1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Igualando larguras de banda teóricas em nforce2!!

Discussão em 'Overclock & Benchmark' iniciada por [3D_Master], 5 de Junho de 2003. (Respostas: 4; Visualizações: 722)

1. [3D_Master]

[3D_Master] Power Member

Pessoal, gostava que alguém que tenha um nforce2 me fizesse uns benchmarks para confirmar uma cena:

A largura de banda entre o processador e a northbridge nos AMD é de 2,1GB/s a 133MhzDDR, 2,7GB/s a 166MhzDDR e 3,2GB/s a 200MhzDDR. Com as memórias, estando a usar duplo canal, ter-se-á, teoricamente, o dobro da largura de banda para cada uma das situações descritas quando se corre tudo em modo síncrono.
    O que eu estava a pensar, e que ainda não consegui encontrar em lado nenhum, é o seguinte: se a memória for usada a 50% da velocidade do FSB, quando usada em duplo canal, terá uma largura de banda exactamente igual à da que existe entre CPU e Northbridge. Para mais, este será um modo síncrono na mesma (os ciclos batem certos uns com os outros).
    Queria então que alguém que possa testar isto verificasse quanto é que se perde em performance por se utilizar a memória exactamente a 50% do FSB em duplo canal. Teoricamente, se o nforce2 tivesse um bom desempenho na implementação do duplo canal, a perda deveria ser relativamente pequena.

Agradeço desde já aos que se disponibilizarem a arranjar-me estes resultados.

2. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

nao oficialmente: precisas bem mais de 50% do fsb em dual channel para igualares os 100% de fsb em single channel....

ha bottlenecks que nao deixam que essa teoria esteja em pratica a 100%

mesmo que nao houvesse bottlenecks, o facto de ter o dobro do Fsb em single channel é mais eficaz porque estas a acelerar os processos logicos do chipset, enquanto que o dual channel apenas te dobra a largura de banda e, se o chipset nao for rapido o suficiente nem a chegas a usar na totalidade... é um dilema :D

3. [3D_Master]

[3D_Master] Power Member

Sim, eu imagino que a perda ainda seja substancial, queria mas era saber de quanto é.

É que verificando resultados em single e dual-chanel, a diferença é pouca (diria que não será mais de 10% no máximo). Ora, isto não dá para perceber quão bem implementada está a tecnologia dual no nforce2 porque o resultado que vemos pode ser quase todo devido ao bottleneck CPU-NorthBridge. A 50% não haveria problemas de assincronicidade, o bus do CPU não interferiria e a comparação seria interessante.

Por outro lado, poderá ser que o facto do bus da memória funcionar a metade da velocidade, o aumento da latência no acesso à memória poderá aumentar substancialmente e as perdas verificadas podem ser só devidas a isso.

Mas agora imaginem que conseguiam correr mems a baixa velocidade, dual chanel com cas 1,5 (como já vi em algumas boards). Julgo que não há mems nenhumas que dêm para isso, mas também poderia ser uma investigação interessante.

Tivesse eu uma nforce2 já na minha mão e investigava eu este caso... :P

4. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

loll despachas o chiller e agora tens que passar tempo de alguma forma né! :D

5. D1S0RD3R

D1S0RD3R Banido

Montes de informação sobre isso AQUI

Partilhar esta Página