iluminção por leds

hotnose

Power Member
iluminção por leds + som

Gostava de saber

1º com quantos leds se consegue ter uma boa iluminação no interior da caixa.

2º Qual o preço médio dos Leds (azuis)

3º Qual a formula para calcular a resistencia a usar entre o led e a fonte de alimentação.

4º Como é que punha no painel da frente da caixa uma saída da placa de som, para depois ligar os headphones e uma porta usb??

Obrigado.
Por enquanto é tudo..:rolleyes:
 
Última edição:
1ª -> depende da voltagem, os leds são muito sensiveis, mudão bastante de intensidade entre 1,8volts e os 2volts.

2ª -> aqui na minha zona (margem sul) custão um balurdio, 2€. Isto é um abuso, comparado com os outro que me custam 0,10 €.

3º -> a formula é (não sei se são as letras certas) R = U / I
R - é a resistencia, e a unidade é Ohm
U - diferença de intensidade. Se quiseres baixar os volts de 5 para 2 então a diferença é 3.
I - consumo do led, se não me engano é em amperes. Neste momento ainda não sei quanto consome um led, mas deve de ser 0.01 Amperes

A formula, com os dados que tens é R = 3 / 0.01 <=> R = 300
a resistenci é de 300 ohms

Atenção , não é só isto que conta, pois se poseres muitos leds em série, a intensidade vai aumentar e vais rebentar com o led. Para isso tens que fazer outra conta, que eu não sei qual é.
 
Correcção:

1º 2€ é o preço dos leads azuis em média em todo o lado!
2º Os leads azuis funcam a 5V, acho que tb há de 3.3 mas são aqueles muito pequenos!
 
os leds azuis saum de 5v !!!!!!!!!!!??????
OMG!!! O HOMEM HX DA LOJA DISSE K OS LEDS AZUIS ERAM DE 3V!!! la me conseguiu chular as resistencias.... cabrao...
 
hehe

Hoje tive uma sorte dos diabos!!

A minha irmã foi a uma loja de electrónica e telefonou a perguntar se precisava de alguma coisa (rica irmã).

Cravei-lhe 6 leds azuis de 5 volts. agora se os soldar em paralelo não preciso de resistência nenhuma pois não?? Basta ligar ao Molex (vermelho e respectivo ground) e tá a andar, se fosse assim era altamente.

já agora aproveito para dizer que a minha caixa está quase pronta, só falta prender o acrilico mas ainda não estou certo de que tecnica é que vou usar, silicone ou parafusos, porque com o corte que fiz é impossivel usar borracha.


Xau tenho de ir para a garagem
 
1º 2€ é o preço dos leads azuis em média em todo o lado!
:eek: :eek: :eek:

Poing! 2€ k chulise, eu comprei leds azuis por 0,50cent:D :D

Compro 4 pelo preço de 1!!!:D

Por acaso eu tb queria saber se 6 leds em serie da parar ligar directamente ao molex:confused:
 
1º com quantos leds se consegue ter uma boa iluminação no interior da caixa.
- Depende dos led's que usares, do tamanho da caixa,dos obstáculos existentes (placas, fios, etc).
Mas se a intenção é iluminares a caixa, porque não usas um neon, cold cathode tube ou um multicolored ccfl (coloquei à uns dias uma thread com um link para a review)?

2º Qual o preço médio dos Leds (azuis)

Eu comprei hà uns tempos 3 por 5.25 euros, o que dá 1.75 cada um (led azul, normal, 5mm)

3º Qual a formula para calcular a resistencia a usar entre o led e a fonte de alimentação.

A fórmula geral é Rl=(Vf-Vl)/Il, em que

Rl é o valor da resistência que ficará em série com o led
Vf é a tensão da fonte (se estivermos a falar de um PC, podes usar os 12V ou os 5V)
Vl é a tensão nominal do led (para led's normais-vermelho, verde, amarelo-considera cerca 1,5V. Para outros tipos de leds o melhor é confirmar com o vendedor, pois pode variar até, penso eu, 5V)
Il é a corrente nominal do led, tipicamente cerca de 20mA=0.02A, mas deverás confirmar com o vendedor

Não esquecer que se na fórmula usares os valores de Vf e Vl em Volts e a Il em mA (1mA=0.001A), R virá em kohms e se usares Il em A, R virá em ohms

4º Como é que punha no painel da frente da caixa uma saída da placa de som, para depois ligar os headphones e uma porta usb??

headphones- fazes um cabo com um jack macho 3.5mm stereo de um lado e um jack fêmea 3.5mm stereo do outro. Esse cabo irá por dentro do PC, passa por uma abertura, depois de retirares uma daquelas grelhas que se tiram quando se quer instalar uma placa PCI, e ligas na ficha dos phones da placa de som. A ficha fêmea podes colocar onde quiseres: numa baía de 3 1/2, 5 1/4, ou noutro sitio qualquer que queiras.

USB- Em primeiro lugar, boa sorte para a compra das fichas USB. Eu ainda não encontrei um sitio que as venda, mas tb ainda não fiz uma busca exautiva é certo. O restante processo é o mesmo, ficha macho de um lado, que irá ligar numa das saidas da mobo, ficha fêmea do outro que ficará na parte da frente da caixa no sitio onde quiseres.
ATENÇÂO que há dois tipos de USB, acho que o A e o B, mas não sei a diferença.
Outra hipótese é veres se a mobo tem alguma ligação USB interna, e se assim fôr terás de ver qual é o conector que irás precisar em vez da ficha macho descrita atrás.


Duração dos led's: são como as pilhas duracel: duram, duram duram!... desde que não se faça asneiras tipo alimentá-los directamente a 12 V, obviamente.

Já agora ATENÇÂO que quando um led estoura pode estilhaçar e os fumos libertados são mais ou menos tóxicos! SEGURANÇA acima de tudo!

Ligações paralelo/série

Série: Rl=(Vf-Vl1+Vl2+...+Vln)/Il, em que Vl1, Vl2 e Vln são as tensões nominais de cada led. O resto é igual ao explicado anteriormente.

Paralelo: Rl=(Vf-Vl)/(Il1+Il2+...+Iln), em que Il1, Il2 e Iln são as correntes nominais de cada led. O resto é igual ao explicado anteriormente.

Para melhores resultados (uniformidade na iluminação) deverás usar led's iguais.


Já disse algumas vezes noutras threads, mas quem precisar de alguma ajuda pessoal (soldar, fazer furos, etc) nos seus mod's e fôr da zona Norte, Porto e arredores, podem falar comigo (novo e-mail-->[email protected]).


Espero ter ajudado.
 
obrigado

Queria agradecer a todos que responderam às minhas questões e dizer que o meu mod está quase pronto.

Pintei a caixa toda de azul, uma ventoinha na lateral em baixo, outra em cima, uma janela toda marada!!


só falta mesmo o Fanbus (já comprei as peças mas falta montar)

De momento não posso mostrar nenhuma foto, pq não tenho máquina. Pode ser que arranje uma emprestada.


Xau
 
Cuidado com esses 5v ... axo k é muito !
O normal são 3.3 v ... tenho 4 na FanBus de alto brilho, k mais parecem lanternas... dão muita luz mm !

Custaram á volta dos 1.75€...

Mas na Total Electronica na Alameda eles custam +/- 1 €, mas são normais, ñ são de alto brilho ...

Axo k era melhores colocares um Neon, uma lampada flurescente ou algo do género...

A resitência é de +/- entre 300 e 450 ohms mais coisa menos coisa... ;)
 
Última edição:
Quanto ás fichas usb femea, compras numa loja de informática uma extensão daquelas que se usam para adicionar portas usb nas mobo que têm a respectiva ligação, desmontas as fichas e unes a um cabo usb cortado ao meio, verificando sempre as respectivas ligações, depois é só aparafusar na frente da caixa, usas o suporte metálico para desenhares na caixa e cortares á medida e está pronto, as fichas custam cerca de 7,5€ e arranjas com bastante facilidade.
 
Pronto Rasputin tinhas k ir complicar a lei de Ohm!!

Kidding :D

é memo assim ajudar o ppl, e de gajos komo tu kisto precisa! (como o Soul_revear disse:P )

Predator nao batas ja no homem, as tantas isso precisa mesmo da resistencia! :D

Os meus bulem bem nos 5v directos na fonte sem resistencias, esprimenta, se 1 estoirar ja sabes :P
 
Pah,nunca se mete led´s em serie 8o pq vais ter keda de tensao aos terminais de cada led (R=U/I),isso vai-se notar no brilho. Isso tem de ser em paralelo visto q neste caso é a corrente q é dividida e n a tensao,ou seja,vais ter sempre o msm brilho para X led´s e a meu ver é mais facil controlares a corrente (resistencias) do q a tensao :003: .penso eu de k...
 
Back
Topo