Iluminação, flashes, reflectores, etc...

A Nikon tem um kit de flash para macro que inclui o transmissor, mas agora tem outro que é praticamente igual mas que substitui o transmissor por um simples filtro IR para o flash incorporado. Sempre se poupam 200 euros.

É verdade o que dizes do AF assist. Mas os flashes também têm isso (pelo menos os da Nikon têm). E é uma função muito pouco importante para um setup com flashes remotos (se não tens luz que chegue para focar, o mais provavel é tropeçar nos suportes dos flashes!).

A modelling light é uma função típica dos flashes topo de gama. O SB-600 por exemplo, não faz sozinho, mas se estiver como slave já pode fazer. Já o SB-800 tem um botão só para isso.
 
O flash para macro não me desperta muito interesse. Do kit preferia que tirassem o flash. :p Por acaso vi o kit do transmissor mais um 580EX, mas ficava em $1.000. Será que o flash vale $800? lol

Quanto ao AF assist, a diferença é que com aquilo no corpo, a máquina feixe IR e passa a conseguir focar em qualquer situação. É particularmente util na rua, à noite ou se por alguma razão não queres as flashadas para focar. Em estúdio realmente não tem muito uso, mesmo que estejas 100% no escuro, é indiferente focares com o feixe IR ou com flashadas.

De qualquer forma, pareceu-me que para o preço (vá que custe 200€), até é bastante útil em estúdio. É pena é o dinheiro dos outros flashes. Mas por exemplo, se a Metz tiver um transmissor igual, os flashes da Metz sempre são mais baratos e de acordo com as reviews são muito bons, particularmente o Metz 58 (300€+-).
 
300 euros por um flash não me parece barato. O Nikon SB-600 e o Canon 430 EX custam menos e sempre são... Nikon e Canon. E não sei como é com o Canon, mas o Nikon dá perfeitamente como slave.

O favorito dos strobistas é um Vivitar que custa menos de 90 dólares. Assim já vale a pena comprar logo dois ou três! No caso das fotografias encenadas, quanto fontes de luz melhor. E mesmo no terreno, vi um artigo de um tipo que andava com dois flashes colados um ao outro, disparados remotamente. Assim tinha o dobro da potencia, e não precisava de um super-mega-flash.

Achei graça a esse kit: 500 + 200 = 1000. É tipo promoção leve 2 pague 3.
 
Rui, o 430EX II custa 230€, tem essa função do AF assist e do modeling light também (embora nunca tenha usado).


EDIT: e quanto ao 530EX quando andei a ler sobre isso vi malta dizer que generalizando só compra o 530EX quem tiver € para gastar nele e há pelo menos 1 diferença entre os 2 que eles falavam que deixou de existir com o 430EX II, que é o mount ser em metal e não em plástico.
 
Última edição:
desculpem lá intrometer numa area q nao conheco muito bem mas para começar podem andar atentos é ao lidl que já 1 vez teve uma promo de 2holos com tripé por 25€

quanto aos flashs em segmento vejam esta maravilha

www.stunningnikon.com/challenge

vejam o senhor a fotografar iceberg a noite só com 10 flashs salvo erro
 
Deve ser engraçado andar por ali (com ou sem máquina).
Ele ficou lá até o sol se por completamente? Houve lá uma parte em nightvision, sem luz nenhuma ali deve ficar bastante escurinho :D
 
300 euros por um flash não me parece barato. O Nikon SB-600 e o Canon 430 EX custam menos e sempre são... Nikon e Canon. E não sei como é com o Canon, mas o Nikon dá perfeitamente como slave.

O Metz 58 é concorrente dos SB-800 e 580EX, não do SB-600 e 430EX. Daí eu ter dito que é barato. E quanto ao ser Canon/Nikon, o Metz 58 ganhou o EISA Best Product 2007-2008, por isso suponho que seja muito bom.
Não sei até que ponto será útil, mas é o primeiro flash no mundo com porta USB para se fazer updates de firmware.

Deêm uma olhadela nas specs e digam-me o que acham.

No entanto é como o OldMan disse, flashes destas gamas é só para quem tem dinheiro para eles. Parecendo que não, mesmo sendo barato, 300€ ainda é dinheiro e provavelmente não é preciso um flash assim tão bom.

Para estúdio, provavelmente é preferível vários flashes como o SB-600, 430EX ou Metz 48 (acho que é este que é desta gama), que chegam perfeitamente (para que é que eu quero um guide number de 58m se a minha sala só tem 7m?).

Depois há sempre o Metz C-20. :p 20€ e até permite fazer bounce no tecto.
 
A minha ideia é comprar agora um 430EX que um amigo tem para lá a mais e depois uns vivitar ou assim... Por enquanto não faço nada que justifique andar a comprar flash mais caros... Quando justificar também penso em comprar os PocketWizard correspondentes...

Até lá temos o sistema Cactus V2S, existe alguma outra coisa na Europa mais ou menos por esse preço? Não queria stresses com alfandegas e o catano... Com a sorte que tenho era violado so com as taxas e mais não sei o que...
 
Sim, não vale a pena conjuntos muito caros. Eu ou compro um kit de estúdio, ou então compro uns flashes destes, que me parecem ganhar pela mobilidade. Ou compro o Metz 58, ou o modelo abaixo, ou o 430EX, ainda não sei, vai das vantagens que tiver com cada um. Depois é juntar flashes manuais, não me importo de andar de flash em flash a afinar a potência.

No entanto acho os PW demasiado caros para o que são (ou então não estou a ver o que são). O próprio transmissor da Canon custa menos e faz mais.
 
Os PW são caros por tudo o que são em conjunto... A quantidade de canais, a resistência, o facto de serem nunca falharem um sync, o alcance... É tudo um conjunto de factores...

Agora valem o investimento para um amador? Nunca.... Para um Profissional? Sempre... Pensa... Se houvesse melhor ou igual e mais barato as pessoas não iam para esse?

Outras coisas que os PW fazem é que para além de serem compatíveis com quase tudo ainda disparam as câmaras remotamente e fazem mais uma data de coisas onde a tua criatividade te levar...

Segundo o david hobby, há milhares de coisas que estes flashes permitem fazer em relação aos de estúdio e tão poucas que os de estúdio fazem que estes não fazem... O gajo nos DVD's até fala de uns pros que simplesmente começaram a levar os pequenos para o estúdio porque era mais rápido fazer o setup e tinham muito mais possíbilidades...

Como já tinha dito, enquanto amador é ter um flash que tenha o ettl para as situações em que tenho de andar com ele oncamera e os outros todos podem ser manuais porque não chateia nada, quanto muito assim até temos melhores imagens porque não há aquela tentação da preguiça...
 
Até lá temos o sistema Cactus V2S, existe alguma outra coisa na Europa mais ou menos por esse preço? Não queria stresses com alfandegas e o catano... Com a sorte que tenho era violado so com as taxas e mais não sei o que...

Estou contigo. As lojas chinesas podiam começar importar isso :) Aquilo até é barato, mas as taxas e sobretudo as chatices, é que o tornam proibitivo.
 
Não é proibitivo... Mas pelo que vejo de taxas... Punha mais uns trocos e tinhas um transceiver PW... Claro que só com um não fazes nada... Mas percebe-se bem onde quero chegar...
 
Já agora, no outro dia vi qualquer coisa sobre o flash sincronizar com a máquina a qualquer velocidade. Isto é possível? É que já usei várias máquinas, com vários flashes externos e de estúdio, mas nunca vi tal coisa.
 
Não sei se isso é com todas as maquinas... Acho que só com a D70s e mais umas "especiais"... A D40 acho que tb dá... Mas o David refere que ainda não mudou para uma Canon 5d por causa de perder o sync speed que tem nas Nikon's que tem...

Não sei como estará ele agora e se foi para a D700... :P
 
Isso então vais ter de enganar a maquina e fazê-la pensar que não está a disparar nenhum flash... Não sei bem como isso é...

EDIT:

Já sei como é que é este problema do sync speed... Até é uma coisa simples... Tome-se o exemplo que referi, a fim de tornar a cortina mais barata naqueles modelos a Nikon criou uma cortina "electrónica" em que o tempo de exposição nas velocidades mais rápidas é controlado pelo tempo que o "sensor" fica ativdado e não pela cortina e apenas se move o espelho.

O que se passa em outros modelos e marcas é que as duas cortinas (Sim parece que há sempre duas cortinas) a partir de certa velocidade viajam juntas. O que isto quer dizer é que como as cortinas são limitadas na sua velocidade mecânica a segunda (a que fecha) já não parte depois de a primeira abrir por completo e partem as duas apenas com uma pequena frincha entre elas e o sensor embora esteja ligado mais tempo, cada área onde aquela frincha se desloca só é iluminada o tal 1/1000 de segundo, etc...

O que acontece na Canon é que quase todos os modelos (que eu conheço) estão limitados a syncs de 1/200-1/250, e na Nikon há apenas um par de modelos que elevam esse valor para 1/500, são elas a D70 e a D40 que curiosamente as cortinas são electronicas a partir de certa velocidade para poupar dinheiro no fabrico e aumentar a vida das cortinas e no entanto é uma característica tão útil.

Peço desculpa por refererir mais uma vez os DVD's mas isto estava lá esplicado de forma mesmo muito simples, é pena é não conseguir mostrar por gestos como ele fez, seria muito mais fácil de explicar. Atenção Rui Marto que se isto fosse um processo fácil o David de certeza que não andava a comprar D70s no e-bay nem as andava a usar sempre que pode devido a este factor.
 
Última edição:
Epá andei aqui a fazer umas contas e consegui encontrar tudo numa só loja (sempre se poupa nos portes).
Digam lá o que acham:

Tripé/Suporte de 2m - 23,90€
Fixação de Flash de Sapata + Sombrinha - 29,90€
Sombrinha Branca Shoot-Through 1.1m - 22.90€

Isto tudo dá mais ou menos 80€ por cada ponto de luz... Acham que encontram conjuntos mais baratos para usar com flashes de sapata?
 
Bem, depois de hoje mudei um pouco a minha opinião sobre os flashes e provavelmente vou mesmo para flashes de estúdio. ao que parece os SB/EX são flashes porreiros para desenrascar, mas não servem para fazer sessões fotográficas a sério. Primeiro porque não aguentam o ritmo, em termos de quantidade de disparos (uma sessão facilmente atinge os 100 disparos/hora).
Depois por causa dos acessórios. Os flashes de estúdio têm muitos mais acessórios já feitos de propósito para aquilo.

Posto isto, acho que é preferível gastar 400€ num kit, já com suportes, difusores e trigger wireless. Só o preço de dois 430EX passam isso, mais o resto do material... Acaba por ficar mais caro.
 
Não se pede que compres esse dois flashes... Sinceramente arranja os DVD's do Strobist... Acho que andas um bocado iludido com a vida com essa do não aguentam os 100 disparos hora... Lembra-te que depois de teres os de estudio é uma treta se tens de fazer uma sessão de exterior, e interiores em certos ambientes com muita humidade tb é para esquecer...

Com 4 flashes iluminas um pavilhão de desporto... Precisas de mais que isso para usar dentro de um estúdio?
Lá está... Se tu achas que o estudio compensa... Eu acho que só compensa até quereres tirá-los do estúdio...
 
Back
Topo