Há já alguns meses que me andava para decidir que luz comprar para montar no hot shoe da camara para filmar em situações de pouca luz, onde a colocação de luz fixa é impossivel ou por andar sempre de um lado para o outro demasiado demorada e trabalhosa, como concertos, festas e afins. O problema que quem quer ou já comprou uma luz destas encontra é a QUANTIDADE estupida de modelos e marcas que vendem este tipo de equipamento, sendo que abri este tópico para podermos dar a nossa opinião e quem já teve contacto com este ou aquele modelo poder deixar a sua opinião. Há umas semanas mandei vir a Apurture Amaran AL-160 13W 5600K 160LED, ainda estou á espera que chegue, mas deve chegar esta semana, pelos poucos reviews que vi deste tipo de luz, foi das que me pareceu ter a melhor relação qualidade\preço. Quando chegar deixo a minha opinião sobre ela.
Estou a pensar comprar um produto semelhante para ter um pouco de melhor iluminação para os vídeos. Quem já comprou algo do género, o que achou?
Não a comprei, mas já usei umas duas ou três vezes a de um amigo para alguns vídeos e acho uma excelente opção para o dinheiro. Tem um bom range de potência, a cor é natural e não é muito cara. Se não optarem por usar baterias compatíveis, preparem-se é para ter bastantes pilhas (mas não é só com este modelo, é com todos). Do que tenho lido, uma grande opção é F&V R-300 LED Ring Light, mas está bastante longe do preço dessa. Pelo que vi e li, é muito muito porreira.
Eu quero a bateria, sempre aguenta mais. Eu tenho procurado pelo ebay e amazon e o mais barato que encontro para cima de 100 Leds é isto: http://viewitem.eim.ebay.pt/5009-12...n-Nikon-Camera-DV-Camcorder/190773071319/item e http://www.amazon.co.uk/Universal-C...TF8&colid=1Z0JD4HK9ILPZ&coliid=I25STGQ6QQG694 Estou a pensar comprar o do ebay, apesar de não ter o braço para rodar.
Não me parece que ring light seja grande coisa para vídeo. Como desenrasque ainda vá, mas para uso com alguma regularidade não me parece grande opção. A iluminação vai parecer tipo o uso de flash de máquina apontado directamente ao motivo, fica meio manhoso em termos de sombras, iluminação 'muito directa'... O ideal será usar algum tipo de iluminação com sapata e usar flash bracket, há vários mais simples ou complexos, pesados e leves, que deve permitir iluminação minimamente interessante.
Em geral, as luzes em cima de câmaras são sempre assim. A luz vai ser sempre muito directa e não há grandes explorações possíveis. Se é muito forte, é por tape e colar um ND ou filtro difusor. A intenção fulcral destas luzes é tentar iluminar o melhor possível e sem ser muito carregado, o objecto em frente, seja em reportagem ou festas e etc. Se queres maior exploração, é meter num tripé e brincar (até com várias). No caso do F&V, tem é capacidade de pores num tripé e ter qualidade suficiente para iluminar como deve ser. Um bom exemplo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=PErx0UVqoVg Nesse vídeo (e outros) até mostra bem com a luz é até bastante difusa e não tão concetrada quanto isso.
Normalmente quando uso a Luz, meto assim com um acessório tipo isto, não só porque uso o outro para o micro como pelo menos não fica tão directo na cara do pessoal. esta foto foi tirada quando andei a gravar este videoclip, estava a usar o filtro laranja para ficar mais quente. Gosto bastante da luz, é muito util mesmo, quer em sitios onde ligar uma luz é complicado ou como fill light (como estava a usar ai no videoclip). Ele tem encaixe para baterias e 6 pilhas AA, eu uso pilhas porque tenho carregador e umas 12 pilhas (as que vinham com o carregador e umas que comprei na amazon baratinhas), até me surpreendeu o tempo que as pilhas duram, e até diz o nº de bateria que tem. Para terem uma ideia, raramente meto no maximo, se passar do meio da intensidade para a frente deixo o pessoal cego, no maximo só se estiver muito longe, ou fora da camara e fora da linha dos olhos senão cega mesmo. Concluindo, é uma ferramenta muito util, não só para andar montada na camara mas mesmo para servir de luz para apontamentos, se pudesse comprava outra igual, mas agora não p€sso. PS: a qualidade das soldaduras no interior é um bocado má, a gravar esse videoclip a luz caiu do hotshoe e tinha a camara a menos de um metro do chão e deixou de funcionar, abri e tinha um cabo solto, não é um deal breaker porque é facil de reparar (reparei logo no mesmo dia mais á noite, demorou mais o ferro de soldar a aquecer do que a reparar, só não reforcei as soldaduras todas porque tava com pressa para ir gravar umas partes na rua), é algo a ter em mente
Onde compraste essa luz? É de quantos Leds e quanto custou? Eu quero mesmo uma a bateria, acho que a duração deve ser melhor do que a pilhas. Até estava a pensar comprar uma a eletricidade mas se essa for realmente boa vai chegar perfeitamente para o que pretendo. Estava a pensar comprar uma cenas destas: http://viewitem.eim.ebay.pt/C-Shape...V-SLR-DSLR-Camera-Camcorder/110969588193/item Mas se calhar essa que tens apenas para o lado, acaba por ser melhor, vou ter de ver isso.
A info da minha luz tá toda no primeiro post, a cena de por para o lado é só um encaixe, tá para meteres lá qualquer coisa, ou o micro ou um flash.
Não tinha reparado. Pois, eu vou hoje buscar o meu micro da Rode, e depois vou mandar vir uma luz desse género, por isso preciso de algo para ter as duas coisas ao mesmo tempo. Com bateria só encontro este: http://viewitem.eim.ebay.pt/Aputure-AL160-160-LED-VIDEO-Light-with-NPF750-Battery-and-Charger/251043497610/item Mas vou procurar de outras marcas com características semelhantes, porque eu quero mesmo com bateria.
Esse é igual ao meu, mas vem com a bateria e o carregador foi mais ou menos o mesmo que eu paguei, mas tem cuidado que isso vem da china pode parar na alfandega (o meu flycam parou lá e estou pior que mrd, um flycam de 180€ já com portes vou ter de pagar mais 100 para o tirar da alfandega).
Tenho uma dessas. É porreira para algumas situações, evito usá-la porque não gosto muito do efeito spot que ela cria deixando sombras por todo o lado. Só a uso mesmo em último recurso quando a luz ambiente é insuficiente.
Já mandei vir a minha de 160 leds, e mandei vir de outros fornecedores um bateria compatível e um carregador, ficou tudo por perto de 46€. Estava mesmo indeciso entre o de 126 leds e o de 160 leds, optei pelo 160, mas mais tarde talvez preciso de outro.