1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Iluminação/Material para Mini-Estúdio

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por carlasilvaa, 3 de Setembro de 2008. (Respostas: 38; Visualizações: 6047)

1. carlasilvaa

carlasilvaa Power Member

Gostaria de pedir aos entendidos em iluminação e/ou fotografia de estúdio um conselho:
    -Preciso criar um estúdio numa sala (sem iluminação natural) para fotografar artigos para um catálogo. E também criar umas composições com esses artigos (ex: mesa de chá com biscoitos, etc.).
    Como não tenho muita experiência em fotografia de estúdio gostaria de saber qual o material básico que vou precisar . ( A câmera será uma Panasonic Fz8).
    Vi este kit...o que acham? http://www.*****.pt/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=112_75_114&products_id=422

Obrigada a todos.

2. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Não me parece que esse kit seja o mais adequado. Primeiro isso tem uma "tenda" demasiado pequena para o que queres. Depois parece que trás uma cabeça (o que é bom), mas os outros dois são flashes compactos semelhantes a uns metz 20 que arranjas por menos de 30€.

Já agora, a tua máquina tem sapata de flash (creio que não)? Sem isso não consegues disparar esses flashes, tens que arranjar uns que disparem por "simpatia" (disparam quando detectam outro flash).

Na minha opinião, assim uma coisa em conta:
    - Três triggers (arranjas no ebay baratos, tipo 2 ou 3€)
    - Três flashes manuais (tens uns Metz a rondar os 75€ e oiço falar também nuns Vivitar)
    - Panos de fundo, suficientemente grandes
    - Acrílicos caso queiras dar um efeito espelhado ao chão
    - Caixas difusoras (podes comprar baratas no eBay ou fazer em casa com caixas e papel vegetal)
    - Reflector branco e reflector prateado (again, eBay ou fazes em casa)

Depois tens equipamentos próprios, melhores e mais caros, mas acho que já se punha a hipótese também de outra máquina.

3. carlasilvaa

carlasilvaa Power Member

Ok, mas existe alguma loja física ou na net (em Portugal) onde seja possível adquirir esse material sem ser ebay?
    Em relação á máquina, tenho tindo bons resultados com esta. também pensei numa Nikon 40D, mas sinceramente não sei qual seria a vantagem em relação á Fz8.
    Obrigada novamente Rui.

4. Rui Marto

Rui Marto Power Member

http://www.studiolightworld.com/ é um bom sítio para esse tipo de material. :)

Em relação à máquina, sendo a D40 uma SLR tens imensas vantagens face à FZ8, a começar logo pelo controlo dos flashes. A FZ8 só funciona com flashes que funcionem com disparo por simpatia, logo és sempre obrigada a usar o flash da máquina.
    Depois, permite a troca de objectiva, pelo que podem adquirir outras lentes mais especificas para cada tipo de foto e de qualidade muito superior.
    Por fim, é uma máquina que a nível de controlo é outra coisa. Desde sistemas TTL, à possibilidade de triggers wireless na sapata, maior gama de aberturas disponíveis (variando consoante a lente) e velocidades de sincronização mais altas.

5. carlasilvaa

carlasilvaa Power Member

Última edição: 3 de Setembro de 2008
  6. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Tal como te disse, não acho que esse kit valha a pena. Para isso mais valia um kit à strobist e depois logo pensavam em algo como deve ser.

7. adolfo dias

adolfo dias Power Member

por 20€ fazias quase o mesmo que isso em casa com uns candeeiros dos chineses como te tinha dito
    talves algo assim seja mais indicado, mas eu n percebo nd de iluminação...

8. Rui Marto

Rui Marto Power Member

lol Aquilo não é tão "mau" como luz contínua, mas ainda assim é muito fraco mesmo.

9. carlasilvaa

carlasilvaa Power Member

candeeiros dos chineses?' ok, então e qual a potência que é preciso para esses candeeiros ou que lâmpadas é que compro para isso? Mas isso é luz contínua, mas não será melhor flash para este tipo de trabalho?

10. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Como os produtos não se mexem e assumindo que vais usar tripé, podes usar tempos de exposição longos pelo que a potência das lâmpadas não é crítica. Qualquer coisa equivalente a 75W deve ser suficiente.

Se optares por esta solução, será mais crítico a cor das lâmpadas, que deve ser uniforme (mesma marca, modelo e potência).

11. carlasilvaa

carlasilvaa Power Member

Última edição: 4 de Setembro de 2008
  12. carlasilvaa

carlasilvaa Power Member

Boa, esta caixa serve para fotografar as Saquetas e as Covetes com os biscoitos para colocar em folhetos.
    Mas para fotografar as composições para os catálogos, tenho de arranjar uma mesa.
    Se aqueles candeiros do Ikea que eu falo em cima servirem, depois posso adaptar uma softbox para esse efeito, não?

Última edição: 4 de Setembro de 2008
  13. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Dois pontos:

1- As lâmpadas têm obrigatoriamente que ter potências diferentes. Quando se fazem setups de duas luzes, uma delas tem que ser 1 stop mais forte que a outra, caso contrário anulam-se.

2- Com o dinheiro dessas lâmpadas já compras um flash Metz 20 (na digiwowo.com por 30€), que mal por mal, sempre é melhor que luz continua.

14. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Em princípio sim, a não ser que queiras algum efeito marado. Mas atenção que nem todos os brancos são iguais! Daí a importância do balanço de brancos. Era a isso que me referia quando falei da "cor das lâmpadas".

15. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Sim, deves comprar lâmpadas calibradas para daylight (5200K-5600K), que julgo serem as mais convenientes.

16. adolfo dias

adolfo dias Power Member

se puderes desenvolver esta teoria agradeço

17. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Segundo sei o problema é que ficas com "jogos" de sombras a mais, ou ficas sem sombras de todo, dependendo da incidência da luz. Assim tens a luz principal, que dá sombras e isso, e outra mais forte serve para dar recorte, ou então mais fraca serve para atenuar zonas escuras (embora aqui acho que faz mais sentido usar um reflector).

18. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Mas isso podes jogar com a distância das lâmpadas, assim não tens de andar a comprar potências diferentes...

19. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Podes, se tiveres espaço. Mas continuo na minha, flash é muito melhor ideia (e aquele de 30€ já tem 2 níveis de potência).

Partilhar esta Página