IM - propósito e utilização

vjoe

Power Member
(continuando daqui)

Aqui também funciona. Mensagens pessoais e offline a funcionar decentemente. Finalmente :)

Muito sinceramente, isso são gimmicks totalmente useless. Há uma forma muito mais inteligente e lógica de enviar uma mensagem para um contacto que está offline. Chama-se "e-mail".
 
Última edição pelo moderador:
Vjoe. Uma mensagem do tipo: "Quando estiveres liga-me!" não é o tipo de mensagem que se mande por mail, pois nunca tens a certeza se a pessoa ainda vai ver o e-mail naquele dia. Eu por exemplo tenho muitos amigos que só vêm o e-mail de manhã e não perdem mais tempo com isso.

Outra situação é o pessoal que se mete "Mostrar como Offline" para filtrar com quem querem falar. Eu continuo a dizer que mais vale bloquear com quem não se quer falar, mas há muitos a usar isto. Daí a importancia de algo como as mensagens offline.
 
Porque não? Que certeza tens de que a pessoa vai ligar o cliente de IM? É bem mais comum uma pessoa não ligar o cliente de IM do que não aceder aos e-mails, até porque hoje o e-mail é algo bastante importante.

Como tu próprio até referiste, o problema é haver quem não sabe utilizar a tecnologia.
 
vjoe, um cliente de IM não é feito para o que um ou outro user quer, ou seja, lá porque a tua (e talvez de outras pessoas) definição de IM não inclui essas features não quer dizer que elas não devam de ser implementadas. ;)
O Pidgin, diz que suporta o MSN o que é publicidade enganosa porque supostava apenas o MSNP9 quando o actual é o MSNP15(16?). Principalmente estas features que já estavam implementadas noutros protocolos. E para as outras pessoas que partilhem a tua opinião podem sempre continuar a usar a 2.4.3 ;)
 
Na verdade, um cliente de IM serve precisamente para aquilo que o nome indica: comunicação instantânea por mensagens. O MSN é que veio arruinar por completo os IMs com tretas como as mensagens offline que incutem maus hábitos nos utilizadores.

Quanto a utilizar a versão antiga, felizmente, a nova versão não se limita à adição dessas mariquices. :P
 
Na verdade, um cliente de IM serve precisamente para aquilo que o nome indica: comunicação instantânea por mensagens. O MSN é que veio arruinar por completo os IMs com tretas como as mensagens offline que incutem maus hábitos nos utilizadores.

Quanto a utilizar a versão antiga, felizmente, a nova versão não se limita à adição dessas mariquices. :P

Lá está... são preconceitos criados por quem usa clientes IM arcaicos. Não há nada na definição de mensagem instantânea que limita essa mensagem ao formato de texto, sem formatação... basicamente um email por p2p.
Isso era uma limitação dos protocolos/clientes antigos. Quem não ficou congelado no tempo percebeu que as coisas evoluíram.
E é como tudo na vida... tal como os airbags nos carros, que há quem seja contra eles, quem não gosta, põe na beira do prato ;)
Eu apesar de também não usar 1/3 das "mariquices" do MSN, sei reconhecer isso.


Em relação ao Pidgin, já vem muuuuuuuito tarde a implementação destas features.
 
Última edição:
Eu falo em mensagens offline e tu falas em formatação... Mas por acaso não vejo grandes vantagens na formatação das mensagens num IM. Indicas-me algumas?

Esse teu conceito de evolução é estranho, pois estás a considerar que a inclusão de inutilidades constitui uma evolução. Quer dizer, se calhar até constituem... uma evolução negativa.

Quanto aos airbags, trata-se de algo relacionado com a segurança, a sua menção no contexto da discussão parece-me despropositada.
 
O MSN é que veio arruinar por completo os IMs com tretas como as mensagens offline que incutem maus hábitos nos utilizadores.

O ICQ já tinha isso há uns 10 anos, o MSN é que demorou a implementar; podes crer que é uma feature esperada há bastante tempo.

E os telemóveis também foram feitos para falar, no entanto também passou a ser possível enviar mensagens escritas. Nesse caso porque não ligar sempre, nem que fosse para dizer "estou aí em 5 minutos"?

Como disse e bem o VuDu, é a evolução das coisas. A pensar que as coisas se mantivessem sempre na mesma, ainda usávamos o talk porque cumpria os requisitos :P
 
Última edição:
Assim como enviar mensagens escritas não é o mesmo que falar ao telemóvel, mensagens offline, nudges, e inutilidades do género não é o mesmo que IM. São funcionalidades diferentes.

Para desenvolver um cliente de IM completo não é certamente necessário implementar esse tipo de features praticamente inúteis.
 
Mas por acaso não vejo grandes vantagens na formatação das mensagens num IM. Indicas-me algumas?

Quando tiveres numa conversa de grupo com 5 ou 6 users a falar em simultâneo, dois ou três com nicks parecidos e todos a escreverem com o mesmo tipo de letra, mesma cor e mesmo tamanho, mudas de opinião :p
 
Quando tiveres numa conversa de grupo com 5 ou 6 users a falar em simultâneo, dois ou três com nicks parecidos e todos a escreverem com o mesmo tipo de letra, mesma cor e mesmo tamanho, mudas de opinião :p
Por acaso nunca me chateei com isso, pois o Pidgin encarrega-se de associar uma cor diferente a cada interveniente na conversa. No entanto, tal como o prodg disse, isso ocorre no IRC e nunca tive qualquer problema.
Mas quando eu me referia a formatação, falava em usar negritos, itálicos, sublinhados, fontes que não lembram a ninguém, etc etc. Continuo a questionar a sua utilidade.

Todo o tipo de tecnologias tem cada vez mais features, mesmo que inúteis, é a natural evolução dos conceitos. Não percebo o mal dizer dessas features, estão lá só para quem as quiser usar e não chateiam ninguém pois podem ser desactivadas nas definições.
Acho que estão aí a dizer mal só porque sim ou simplesmente teem medo da evolução/mudança.

Mas vindo de quem disse já não fico impressionado. :finger:
Pronto, tinha que vir o windoze whore. :205:
 
Ser contra as features inuteis? Claro que sou. Porque as features inuteis são bloat e trazem mais sobrecarga para os servidores :) Principalmente quando são inuteis E são mal implementadas. Basta olhar para o caso do MSNP.
Mas, pessoalmente, não acho as mensagens offline inúteis. Até vejo alguma utilidade, e já discuti isso com o vjoe ^^
 
Um nudge e uma wink não. Mas e a voz e o vídeo? E quanto à evolução do hardware, não sabia que eles faziam trocas do pé para a mão, constantemente.
 
Num protocolo de IM, ya. No caso do MSNP está mal implementado e é mesmo inutil. No XMPP, mesmo a voz (com a linjingle) é menos inutil, a meu ver, mas não deixa de o ser. Mas hey, se calhar sou eu que uso o IM para instant messaging e não para VoIP.
 
Eh meu, eu uso (como a maior parte das pessoas que o usam) o Skype para VoIP, não para IM. Não compares - nem em qualidade, nem a função que desempenha.
 
O Skype não é um cliente para IM, não é para aqui chamado.
E quanto à adesão do MSN, bem.. se ele não viesse incorporado no Windows, será que a adesão era assim tão grande? Nunca saberemos.
 
Tal como muitos dispositivos evoluem para oferecer novas funcionalidades também um software pode evoluir. Quem disse que o Messenger é apenas um software de IM, por ter sido esse o seu objectivo inicial, é-lhe impedido que expanda os seus horizontes?
Sinceramente não percebo o porquê de teimarem tanto nesse ponto, mas são opiniões :)

Pessoalmente também acho perfeitamente inútil muitas das funcionalidades do WLM, e as únicas que achei que realmente faziam falta no pidgin eram mesmo as offline messages e as personal messages (não vou entrar pela parte da transferência de ficheiros porque senão ainda me vão dizer que isso também é inútil).
 
Back
Topo