1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

ADSL Ignorado pela PT, ou como obrigar a alterar o DSLAM

Discussão em 'ISPs' iniciada por senso, 28 de Fevereiro de 2015. (Respostas: 63; Visualizações: 4568)

  1. senso

    senso Banido

    Boas noites,

    O titulo poderá ser confuso, e não tenho a certeza se é o local certo para postar, mas sinceramente não sei bem para onde me virar mais..
    A situação é a seguinte então, moro numa aldeia, ou melhor dizendo fim do mundo, estou a sensivelmente 30km de Coimbra, 30Km da Figueira da Foz, 40km de Aveiro, concelho de Montemor-o-Velho.
    Na casa dos meus pais, construida á já 20 anos, sempre tivemos serviço de telefone(desde sempre a pagar por uma linha empresarial sem tirar qualquer partido das taxas extra..).

    Já tenho ADSL em casa á uns 10 ou 11 anos, uns 3 anos depois de ter ADSL, andei um mês a ligar para a PT todos os dias porque a internet funcionava 1h por dia, em dias bons, a solução foram 800m de cabo trocado.

    Na altura a velocidade não era muito má, 2048Kbps estaveis, mas como sabemos, actualmente isso é uma velocidade lamentavel, para mais quando o pacote minimo que tenho de pagar já passa dos 12Mbps quando nem metade disso tenho disponivel.

    Á uns meses, o DSLAM onde estou ligado perdeu o sincronismo e foi mais uns dias sem internet, até que falei com o técnico que foi lá a casa e perguntei-lhe porque é que a internet na zona era tão má, e ele confirmou-me o que já suspeitava, o DSLAM que está instalada é de 4096Kpbs, ou seja, 4Mbps sensivelmente, para ajudar á festa, estou pendurado no fim de 4Km de cabo, sim 4Km, algo impensavel, apesar de tudo o meu router quase que faz magia e tipicamente isto é a minha ligação:
    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Sendo que em dias de chuva passa para isto:

    [​IMG]

    Continua-mos a ter um plano empresa, e passamos á pouco tempo para um serviço M5O, e depois de algumas conversas com o gestor de conta, a vontade da PT de mudar-me de DSLAM é nula, existe alguma maneira legal basicamente de os "obrigar" a mudar-me, dado que existe um DSLAM a 1.5Km de mim com muito melhor velocidade(suporta internet E tv sem qualquer problemas, em casa tenho net lenta e a TV é via antena), é que 4Km de um DSLAM é a meu ver uma desgraça, e ter planos minimos de 12 ou 24Mbps e depois ter hardware que nunca na vida será capaz de suportar tal coisa é para mim publicidade extremamente enganosa.

    A quem leu tudo, obrigado pela vossa paciência, e qualquer ideia que tenham é bem vinda.

    Cumprimentos.
     
  2. viperbruno

    viperbruno Suspenso

    Não somos nós a ter paciência de ler o teu texto, tu (ou quem tem o serviço contratado) é que tens a paciência de aturar um serviço com estas condições, ainda por cima a pagares uma linha empresarial durante tanto tempo a sumar ao facto de teres um pacote tudo-em-um como se eles fizessem para te ter como cliente. Custa-me a crer que não chegue ai sinal 3G/4G de nenhuma operadora?

    Sendo empresa tens acesso ao NET VOZ Fixa com 50% de desconto da Vodafone e podes sumar Reds.

    Por favor, boicotem estas empresas, tudo é preferível a isso que tens aí
     
  3. tigerpunk

    tigerpunk Power Member

    Até tens um ping muito bom para ADSL, mas com 4Km de linha não há muito a fazer em termos de velocidades.
    O outro DSLAM pode ser uma central remota e essas só têm sido utilizadas para clientes com serviço de televisão... Se não necessitas de serviço de televisão é melhor começar a estudar alternativas 4G, embora vás ter um ping maior e as velocidades não serão muito estáveis, especialmente nas horas de maior utilização.
     
  4. [O_o]

    [O_o] Power Member

    Mas qualquer solução 4G bate aos pontapés o 1Mbps que ele tem agora. Aliás, até 3G...

    Estou com o @viperbruno, com o serviço que tens e o que calculo que pagues, manda mas é os gajos da PT irem passear e arranja outra solução!
     
  5. wild_oscar

    wild_oscar Power Member

    "moro numa aldeia, ou melhor dizendo fim do mundo, estou a sensivelmente 30km de Coimbra, 30Km da Figueira da Foz, 40km de Aveiro, concelho de Montemor-o-Velho."

    Duvido que tenha cobertura 4G na sua zona...
     
  6. viperbruno

    viperbruno Suspenso

    Duvidas porque? Conheço zonas que o 3G em outdoor mal existe e 4G até indoor existe, e estamos a falar de vilas.
    Mesmo em aldeias, tenho n exemplos que só apanha uma operadora (em todas as frequências) mas essa fornece um serviço tão bom como na cidade.

    Por isso é que dissemos, não apanha nada em 3G/4G que o faça estar numa situação destas? Mesmo que seja a MEO, ele que negocie trafego ilimitado (para as empresas consegue-se).
     
  7. senso

    senso Banido

    Boa noite, antes de mais, obrigado pelas respostas.

    3G aqui é para esquecer, o mesmo para 4G, as antenas mais próximas está tudo a mais de 10Km de distância, a operadora com melhor sinal onde moro é a antiga Optimus, e mesmo assim tenho 2-3 traços de rede(em 5) á janela, qualquer uma delas dentro de casa fico sem sinal.

    O meu primo que mora 500m ao meu lado já testou pens em casa, é horrivelmente lenta a internet, tipo 100KB de velocidade numa noite boa..

    O DSLAM que tenho muito mais próximo de mim é recente, agora se é uma central remota é algo que não sei esclarecer, mas os meus colegas que moram perto desse DSLAM têm o serviço via cabo de telefone normal, e não coaxial, logo penso que não seja nada de especial.

    Na ultima conversa que tive com a PT disseram-me que realmente existe lá um serviço melhor disponivel e que se quiser dá para ter internet e televisão via cabo, mas preferia manter TV via satélite, quanto menos largura de banda estragar melhor, mas nunca dão mais seguimento á coisa, e sinceramente custa-me um bocado tratar "mal" quem está do outro lado do telefone, visto que não têm culpa nenhuma das burocracias da PT, pode parecer cliché, mas penso que o próximo passo é ameaçar com o tipico vou falar disto á DECO..

    Quanto a termos o plano M5O, mais ninguem oferece serviço completo onde moro, tivemos TV da ZON durante 8 anos, mas como decidiram começar a subir o preço em todas as faturas, a gota de água deu-se quando depois de termos pago a box a pronto meterem na fatura que era uma box de aluguer.

    O plano mesmo assim foram quase 3 semanas de telefonemas para trás e para a frente(sendo a oferta final feita da parte da PT), sendo que actualmente estamos a pagar 80€ por 110 canais, net(miséria), telefone com 2000 minutos, mais dois telemoveis com 2000 minutos/2000 sms's, e 300 e qualquer coisa € para comprar esses 2 telemoveis, que na altura veio a calhar que o meu antigo andava com o touch estalado e ainda um cartão com 500M mensais de net movel, no meio de tanta coisa não é muito muito mau.

    Porque anteriormente só em telefone era bem mais que isso todos os meses, fora net e tv.
     
  8. senso

    senso Banido

  9. viperbruno

    viperbruno Suspenso

    Testaste o 4G? Porque 3G é uma coisa, 4G é outra. O teu primo pode estar mais "baixo" que tu e já não apanhar sinal e tu sim por exemplo.

    O ideal era um router que fizesse procura de redes porque até os mais baratos de mostram a percentagem de sinal que a pen está a receber de cada operador.

    A ultima solução é a Internet por Satélite, podes ficar a pagar o mesmo, mas tens mais largura de banda. Só se jogares é que pode ser chato.

    Outra opção era veres com a Oni que preços te fazem já que tens hipótese empresarial. Vê quanto te levam para a puxada.
     
  10. senso

    senso Banido

    A ONI uma senhora aqui tem um café e tem sido uma festa, quebras constantes de serviço, problemas com os cabos e a resposta da ONI é que as linhas são da PT e que não lhes tocam, a PT diz que o contrato é com a ONI e não têm de proceder a reparações, isto aqui é uma coboiada no que toca a qualidade de serviço.

    A nivel de elevação é igual, o problema é que as antenas que existem estão todas no meio de pinhais, com muitos, muitos pinheiros e eucaliptos pela frente.

    O jogar já foi algo que fiz, actualmente só o meu irmão é que continua a jogar Farming Simulator e MW2, é mesmo a experiência de navegação, até no telemóvel é engraçado esperar 10-15 minutos para fazer actualizações de 30MB do Chrome ou do Facebook ou outra coisa qualquer, upload de fotos para foruns e afins é minutos.

    Tenho de lhe perguntar que pen é que ele tem, mas serviços moveis por aqui infelizmente não são uma solução viavel.
     
  11. viperbruno

    viperbruno Suspenso

    Aqui no fórum até tens o projecto de captação de sinal 4G em zona complicada, se apanhares sinal mínimo já dá para mais do que tens aí.

    Numa zona dessas isso era juntarem-se quem tem possibilidade de contratos empresariais como essa senhora do café, tu, etc... E tentarem um contrato que envolvesse a puxada de fibra até ao ponto do ultimo DSLAM, só juntando alguns clientes e possiveis é que pode mudar alguma coisa
     
  12. mr_zener

    mr_zener Power Member

    Eu moro igualmente na zona e digo-vos .... ás vezes nem 2G de qualquer operador para uma chamada em condições. E sim o 3G de qualquer uma das operadoras é Nulo.
    Senso, nessa zona que indicas no mapa não existe nenhum dslam que eu saiba, está tudo ligado á central na vila
     
  13. yamahia

    yamahia Power Member

    Bom. Eu na vdd qd vou de férias aqui para uma aldeia próxima, uso uma pen que por ali n me capta mais q 2,5Down e podem não acreditar mas não noto grd diferença face aos 130Mbps de Loures.
    Vejo os canais todos da IrisOnline praticamente sem "buffers" ao contrário de LRS onde a imagem para mto mais vezes
    É apenas um exemplo. Podia ir buscar muitos mais. Aceder a 2.5-0,5 não faz comichão nenhuma
     
  14. Warrior_01

    Warrior_01 Power Member

    Não sei se já tentaste, mas se dizes que tens um dslam mais perto da tua casa, podes sempre contactar a provedoria e expor o caso.
    Pode ser que ajude.
    Boa sorte.
     
  15. d@niel

    [email protected] Power Member

    Eu acho que a melhor opção seria mudar o serviço M5O Satélite para M5O IPTV (já que te deram essa hipotese). A 1,3km terias velocidade suficiente para 2 box's e ainda ficas com mais largura de banda do que tens atualmente (mesmo com as box's ligadas ao mesmo tempo).
     
  16. cool_shot

    cool_shot Power Member

    Se te garantem tv por iptv é porque tens o minimo 8Mb, o que mesmo com a tv em canais SD ia cobrar mais e melhor do que tens agora.
    Qualquer coisa é melhor que isso.
    Se estás a essa distancia da centrar eu diria que garantidamente tens 12Mb o que é satisfatório
     
  17. yamahia

    yamahia Power Member

    A velocidade nem sempre depende da distancia á central. O cobre vai perdento propriedades e hoje pode ter 8Mbps e amanhã apenas 4. Se tiver 2 box ligadas em simultâneo fica sem acesso à net na melhor das hipóteses.
    Já para não falar que o cobre esta sempre a ser gamado. Principalmente nas aldeias...e depois lá se vai o serviço todo....
     
  18. Worst News

    Worst News Power Member

    Tenta streamar ou fazer uploads...
     
  19. yamahia

    yamahia Power Member

    A própria irisonline diz serem necessários 4Mbps Down para aceder com mínimo de qualidade pelo que fico surpreendido com a qualidade conseguida a 2.5 e por vezes até menos.

    Considero um bom exemplo de STREAMER este o
     
  20. yamahia

    yamahia Power Member

    ...tipo de acesso.
    Quanto aos Up basicamente ê mails fotos e alguns filmes p youtube e nunca senti grd stress pelo facto dos processar a 0,5 Mbps