Há tanta coisa no teu post que não percebo que nem sei por onde começar... Há aí coisas que até parece que nem sabes do que estás a falar... Ou quem te ajudou...
Explica-me porque razão é que o tamanho da "fonte de luz" conta para alguma coisa? O que conta é o seu tamanho aparente, quanto maior for o tamanho aparente mais soft é a luz e quanto menor o seu tamanho aparente mais dura é a luz (e as sombras). Por isso desde que consigas meter a maior softbox nos dois sistemas o tamanho aparente é o mesmo.
Qualidade de luz? Esta é influenciada pelo tamanho aparente da luz, pela utilização de filtros, mas não há nada que me diga que a qualidade é para melhor ou pior! A qualidade da luz é um conjunto de caracteristicas... Como a temperatura da luz, se é soft ou hard, etc...
Maior selecção de acessórios aqui penso que tens razão, mas não há nenhum que não consiga reproduzir para flashes de sapata, pelo menos que eu conheça. Mas compreendo que neste departamento os flashes de estúdio podem ser melhores.
A potencia e os graus de ajuste vêm com um preço... Não tens concerteza maior potencia nos kits mais baratos e não tens maiores ajustes dessa potencia nos mais baratos também... Lá está, aqui para mim é outra coisa em que os flashes de sapata ganham... Preço vs. Qualidade e Funções.
Alimentação por corrente desculpa mas isso é uma vantagem quando? Ajuda a fazeres exercicio quando tens de andar a carregar com as baterias ou geradores quando queres sair do estúdio? Teres de usar geradores na eventualidade de haver um corte de energia? Não faz sentido o facto de estar ligado a corrente ser uma coisa positiva, quanto muito baterias...
Não conheço estes kits, teria de verificar, mas deduzo que a sua montagem em 5 minutos envolve também um assistente ou dois não? Convenhamos que se é pesado (como dizes) não queria andar a dar cabo das costas a montar isso a pressa...
Depois tens de por ai um ou dois links para esses kits para eu dar uma vista de olhos até pode interessar...
Nos flashes de sapata, não diria que eles dispensassem a corrente eléctrica já que dependem dela para carregar as pilhas, e acredita que com umas pilhas de NIMh hoje em dia fazes uma carrada de disparos e nunca as consegues gastar no tempo que demora um segundo set a carregar...
Estes flashes têm os seus inconvenientes o maior até pode ser a potência, mas depois de ver tudo o que se pode fazer com eles não percebo o porque de se necessitar de mais potência para a generalidade dos casos...
Continuo com a minha opinião que o pouco que não se consegue com estes flashes não consegue suplantar o muito que não se consegue fazer com os flashes de estúdio...
Para mim esses flashes de estúdio são para isso mesmo, para estár no estúdio, onde a sua utilizição facilita a logística de trabalho. Não faz sentido se fores um fotografo comercial e só trabalhas com fotografia de produtos, andares a carregar pilhas e etc, para trabalhares no teu estúdio... (se bem que deve haver adptadores para ligar os flashes de sapata a luz, não sei)
Se queres orçamentos mais realistas o equipamento do strobist deve ficar aí nos 2000€ +/- (Falo dos stands, umbrellas, flashes, PW, modificadores, filtros, etc...)
100€ não dá para um ponto de luz, 200€ dá para um vivitar e ainda sobra uns trocos para uns cactus v2s, com 300 já metes um 430EX e uns cactus, ou dois vivitars...
500€ já dá para ter um set de vivitars com stands para eles e sombrinhas aí uns 4 e não tás nada mal servido... Um kit de 500€ de estúdio? Hmmm a gama de preços deste equipamento leva-me a desconfiar de que não estás propriamente a comprar um set que tenha menos limitações que o homólogo dos vivitars...
Bem já me estiquei com alto testamento, mas isto tá a ser bom de discutir, há muito tempo que não me dava para escrever tanto nestas bandas...