Partilha [IGN] 100 Melhores RPG's de todos os tempos

Shiny

Power Member

Role-playing games have a long and fascinating history. From its humble tabletop origins, the RPG has grown and evolved over the years into the most dominant and ambitious game genre, boasting a catalog as critically acclaimed as it is diverse. The best RPGs embrace a rich storytelling tradition as well as deep and engaging gameplay to create universes that are as exciting to explore as they are thrilling to quest and do battle in. And we’ve sunk hundreds — sometimes even thousands — of hours immersing ourselves in those incredible universes, whether that be stunning high fantasy kingdoms full of knights and dragons, exciting sci-fi realms brimming with possibilities, or even extraordinary versions of our own world.

But which RPGs are the best of the best? Which RPGs were influential enough to lead the rest, or bold enough to question the mold in new and exciting ways? Which RPGs gave us the richest characters, worlds, and stories — experiences we’ll never forget? IGN got its biggest RPG fans in a room to find out. Below are the Top 100 RPGs of All Time.

The main elements we examined:

  • Story (Is it compelling, well-written, or uniquely told?)
  • Presentation (Is its sound, music, and/or visual style particularly strong?)
  • Character progression (Is there satisfying decision-making when it comes to building a character, choosing a combat style, or making other decisions in the game world?)
  • Combat (Is it fun? Innovative? Does it ask the player to make interesting choices?)
  • Systems (Is there an interesting dynamic between its various meta systems?)
Because the RPG is a particularly diverse and hard-to-define genre, it was important for us to nail down exactly what qualifies as an “RPG.”

For the purposes of this list, we defined an RPG as a game that includes:

  • Persistent character progression (including player-exposed stats)
  • Combat that is a significant part of the experience
  • Choices and consequences
  • Story
  • Exploration
  • Character building and customization
No início deste mês a IGN começou a fazer a sua própria lista dos 100 melhores RPG's de sempre. Não sou fã da IGN, mas como adoro ver listas deste tipo decidi partilhar com a comunidade. E após acabar de ver a lista toda, posso dizer que fui surpreendido pela positiva apesar de algumas decisões em que discordo completamente. Que vocês acham desta lista?

Aqui está a lista inteira para quem quer dar uma vista de olhos rápida:

100 - EverQuest
99 - Wizardry 8
98 - Titan Quest
97 - Fable II
96 - Torchlight II
95 - Pillars of Eternity
94 - Front Mission 3
93 - The Bard's Tale
92 - Betrayal at Krondor
91 - Freedom Force
90 - Divinity: Original Sin
89 - Dragon Age: Inquisition
88 - Darkest Dungeon
87 - Ys Book I & II
86 - Kingdom Hearts II
85 - Chrono Cross
84 - Dragon Warrior VII
83 - Final Fantasy
82 - Ultima Underworld: The Stygian Abyss
81 - EVE Online
80 - Mario & Luigi: Superstar Saga
79 - Star Ocean: The Second Story
78 - Illusion of Gaia
77 - Valkyria Chronicles
76 - Icewind Dale II
75 - The Legend of Dragoon
74 - Disgaea: Hour of Darkness
73 - The Witcher 2: Assassins of Kings
72 - Neverwinter Nights 2
71 - Jade Empire
70 - Fire Emblem Awakening
69 - Odin Sphere Leifthrasir
68 - Undertale
67 - Ni no Kuni: Wrath of the White Witch
66 - Pool of Radiance
65 - Dragon Quest VIII: Journey of the Cursed King
64 - Lunar: Eternal Blue
63 - Phantasy Star Online
62 - Breath of Fire III
61 - Lunar: Silver Star Story
60 - Shining Force II
59 - Golden Sun
58 - Lufia II: Rise of the Sinistrals
57 - Tales of Vesperia
56 - Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars
55 - Shadow Hearts: Covenant
54 - The World Ends With You
53 - Phantasy Star IV
52 - Final Fantasy VII
51 - Stardew Valley
50 - Persona 5
49 - Xenoblade Chronicles
48 - Dragon Age: Origins
47 - Shin Megami Tensei: Persona 3
46 - Grandia II
45 - Demon's Souls
44 - Xenogears
43 - Tales of Symphonia
42 - Vampire: The Masquerade – Bloodlines
41 - Skies of Arcadia
40 - Final Fantasy IX
39 - Ogre Battle: The March of the Black Queen
38 - Fallout
37 - Fire Emblem
36 - Neverwinter Nights
35 - Baldur's Gate
34 - Paper Mario: The Thousand-Year Door
33 - Dragon Quest V: Hand of the Heavenly Bride
32 - Ultima IV: Quest of the Avatar
31 - Final Fantasy XII
30 - Pokémon Sun and Moon
29 - Monster Hunter 4 Ultimate
28 - Fallout: New Vegas
27 - Bloodborne
26 - Mass Effect
25 - The Elder Scrolls V: Skyrim
24 - Ultima VII: The Black Gate
23 - System Shock 2
22 - Final Fantasy IV
21 - The Elder Scrolls III: Morrowind
20 - Tactics Ogre: Let Us Cling Together
19 - EarthBound
18 - Final Fantasy Tactics
17 - Suikoden II
16 - Deus Ex
15 - Fallout 2
14 - Star Wars: Knights of the Old Republic
13 - Persona 4: Golden
12 - Dark Souls
11 - Mass Effect 2
10 - The Witcher 3: Wild Hunt
9 - Vagrant Story
8 - Diablo II
7 - Secret of Mana
6 - Planescape: Torment
5 - World of Warcraft
4 - Pokémon Yellow
3 - Baldur's Gate II: Shadows of Amn
2 - Final Fantasy VI
1 - Chrono Trigger
 
Não sou grande fã de RPG's, mas conheço vários e joguei alguns apenas.

67 - Ni no Kuni: Wrath of the White Witch: Devia estar bem mais acima nesta lista.

52 - Final Fantasy VII: Acho que este talvez seja o caso mais irrisório nesta lista, lembro-me que na altura joguei e foi dos poucos RPGs que terminei na minha vida de gamer. Este Final Fantasy marcou uma geração. Nesta lista deve ser o jogo mais conhecido por toda gente e acho que além de ser o mais conhecido é do que mais qualidade tem. Até porque quando foi revelado o seu remake na E3 de 2015 foi a loucura total, e de todas as E3 que vi não me recordo de uma reação assim com um jogo que fosse, isso diz muito da qualidade deste jogo.

45 - Demon's Souls: Para ser sincero até pensei que não o iam meter na lista, mas merece estar na lista porque é sem dúvida um excelente RPG.

40 - Final Fantasy IX: O meu FF preferido, e penso que devia estar mais acima na lista.

27 - Bloodborne: Uma autêntica surpresa Bloodborne estar na lista e ainda por cima neste lugar.

22 - Final Fantasy IV: Como é que este FF fica à frente o VII e do IX???

12 - Dark Souls: Foi um jogo que evolui imenso em relação ao Demons Souls, e na altura não o terminei e foi o único da saga que não acabei. Eu adoro esta saga, e acho o Dark Souls um excelente jogo. Recentemente terminei o DS3 e achei que o DS3 é melhor que este DS1, mas isso é apenas a minha opinião, também é o último da saga e já foi mais trabalhado que os anteriores.

10 - The Witcher 3: Wild Hunt: Este jogo é um caso único dos videojogos porque conseguiu fazer com que pessoas que não jogam RPGs nem se quer gostam de RPGs jogassem isto e ficassem apaixonadas pelo jogo. Falando de mim e de alguns amigos meus que não gostam de RPGs, adoraram este jogo. Tenho amigos que me chatearam durante meses com este jogo para eu comprar, amigos que nem se quer gostam deste tipo de jogo. Diziam que era único. Tive o prazer de o jogar ano passado e no fim disse, "Isto não é o melhor RPG que joguei até hoje, é dos melhores jogos que joguei até hoje."
O Witcher 3 é um jogo único, tudo no jogo é quase perfeito. Eu já disse várias vezes que não gosto de RPGs mas adoro a saga Souls, mas é um RPG diferente. Este Witcher 3 acabei duas vezes, eu nunca na vida iria acabar um RPG duas vezes, mas este terminei. Eu fiquei mesmo colado ao jogo, mesmo depois de ter terminado o jogo, as expansões todas e ter feito 100% fiquei com saudades do jogo.
Além disso este jogo é o mais premiado de sempre, e estar apenas em 10 lugar acho muito mas muito injusto. Devia estar pelo menos do Top 3.


Nesta lista penso que faltam aqui muitos mais. Onde raio está o South Park Stick of Truth?? Tem aqui RPGs bem mais fracos que este e aparecem na lista.
Então e o Final Fantasy X??? Wild Arms?? Nier???
 
Estas listas são sempre subjectivas ao gosto e experiências de cada um, é impossível haver uma lista que seja igual para todos.

Por exemplo, o Witcher 3 reconheço toda a qualidade que falas e que lhe atribuem, mas a mim não pegou. Ainda o tenho instalado (acho) e quero dar-lhe outra oportunidade, mas não fez muito o meu género, não gostei do sistema de combate e dos controlos do mesmo, etc.

Em relação ao FF7, dou-te 100% de razão. É claramente dos RPGs mais influentes e mais reconhecidos, devia estar pelo menos num top10.

FF4, se calhar em 22º pode ser muito (pela quantidade de outros bons RPGs) mas foi mais influente que o FF9. Em termos de história também é superior a meu ver, e eu gostei bastante do FF9.
 
Eu na altura em que o Witcher 3 saiu, sem o ter jogado e apenas de ler e ouvir sobre o jogo disse logo, este vai ser o GOTY. E foi!
Mas o FF7 estar a meio da tabela faz-me mesmo rir. Não sei se foi apenas uma pessoa da IGN que fez este artigo ou se foram várias pessoas, mas claro que isto é um artigo de opinião.
 
É uma lista muito discutível, principalmente porque o nome não devia ser "100 Melhores RPG's de todos os tempos" (em termos qualitativos, nunca na vida um World of Warcraft estaria à frente de um FF VII ou Chrono Cross), mas sim "100 RPG's mais influentes de todos os tempos" ou "100 RPG's mais populares de todos os tempos".

Além disso e além das ausências mencionadas pelo Snake Link, onde anda Lost Odyssey?
 
Como foi dito é subjetivo, eu por exempo adoro final fantasy 7 mas meteria o FFXII bem a frente desses todos e considero o WoW dos melhores jogos de semprene definitivamente worthy de estar no top. 10
 
O problema da lista é que tenta englobar tudo o que possa ser etiquetado de RPG, ignorando que existem múltiplas especialidades dentro do género. É um pouco como fazer uma lista dos melhores jogos de condução automóvel, sem distinguir entre simuladores e arcade.

Mesmo assim, conseguiram colocar um Dragon Age: Inquisition num top 100, ignorando alguns dos jogos já supracitados. Ao menos o Baldur's Gate 2 está nas três primeiras posições.
 
Se há genero de jogo que gosto é um bom RPG, apenas joguei alguns desta lista, por razões obvias.
Tal como referiram acima e na minha opinião muito bem, a sequencia desta listagem tem apenas a ver com gostos/opinião pessoal.
Da parte que me toca e jogos que me marcaram, e apenas vou mencinar estes:

Neverwinter Nights
Final Fantasy VII
Fallout: New Vegas
System Shock 2
Fallout 2
The Witcher 3: Wild Hunt
Diablo II
World of Warcraft
Baldur's Gate II: Shadows of Amn

Talvez tenha sido um previligiado em conhecer todos estes, cada um a seu tempo e foi a altura em que me dava mais gozo jogar.
Nos ultimos anos, talvez pela falta de tempo ou ate mesmo paciencia têm sido raros os que me deram algum prazer em jogar, tirando o the witcher que nesta lista, salvo erro é o mais recente.
 
Cheguei ao 65º e vi o Dragon Quest VIII - Journey of the Cursed King e parei de ler. Estas listas são subjectivas mas porra, não exageremos.
 
Então, achas que devia estar acima ou abaixo? Eu por acaso fiquei a meio, mas do que joguei gostei bastante!

Na minha opinião teria de estar numa posição muito melhor. É provavelmente o melhor JRPG da PS2 e o favorito de muita gente num global. Mas uma lista que conta com MMO's nos lugares cimeiros deixa de precisar de apresentações. Muito mau. E o engraçado é que a imagem que ilustra o artigo dá a entender que os jogos da lista são de um estilo e vai-se a ver e bate completamente ao lado.
 
Última edição:
Percebo a tua posição, como disse não o cheguei a terminar mas estava a gostar daquilo e queria voltar a pegar num dia destes. Mas repara que tens FFX, rogue galaxy, dark cloud, persona 3, kingdom hearts (+/-), star ocean, suikoden, xenosaga....Dizer que é o melhor é algo arriscado =)

O que vai de encontro ao que falávamos, isto é sempre relativo aos gostos e preferências de cada um
 
E onde é que eu disse que era? Apenas nomeei alguns dos melhores RPG da PS2, referindo que a qualidade é muita.

Mas e se o tivesse dito? Porque é que a tua opinião é mais válida que a de outra pessoa?
 
Está certo que o meu humor normalmente é muito seco, mas a parte da "ofensa ao género" devia dar a dica xD

Mas agora falando a sério...o FFX é lixo e quero que morra num acidente de automóvel.
 
Mas agora falando a sério...o FFX é lixo e quero que morra num acidente de automóvel.
:D

Eu joguei-o quando saiu (estou velho). Há que apreciá-lo pelo que trouxe de novo em termos de produção.

Já agora, o secretamente melhor JRPG da PS2 está na 55.ª posição da lista da IGN.
 
Back
Topo