1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

IE7 Vs. Everyone Else

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por greven, 14 de Fevereiro de 2006. (Respostas: 36; Visualizações: 1911)

1. flak

flak Power Member

Interessante.

2. falco

falco Power Member

O artigo começar por falhar ao dizer que o crescimento utilizadores de Firefox tem abrandado, depois passa por dizer que o Opera era alternativa de uma que parece que era a única ou mesmo relevante, o que não é de forma alguma verdade, a verdade é que o Netscape sempre teve muito mais utilizadores que o Opera e que o Opera só relativamente recentemente (2000 e tal) é que se tornou popular.

O pior de tudo é que o artigo não se limita a começar mal. O artigo continua mal pois:

* compara browsers de gerações diferentes, pois os browsers comparados não são todos da mesma idade, o ie 7 só vai estár pronto lá para meio do ano ou mais e o Opera 9 também ainda está em desenvolvimento, enquanto que o Firefox é a versão estável actual. Ou seja, para comparar de forma justa, ou se compara as próximas versões de todos, ou se compara as versões estáveis. Qualquer outra comparação seria injusta para alguns browsers. Como resultado disto acontece que ele atribui ao ie features que alegadamente não estão no(s) concorrentes, mas não menciona que também muitas dessas features estarão presentes nas próximas versões dos outros browsers.

* elogia features nos browsers sem dizer se os outros têm ou não essa feature o que facilmente pode induzir as pessoas em erro. Por exemplo fala de uma medida anti-cross site scripting, que por exemplo sempre existiu no software da Mozilla Foundation, pois foi introduzida no seu antepassado Netscape Navigator ainda na versão 2.0. e não tenho qualquer razão para acreditar que o Opera também não tenha, mas há mais casos destes em todo o artigo, quer a favor do ir, quer a favor do Opera (alias a parte dedicada ao Firefox é de qualidade muito fraca, mesmo quando comparada com o resto do artigo).

* no artigo menciona-se algumas features do novo ie que não estão presentes no Firefox, e é verdade, o que parece que o autor se esqueceu é que algumas (não todas) delas já tiveram presentes em produtos da Mozilla Foundation, mas que foram retiradas por não serem realmente uteis, ou terem mais pontos negativos que positivos para a maioria dos utilizadores e que por isso agora estão disponíveis apenas como extenções para aqueles utilizadores que realmente as quisérem/sentirem que é mesmo necessário para eles, outras das funcionaliades são de usabilidade discutivel e ainda se debate a melhor forma de fazer as coisas, outras delas estão presentes em alguns dos produtos da Mozilla Foundation, mas não em outras porque descobriram-se problemas de usabilidade associados e ainda não há solução para esses problemas.

Por exemplo o botão para fechar tabs em cada uma das tabs está presente no Mozilla Camino, está disponível no Mozilla Firefox através de extenções, no Opera e no Apple Safari. No entanto chegou-se à conclusão que existem dos problemas com isto:
    - se o utilizador tiver muitas tabs abertas o botão ocupa espaço que poderia ser utilizado: para mudar de tab, para dar informação sobre o conteúdo da tab, ou mesmo ver a própria tab (fica fora da janela);
    - muitos utilizadores carregam frequentemente no botão acidentalmente fechando a tab;
    Existe uma regra utilizada para a usabilidade em GUIs que contraria a utilização de botões em cada tab podem conhe-la melhor em: http://en.wikipedia.org/wiki/Fitts'_law

Mas há mais casos em todo o artigo.

* O artigo tem várias falhas quando faz a referências históricas, por exemplo esquece-se do Mozilla Navigator que fazia parte da Suite da Mozilla, e que agora se chama Seamonkey, e diz que o Opera foi o primeiro browser com tabbed browsing, quando na verdade não foi (o primeiro foi o InternetWorks).

* Diz que a forma como a comunidade Mozilla trabalha não é inerentemente melhor para a segurança, quando a verdade prova o contrário sendo que em média a equipa do Mozilla Firefox, lança patchs mais de 110 dias antes da equipa do ie e que em média os utilizadores do ie estão expostos a ameças quase o dobro do tempo no que toca a falhas criticas... E mais ainda há estudos que provam que quando as falhas são do conhecimento publico os fabricantes corrigem-nas mais depressa do que quando são mantidas em segredo e todas as falhas do Firefox, são sempre do conhecimento publico devido ao modelo de desenvolvimento e de controlo de falhas da Mozilla Foundation.

* Chama browser ao Maxthon, quando este é apenas um conjunto de componentes para o ie...

A única coisa que o artigo faz bem é dizer que o ie 7 tem novas features...

3. alph

alph Power Member

Isso é exagerar. É um browser baseado no motor do IE, assim como o Firefox é baseado no Gecko.

Mas claro, o artigo toca num assunto engraçado mas não o explora lá muito bem.

4. Morpheus

Morpheus Banido

o problema dos reviews é terem de fazer a review e não se debruçarem minimamente na pesquisa... ou a falta da mesma...só o facto de haver inumeras extensões para o firefox faz dele um browser excelente por natureza... não estou a por de lado o outros browsers visto que existe mto webmaster que n sabe optimizar o seu site para o Mozilla e para o Opera o que é injusto visto que vai contra a ideia de liberdade de escolha que a propria internet nos incute...

5. kidloco

kidloco Power Member

Não percebia porque raio o Firefox não tinha o Close em cada tab...agora fiquei a saber, obrigado.

Já agora, sabes qual a extensão para ter essa feature ? é que eu não abro assim tantos tabs :)

6. guitar_boy

guitar_boy What is folding?

Eu para fechar tabs uso o botao do meio... Não sei se ajuda, mas se calhar muita gente não sabe :)

Cumps

7. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Eu n sabia... :D Que jeito que dá.

8. No meu caso é mesmo all > IE

Esqueci esse browser ;)

EDIT: uuuuuh... um post em hora leet :D

9. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Estava a ler as "queixinhas" mais acima e a pensar exactamente isso! ;) Para que diabo se precisa de um botão? :)

10. kidloco

kidloco Power Member

Porque nem todas as pessoas têm ratos com 3 botões...

11. abc

abc [email protected] Member

A dor de só ter um botão :D...

12. God_Lx

God_Lx Folding Member

ctrl + w, uma mão no rato outra no teclado... Muito mais practico que mexer o rato...

13. timber

timber Zwame Advisor

14. abc

abc [email protected] Member

LOL É isso mesmo... Mas nos portáteis continua-se com um botão. Gosto muito do MM, exposés, dashboards e companhia ganham muito com um rato com muitos botões. Eu no entanto uso o meu velho MX700...

15. greven

greven Folding Artist

Muitas das coisas que o falco aponta são verdade. Mas também é verdade que o iE 7 (que nem Beta é ainda) está bastante bom, quando mais o uso mais gosto do mesmo. Está bastante rápido, mais que o firefox. O próprio Opera é mais rápido no rendering que o Firefox, este ainda sofre de muitos bugs de slowdowns no rendering de páginas que não acontecem no Opera ou no iE. Apesar do último security patch ter resolvido muitas destas questões.

Apesar disso, ainda uso Firefox. É o que ocupa mais memória, tem mais memory leeks bugs (apesar de como disse, estar melhor), mas ainda é o que gosto mais unica e exclusivamente por causa das extensions.

16. kidloco

kidloco Power Member

Já te *odo :D

EDIT:
    Já tenho um, obrigado :berlusca:

ps: eu uso a Maçã+W ... mas isso uso para qualquer coisa no sistema ... mas eu quero é mesmo com o rato ... muitas das vezes tou aqui a coçar os tomates com o rato no joelho, e a 1 metro da secretária :D

Última edição: 14 de Fevereiro de 2006
  17. kazuza

kazuza Power Member

Close TAB on click... :rolleyes:

18. God_Lx

God_Lx Folding Member

kidloco com um rato desses e o timber é k é gay ? LOL

Já entendi pq é que as meninas gostam de macs :P

19. kidloco

kidloco Power Member

Pagam-me pra usar ratos destes... por mim até me podias chamar de bixa... u get the bike, i get the money :D

Partilhar esta Página