1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Avaria "Identifying IDE drives" dá-me este erro no boot

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por fabio_c, 23 de Abril de 2012. (Respostas: 18; Visualizações: 1325)

1. fabio_c

fabio_c Power Member

Boa tarde,

O meu pc fixo começou a dar este problema nas ultimas semanas...
    Uma vez que não o uso muito e não tive tempo para me dedicar a ele só hoje decidi perceber o que se passa realmente.

Dá o erro "Identifying IDE drives" e fica sempre nesta situação.

A motherboard é uma Asrock 775twins HDTV.

Se alguém tiver aguma ideia do que se passa de errado e me caso me queira dar umas luzes ficaria eternamente agradecido.

EDIT: Quando inicio o PC e quero aceder ao setup da BIOS não posso porque aparece sempre o mesmo ecrã a dizer "Identifying IDE drives"

Muito obrigado.

Última edição: 23 de Abril de 2012
  2. ptfuzi

ptfuzi Power Member

que dispositivos tens ligados por ide? como estão os jumpers configurados??

3. fabio_c

fabio_c Power Member

Somente tenho a drive de DVD com ligação Ide. O disco está ligado como sata

4. ptfuzi

ptfuzi Power Member

mete o jumper em master e vê se continua

5. toquio

toquio Power Member

fáz o que o ptfuzi diz. (mas podes tár com problemas no disco rigido esperimenta desliga-lo e ver se entras na bios)

6. fabio_c

fabio_c Power Member

Mal chegue ao quarto vou por o jumper em master. E vou também testar desligar o disco e verificar se consigo aceder à bios

7. fabio_c

fabio_c Power Member

O jumper de qual periféricos? A drive de DVD é o único que tem jumper

8. ptfuzi

ptfuzi Power Member

se só isso é que está ligado por ide confirma se o jumper está em master, também poderá ser um problema dessa drive ou do cabo..

9. fabio_c

fabio_c Power Member

Ok vou verificar isso então

10. fabio_c

fabio_c Power Member

Bom dia.
    O meu PC continua a dar o mesmo erro....

Tive muito tempo sem o ligar visto que não consegui achar o problema e surgiu a época de exames...

Alguém que me ajude?? É que nem à bios consigo aceder....

11. Marcelo5

Marcelo5 Power Member

exprimenta desligar a drive de cd/dvd e liga o computador

Última edição: 13 de Julho de 2012
  12. fabio_c

fabio_c Power Member

Já fiz isso, inclusive desliguei tanto o HDD que estava ligado como Sata e a drive de CD/DVD que está ligado por IDE.
    Já liguei um HDD diferente de um outro fixo meu e dá sempre o mesmo erro...

Estranho é que nem à BIOS consigo aceder... passa logo para esse ecrã que mostra o erro....

Tou em fase de desespero xD

13. atlante

atlante Power Member

Primeiro tira a pilha da motherboard a ver se o seu reboot te permite aceder.

Se falhar, tira uma a uma as drives até conseguires aceder à BIOS. Tem atencäo a näo ter nenhum USB storage conectado que poderá ser origem dos problemas.

Cumps

14. fabio_c

fabio_c Power Member

Tirei a pilha da motherboard, desliguei todas as drives e ainda nao consigo aceder à BIOS....

Obrigado.

15. fabio_c

fabio_c Power Member

Boa tarde. Hoje efectuei o seguinte procedimento:
    - fiz reset ao CMOS;
    - liguei um disco rígido que tinha ca em casa por IDE;
    - liguei o PC e pela primeira vez surgiu-me aquele ecrã com as informações todas, só que a única opção que tinha para escolher era para a escolha do Boot. Seleccionei essa opção é volta-me outra vez ao ecrã que indica o erro que reportei atrás:
    "ULi RAID V1.13 (M5287)
    (c) ULi Electrónica Inc. 2005, All Rigts Reserved
    Identifying IDE drives"

Última edição: 14 de Julho de 2012
  16. touromelga

touromelga Banido

isso das uma ou a bios está com problemas, ou o controlador ide da board já teve melhores dias, portanto remove os discos ide, reseta a bios novamente e tenta entrar bios e desativa a detecção automatica dos hdd...

17. fabio_c

fabio_c Power Member

Muito Obrigado pela resposta.

Fiz tudo:
    - desliguei a alimentação;
    - troquei os jumpers;
    - tirei a bateria;
    - esperei um certo tempo;
    - voltei a colocar;
    - inseri o jumper no local correcto;
    - liguei a alimentação;

tudo igual, sem nenhum periférico ligado e volta-me para o mesmo ecrã de erro...

Eu queria ter certezas antes de comprar uma board nova(o dinheiro não cai...) mas parece que o problema é da board correcto?

EDIT: O que eu acho estranho é o facto de nem mostrar o POST screen.... E quando o mostra(uma unica vez) não mostra a opção de aceder à BIOS...

Última edição: 14 de Julho de 2012
  18. touromelga

touromelga Banido

bem pela tua descrição isso vê-se mesmo que já deu o que tinha a dar, se nem com um simples reset isso normaliza, então a MB está com problemas, e mesmo que seja a nivel de bios, tentar carregar uma bios sem isso fazer Post é um desafio o que não compensa o tempo perdido e sem garantias de reanimar...

portanto eu ponderava mesmo, era pensares em investir num pc actual e deixar isso de lado, pois investir por investir só mesmo numa MB usada, nova isso já é mandar dinheiro fora, pois isso já está muito desatualizado, pois hoje mudas a MB a manhã outra coisa qualquer, alem do mais ainda andas com discos ide quando o ide já foi substituido pelo sata que já vai na fase 3 ou seja com 3º geração...

19. fabio_c

fabio_c Power Member

Muito Obrigado pela resposta.

Os discos que uso já são Sata. IDE somente as drives. Mas penso que vou investir numa motherboard nova...

Partilhar esta Página