Iluminação continua LED (LED Video Light)

jm1.jonas

Power Member
Há já alguns meses que me andava para decidir que luz comprar para montar no hot shoe da camara para filmar em situações de pouca luz, onde a colocação de luz fixa é impossivel ou por andar sempre de um lado para o outro demasiado demorada e trabalhosa, como concertos, festas e afins.

coollcd-cn-126-led-light-126-lights.jpg


O problema que quem quer ou já comprou uma luz destas encontra é a QUANTIDADE estupida de modelos e marcas que vendem este tipo de equipamento, sendo que abri este tópico para podermos dar a nossa opinião e quem já teve contacto com este ou aquele modelo poder deixar a sua opinião.

Há umas semanas mandei vir a Apurture Amaran AL-160 13W 5600K 160LED, ainda estou á espera que chegue, mas deve chegar esta semana, pelos poucos reviews que vi deste tipo de luz, foi das que me pareceu ter a melhor relação qualidade\preço. Quando chegar deixo a minha opinião sobre ela.
 
Última edição:
Estou a pensar comprar um produto semelhante para ter um pouco de melhor iluminação para os vídeos.

Quem já comprou algo do género, o que achou?
 
Não a comprei, mas já usei umas duas ou três vezes a de um amigo para alguns vídeos e acho uma excelente opção para o dinheiro. Tem um bom range de potência, a cor é natural e não é muito cara.
Se não optarem por usar baterias compatíveis, preparem-se é para ter bastantes pilhas (mas não é só com este modelo, é com todos).

Do que tenho lido, uma grande opção é F&V R-300 LED Ring Light, mas está bastante longe do preço dessa. Pelo que vi e li, é muito muito porreira.
 
Do que tenho lido, uma grande opção é F&V R-300 LED Ring Light, mas está bastante longe do preço dessa. Pelo que vi e li, é muito muito porreira.

Não me parece que ring light seja grande coisa para vídeo. Como desenrasque ainda vá, mas para uso com alguma regularidade não me parece grande opção.
A iluminação vai parecer tipo o uso de flash de máquina apontado directamente ao motivo, fica meio manhoso em termos de sombras, iluminação 'muito directa'...

O ideal será usar algum tipo de iluminação com sapata e usar flash bracket, há vários mais simples ou complexos, pesados e leves, que deve permitir iluminação minimamente interessante.
 
Não me parece que ring light seja grande coisa para vídeo. Como desenrasque ainda vá, mas para uso com alguma regularidade não me parece grande opção.
A iluminação vai parecer tipo o uso de flash de máquina apontado directamente ao motivo, fica meio manhoso em termos de sombras, iluminação 'muito directa'...

O ideal será usar algum tipo de iluminação com sapata e usar flash bracket, há vários mais simples ou complexos, pesados e leves, que deve permitir iluminação minimamente interessante.


Em geral, as luzes em cima de câmaras são sempre assim. A luz vai ser sempre muito directa e não há grandes explorações possíveis. Se é muito forte, é por tape e colar um ND ou filtro difusor.
A intenção fulcral destas luzes é tentar iluminar o melhor possível e sem ser muito carregado, o objecto em frente, seja em reportagem ou festas e etc. Se queres maior exploração, é meter num tripé e brincar (até com várias).
No caso do F&V, tem é capacidade de pores num tripé e ter qualidade suficiente para iluminar como deve ser.
Um bom exemplo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=PErx0UVqoVg

Nesse vídeo (e outros) até mostra bem com a luz é até bastante difusa e não tão concetrada quanto isso.
 
Normalmente quando uso a Luz, meto assim com um acessório tipo isto, não só porque uso o outro para o micro como pelo menos não fica tão directo na cara do pessoal.

esta foto foi tirada quando andei a gravar este videoclip, estava a usar o filtro laranja para ficar mais quente.
Gosto bastante da luz, é muito util mesmo, quer em sitios onde ligar uma luz é complicado ou como fill light (como estava a usar ai no videoclip).

Ele tem encaixe para baterias e 6 pilhas AA, eu uso pilhas porque tenho carregador e umas 12 pilhas (as que vinham com o carregador e umas que comprei na amazon baratinhas), até me surpreendeu o tempo que as pilhas duram, e até diz o nº de bateria que tem.

Para terem uma ideia, raramente meto no maximo, se passar do meio da intensidade para a frente deixo o pessoal cego, no maximo só se estiver muito longe, ou fora da camara e fora da linha dos olhos senão cega mesmo.

Concluindo, é uma ferramenta muito util, não só para andar montada na camara mas mesmo para servir de luz para apontamentos, se pudesse comprava outra igual, mas agora não p€sso.

PS: a qualidade das soldaduras no interior é um bocado má, a gravar esse videoclip a luz caiu do hotshoe e tinha a camara a menos de um metro do chão e deixou de funcionar, abri e tinha um cabo solto, não é um deal breaker porque é facil de reparar (reparei logo no mesmo dia mais á noite, demorou mais o ferro de soldar a aquecer do que a reparar, só não reforcei as soldaduras todas porque tava com pressa para ir gravar umas partes na rua), é algo a ter em mente :P
 
Última edição:
Onde compraste essa luz? É de quantos Leds e quanto custou? Eu quero mesmo uma a bateria, acho que a duração deve ser melhor do que a pilhas. Até estava a pensar comprar uma a eletricidade mas se essa for realmente boa vai chegar perfeitamente para o que pretendo.

Estava a pensar comprar uma cenas destas: http://viewitem.eim.ebay.pt/C-Shape...V-SLR-DSLR-Camera-Camcorder/110969588193/item

Mas se calhar essa que tens apenas para o lado, acaba por ser melhor, vou ter de ver isso.
 
A info da minha luz tá toda no primeiro post, a cena de por para o lado é só um encaixe, tá para meteres lá qualquer coisa, ou o micro ou um flash.
 
Não tinha reparado.

Pois, eu vou hoje buscar o meu micro da Rode, e depois vou mandar vir uma luz desse género, por isso preciso de algo para ter as duas coisas ao mesmo tempo.

Com bateria só encontro este: http://viewitem.eim.ebay.pt/Aputure-AL160-160-LED-VIDEO-Light-with-NPF750-Battery-and-Charger/251043497610/item

Mas vou procurar de outras marcas com características semelhantes, porque eu quero mesmo com bateria.
 
Esse é igual ao meu, mas vem com a bateria e o carregador foi mais ou menos o mesmo que eu paguei, mas tem cuidado que isso vem da china pode parar na alfandega (o meu flycam parou lá e estou pior que mrd, um flycam de 180€ já com portes vou ter de pagar mais 100 para o tirar da alfandega).
 
Tenho uma dessas. É porreira para algumas situações, evito usá-la porque não gosto muito do efeito spot que ela cria deixando sombras por todo o lado. Só a uso mesmo em último recurso quando a luz ambiente é insuficiente.
 
Já mandei vir a minha de 160 leds, e mandei vir de outros fornecedores um bateria compatível e um carregador, ficou tudo por perto de 46€.

Estava mesmo indeciso entre o de 126 leds e o de 160 leds, optei pelo 160, mas mais tarde talvez preciso de outro.
 
Última edição:
Back
Topo