Há aqui alguém com IHS removido? Li no Extreme Overclocking Forum abaixamento das temps na ordem dos 7 a 10ºC, com aumento do potencial de overclocking (aumento do Vcore)
Isso do IHS ou shim removido é mais para overclockings extremos, poderás ganhar alguma coisa, mas esses valores acho um bocado exagerados, só em xtreme cooling é que poderá dar essas diferenças, a não ser que algum cpu especifico esteja a fazer mau contacto. Depois tens outros riscos podes partir o core ou mesmo lascar com maior facilidade, para além de perderes a garantia.
o problema e que o ihs faz aumentar a resistencia termica entre o cpu e o cooler,e nos casos em que estiver em mau contacto pior ainda,tens aqui este exemplo:http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=73339 infelizmente e muito arriscado fazer isso,pq alem de correres o risco de a tirar o ihs danificares o cpu depois tb podes partir o core a montar o cooler,segundo dizem e muito fragil,eu tb ja pensei em fazer isso.....mas tenho receio e o melhor e deixar estar.
Para quem tem temps altas e nao quer comprar WC sempre pode tirar o IHS que faz o mesmo efeito. Nao recomendo a ninguem fazer isso, imagino o core partir-se e depois ??? Posso dizer que ja pensei fazer isso, mas o medo de fazer [email protected] tem-mo impedido. hug'zz
então e reduzir a espessura do IHS ? com uma lixa ir desbastanto aquilo e dps com umas mais finas ir alisando até ficar o mais suave possivel (com lixas 2000) e no fim dar um polimento
nao sei mas se ouver mau contaco entre o ihs e o core duvido que isso faça alguma coisa,inclusive o esfreganço da lixa no ihs e capaz de gerar uma estatica tal que talvez o cpu estique o pernil.
entre fazer isso e tirar o IHS é preferivel saka-lo logo do que fazer "lapping" Matas a garantia a mesma e ainda mais aquele pozito todo ali envolta dos pins Depois quando se faz fricção, pode acumular estática (tipo as flanelas ao limpar ficam cheias de energia) e depois, puff O IHS é uma solução muito rasca ao meu ver, a melhor solução é o que a nvidia e ATI implementaram, colocar um shim a proteger o core As gráficas vem todas agora "naked", porque? de modo a terem a melhor dissipação termica possível já que o espaço é pouco Se tivesse forma de voltar a "montar" o IHS tal como veio de origem eu sakava-o, para proteger, nada como colocar uns "pads" tal qual os athlons XP Outro truque que fazem é colocar AS5 entre o IHS e o core, assim melhoram a dissipação termica sem o risco de "crack" Embora o maior risco seja a tira-lo, eu não sei como sakar ele sem riscar o PCB ou o própro core
o pó a volta dos pinos resolve-se facilmente .... mergulhem o processador numa tina com alcool (normalmente uso alcool metílico que é o que tenho à mão... e é bonito...(azul)) e esfregam com uma escova de dentes. é o que eu sempre fiz, e nunca me morreu nada electronico.
não tirem o hs, não rende, mais tarde ou mais cedo partem o core, sem hs primeiro que se consiga bom contacto é uma aventura, ganhar oc é mito, com phase-change agressivo criam-se muitos problemas de bolhas de ar micro que apenas a pasta de origem dos cpus resolve