Iluminação, flashes, reflectores, etc...

Rui Marto

Power Member
Boas.

Vamos lá então falar de iluminação.

Estou a pensar comprar um kit de estúdio ou uns flashes para a máquina... Curti muito o Metz 58 e o Interfit EX200. :) Vamos lá a ver é os preços...
 
Para já estou a ver se completo o meu kit de strobista. Na lista de compras:

- Um adaptador para flash e sombrinha
- Um super-clamp
- A sombrinha portátil

Alguma dica onde comprar isto barato?
 
Sombrinha AKA softbox? (ri-me bastante com o nome :D)

Dava-me jeito uma softbox que fosse compacta porque isto de ter um quarto que serve para tudo em casa dos pais não é muito bom.
 
Sombrinha AKA softbox?! Não, sombrinha é uma coisa, softbox é outra...

Sombrinha à esquerda, sofbox à direita:
stellar-softbox--umbrella-k.jpg
 
ebay... :D Sombrinhas encontras lá ao preço da chuva.

Pois, gostava de encontrar isso mais à mão. Tenho de ver se alguma loja de chineses tem uma um guarda-chuva à maneira.

O que é que já tens no teu kit e quanto custou?

Tenho um flash que controlo remotamente (~250 euros), um difusor omni-bounce (~25 euros), e um tripé reles (~25 euros) que aguenta bem com o peso do flash e de um "guarda-chuva" (se bem que um suporte à maneira seria muito mais compacto).
 
Pois, gostava de encontrar isso mais à mão. Tenho de ver se alguma loja de chineses tem uma um guarda-chuva à maneira.
O problema com a loja dos chineses é que dificilmente encontras material dedicado à fotografia. E os guarda-chuvas que lá encontras, na grande maioria das vezes são inúteis para fotografia.

Tenho um flash que controlo remotamente (~250 euros), um difusor omni-bounce (~25 euros), e um tripé reles (~25 euros) que aguenta bem com o peso do flash e de um "guarda-chuva" (se bem que um suporte à maneira seria muito mais compacto).
Um flash que controlas remotamente? Explica lá isso melhor... Já agora, qual é o flash?

Eu sempre ouvi chamar de umbrella, por isso é que não associei.

Umbrella é o que oiço mais vezes, porque na net está quase tudo em inglês, mas como deves calcular, quando estou com os meus amigos no estúdio não falamos em inglês. lol
 
Estava a maquinar um banho de spray prateado :D

LOL era mais fácil trocares o pano da sombrinha... (ok, é melhor não dar ideias se não ainda te aventuras nisso)

É um Nikon SB-600, que dá para controlar por wireless com o flash integrado da máquina.

Dá para controlar por wireless com o flash da máquina, ou tem um trigger sensível à luz e dispara por simpatia quando o flash da máquina dispara? É que são coisas completamente diferentes.
 
Lâmpadas de 300W e 500W para fotografia? Deviam era ser presos! Ao preço que está o petróleo... Ainda por cima as lâmpadas são só 3200º K. Mas o suporte IKEA para o fundo é boa ideia.
 
Não sei o que é que o strobe quis dizer com "controlar", a mim realmente dava-me jeito controlar o flash sem o ter ligado à maquina. E por "controlar" quero dizer alterar a potência (pelo menos).
 
LOL era mais fácil trocares o pano da sombrinha... (ok, é melhor não dar ideias se não ainda te aventuras nisso)

Hum... trocar o pano... hum...

Dá para controlar por wireless com o flash da máquina, ou tem um trigger sensível à luz e dispara por simpatia quando o flash da máquina dispara? É que são coisas completamente diferentes.

Eu sei que são coisas diferentes. Quando digo que dá para controlar é no sentido de que a potencia do flash pode ser regulada pela máquina. Mas quando uso o flash e a máquina em manual (a la strobist) então só aproveito a função de trigger.
 
o SB-600 tem um sensor que capta o "pré-flash" que o flash built-in produz antes de disparar. Também pode ser usado como "slave" de um sb-800, aliás dá para montar esquemas bastante elaborados conjugando vários SB-800 e SB-600.. para veres o potencial aconselho o filme "The Speed of light"

outro filme bom sobre o iluminação:
The Light of Marc Hauser

cumps
 
Já tinha visto muitos esquemas assim nos catálogos da Canon. Mas estamos a falar de mais de 500€ em flashs.

Eu sei que são coisas diferentes. Quando digo que dá para controlar é no sentido de que a potencia do flash pode ser regulada pela máquina. Mas quando uso o flash e a máquina em manual (a la strobist) então só aproveito a função de trigger.

Hm... Isso é porreiro. A minha não dá para fazer isso. Existe é um emissor wireless que se monta na sapata da máquina e que controla outros flashes da Canon.

Se não estou em erro a Metz também tem uma peça que permite aos flashs terem TTL por wireless, mas acho que só funciona com os flashs deles.
 
Última edição:
Já tinha visto muitos esquemas assim nos catálogos da Canon. Mas estamos a falar de mais de 500€ em flashs.

Haja dinheiro para ir comprando Flashes de marca...

Hm... Isso é porreiro. A minha não dá para fazer isso. Existe é um emissor wireless que se monta na sapata da máquina e que controla outros flashes da Canon.

A Nikon foi simpatica e resolveu incorporar essa funcionalidade em todos os flashes integrados a partir da D70 (embora só a partir da D80 é que a funcionalidade é completa). Não sei quanto custa o da Canon, mas o controlador dedicado da Nikon é bem caro. A grande vantagem deste sistema é se quiseres trabalhar em modo automático ou semi-automatico: a máquina pode regular automaticamente a potencia dos flashes remotos com base no seu metering e respeitando a compensação que lhe dês.

A opção cactus v2s tem a vantagem de ser inteiramente compatível entre marcas (o que te permite ir à feira da ladra comprar flashes, basta que suportem regulação manual), e como são RF não precisam de linha de vista. A desvantagem: tens de andar de flash em flash a ajustar a potencia.
 
O transmissor da Canon custa cerca de $200 (cá não sei, mas já o vi usado a 100€). Entre outras coisas o transmissor é compatível com TTL e permite regular potências diferentes para 2 flashes.
Este transmissor também adiciona a capacidade da máquina focar no escuro sem assistência do flash.
Acho que para o que faz, acaba por não ser caro. Mas depois há que comprar os flashes da marca, portanto um conjunto fica caro.

Se for só para disparar os flashes, então um trigger wireless de 10€ chega perfeitamente. Ou então, como vi um tipo no Photo.net, disparas o flash da máquina, mas com um filtro IR à frente. Assim os triggers dos flashes disparam, mas o flash da máquina não dá luz visivel.

Descobri mais uma coisa sobre o transmissor da Canon:
Modelling flash: Fires all the units with a rapid continuous flash, giving the impression of continuous lighting. This allows you to check the effect of the flash illumination before you make an exposure.
 
Última edição:
Back
Topo