ponto do circuito que era vital para o funcionamento.

Por isso é que existe esquemas, o que nessa situação só mesmo os representantes é que tem acesso, tentar reparar isso sem referência do componente à cegas é como jogar no euro milhões, mesmo quando não existe nada queimado visível, mas existe um componente que morreu, não é propriamente fácil dar com ele logo às primeiras.

Agora muito cuidado a soldar isso se não acabas com o componente e as respetivas pistas, já deu para ver que isso levou algum pico de tensão no circuito de alimentação o que levou o MOSFET a queimar.​
 
Obrigado, sim não tenho formaçao nenhuma em eletronica, o que sei foi aprendido a mexer em tudo e mais alguma coisa, não tenho medo de mexer :D
O risco foi calculado pois avariado já ele estava e medi tudo ali em volta primeiro para ver se não existia nenhum curto. Tenho muita prática com ferro de soldar e alguma com estação de ar quente que foi o que usei para remover os componentes.
Quando andei á procura na placa por "transistor" igual tentei ir ver na zona de audio ou qq coisa menos crítica para o funcionamento pois é preferivel não ter som e o portatil funcionar que o contrário :D
O componente tem a marcação 543 33 sendo o 33 na vertical. Como chegaste à conclusão que é um AO3413? Nota não estou a duvidar do que dizes é mesmo para aprender.

mais uma vez obrigado
 
kasmafan

Como sou técnico de instalações elétricas, eletrónica, automação e comando, conheço os componentes e designações, logo bastou pesquisar por "SMD" que é o seu formato e a respetiva referência, ou seja "SMD 3413" o que encontrei logo algo que se chama "datasheet" que é o ficheiro do fabricante com a referência e todas a características desse componente, depois foi fácil extrair a referência --> transístor MOSFET AO3413

Para veres o datasheet basta clicares neste ->link<-
 
kasmafan

Desculpa vi mal o números pareceu-me ver 3413 quando na realidade é 5433, e mesmo assim o 1º e 3º dígitos não se vêm lá muito bem, mesmo com zoom.

Assim sendo é um Transístor NPN com a referência - 2SC5433 - datasheet - >link<- , o problema é que cá não estou a encontrar esta referência à venda, só lá fora, e como é de esperar apesar de ser barato vem sempre em grandes quantidades.

Posso é tentar ver se existe algum equivalente, mas isso vai levar um pouco, pois tenho de verificar as características e procurar um que sirva em substituição.
 
Back
Topo