1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

IM - propósito e utilização

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por vjoe, 21 de Agosto de 2008. (Respostas: 28; Visualizações: 1472)

1. vjoe

vjoe Power Member

(continuando daqui)

Muito sinceramente, isso são gimmicks totalmente useless. Há uma forma muito mais inteligente e lógica de enviar uma mensagem para um contacto que está offline. Chama-se "e-mail".

Última edição pelo moderador: 21 de Agosto de 2008
  2. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Vjoe. Uma mensagem do tipo: "Quando estiveres liga-me!" não é o tipo de mensagem que se mande por mail, pois nunca tens a certeza se a pessoa ainda vai ver o e-mail naquele dia. Eu por exemplo tenho muitos amigos que só vêm o e-mail de manhã e não perdem mais tempo com isso.

Outra situação é o pessoal que se mete "Mostrar como Offline" para filtrar com quem querem falar. Eu continuo a dizer que mais vale bloquear com quem não se quer falar, mas há muitos a usar isto. Daí a importancia de algo como as mensagens offline.

3. vjoe

vjoe Power Member

Porque não? Que certeza tens de que a pessoa vai ligar o cliente de IM? É bem mais comum uma pessoa não ligar o cliente de IM do que não aceder aos e-mails, até porque hoje o e-mail é algo bastante importante.

Como tu próprio até referiste, o problema é haver quem não sabe utilizar a tecnologia.

4. VuDu

VuDu Power Member

vjoe, um cliente de IM não é feito para o que um ou outro user quer, ou seja, lá porque a tua (e talvez de outras pessoas) definição de IM não inclui essas features não quer dizer que elas não devam de ser implementadas. ;)
    O Pidgin, diz que suporta o MSN o que é publicidade enganosa porque supostava apenas o MSNP9 quando o actual é o MSNP15(16?). Principalmente estas features que já estavam implementadas noutros protocolos. E para as outras pessoas que partilhem a tua opinião podem sempre continuar a usar a 2.4.3 ;)

5. vjoe

vjoe Power Member

Na verdade, um cliente de IM serve precisamente para aquilo que o nome indica: comunicação instantânea por mensagens. O MSN é que veio arruinar por completo os IMs com tretas como as mensagens offline que incutem maus hábitos nos utilizadores.

Quanto a utilizar a versão antiga, felizmente, a nova versão não se limita à adição dessas mariquices. :P

6. VuDu

VuDu Power Member

Lá está... são preconceitos criados por quem usa clientes IM arcaicos. Não há nada na definição de mensagem instantânea que limita essa mensagem ao formato de texto, sem formatação... basicamente um email por p2p.
    Isso era uma limitação dos protocolos/clientes antigos. Quem não ficou congelado no tempo percebeu que as coisas evoluíram.
    E é como tudo na vida... tal como os airbags nos carros, que há quem seja contra eles, quem não gosta, põe na beira do prato ;)
    Eu apesar de também não usar 1/3 das "mariquices" do MSN, sei reconhecer isso.

Em relação ao Pidgin, já vem muuuuuuuito tarde a implementação destas features.

Última edição: 21 de Agosto de 2008
  7. vjoe

vjoe Power Member

Eu falo em mensagens offline e tu falas em formatação... Mas por acaso não vejo grandes vantagens na formatação das mensagens num IM. Indicas-me algumas?

Esse teu conceito de evolução é estranho, pois estás a considerar que a inclusão de inutilidades constitui uma evolução. Quer dizer, se calhar até constituem... uma evolução negativa.

Quanto aos airbags, trata-se de algo relacionado com a segurança, a sua menção no contexto da discussão parece-me despropositada.

8. PrOdG

PrOdG Power Member

.

9. smpme

smpme Power Member

O ICQ já tinha isso há uns 10 anos, o MSN é que demorou a implementar; podes crer que é uma feature esperada há bastante tempo.

E os telemóveis também foram feitos para falar, no entanto também passou a ser possível enviar mensagens escritas. Nesse caso porque não ligar sempre, nem que fosse para dizer "estou aí em 5 minutos"?

Como disse e bem o VuDu, é a evolução das coisas. A pensar que as coisas se mantivessem sempre na mesma, ainda usávamos o talk porque cumpria os requisitos :P

Última edição: 22 de Agosto de 2008
  10. PrOdG

PrOdG Power Member

Assim como enviar mensagens escritas não é o mesmo que falar ao telemóvel, mensagens offline, nudges, e inutilidades do género não é o mesmo que IM. São funcionalidades diferentes.

Para desenvolver um cliente de IM completo não é certamente necessário implementar esse tipo de features praticamente inúteis.

11. Nomearod

Nomearod Power Member

Quando tiveres numa conversa de grupo com 5 ou 6 users a falar em simultâneo, dois ou três com nicks parecidos e todos a escreverem com o mesmo tipo de letra, mesma cor e mesmo tamanho, mudas de opinião :p

12. PrOdG

PrOdG Power Member

Mais ou menos como no IRC? :rolleyes:

13. lightMC

lightMC Power Member

Todo o tipo de tecnologias tem cada vez mais features, mesmo que inúteis, é a natural evolução dos conceitos. Não percebo o mal dizer dessas features, estão lá só para quem as quiser usar e não chateiam ninguém pois podem ser desactivadas nas definições.
    Acho que estão aí a dizer mal só porque sim ou simplesmente teem medo da evolução/mudança.

Mas vindo de quem disse já não fico impressionado. :finger:

14. vjoe

vjoe Power Member

Por acaso nunca me chateei com isso, pois o Pidgin encarrega-se de associar uma cor diferente a cada interveniente na conversa. No entanto, tal como o prodg disse, isso ocorre no IRC e nunca tive qualquer problema.
    Mas quando eu me referia a formatação, falava em usar negritos, itálicos, sublinhados, fontes que não lembram a ninguém, etc etc. Continuo a questionar a sua utilidade.

Pronto, tinha que vir o windoze whore. :205:

15. lightMC

lightMC Power Member

Windows whore? Ou realista? Desculpa se te estraguei a "festa" toda :205:

16. esquiso

esquiso Power Member

Ser contra as features inuteis? Claro que sou. Porque as features inuteis são bloat e trazem mais sobrecarga para os servidores :) Principalmente quando são inuteis E são mal implementadas. Basta olhar para o caso do MSNP.
    Mas, pessoalmente, não acho as mensagens offline inúteis. Até vejo alguma utilidade, e já discuti isso com o vjoe ^^

17. lightMC

lightMC Power Member

A sobrecarga deve ser imensa :rolleyes:. Um nudge deve sobrecarregar tanto como uma mensagem com um caracter, os winks nem pelo servidor devem passar, as mensagens pessoais também são pesadissimas :rolleyes: . O hardware e a rede também estão constantemente a evoluir portanto essa de sobrecarregar os servidores é idiota.
    Pegando no caso dos telemóveis, acho que também deviam retirar os mms pois são basicamente inúteis e só sobrecarregam os servidores das operadoras. Afinal um telemóvel é para telefonar e mais nada! :rolleyes:

18. esquiso

esquiso Power Member

Um nudge e uma wink não. Mas e a voz e o vídeo? E quanto à evolução do hardware, não sabia que eles faziam trocas do pé para a mão, constantemente.

19. lightMC

lightMC Power Member

Acabaste de dizer que voz e vídeo é inútil ou percebi mal?

Se a carga estiver acima do limite claro que mudarão.

20. esquiso

esquiso Power Member

Num protocolo de IM, ya. No caso do MSNP está mal implementado e é mesmo inutil. No XMPP, mesmo a voz (com a linjingle) é menos inutil, a meu ver, mas não deixa de o ser. Mas hey, se calhar sou eu que uso o IM para instant messaging e não para VoIP.

Partilhar esta Página