1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

IM Server

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por tds, 11 de Outubro de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 869)

1. tds

tds Power Member

Boas!

Sou aluno do Curso Tecnológico de Informática (sim, ainda há resistentes no ultimo ano deste curso :D).

No CTI (Curso Tecnológico de Informática), para além da PAT, há uma disciplina que dá pelo nome de Projecto Tecnólógico.
    Para essa disciplina, propus-me a fazer um IM Server (Servidor de Mensagens instantâneas).
    Na altura, encontrei enúmeros servidores: Jabber, Open-Fire, Ejabbered, entre outros.

Mas, agora que começo a tentar passar da pesquisa para a implementação do servidor,vejo-me perdido, pois não sei bem como fazer as coisas nem como elas funcionam. :1361:

A intenção (como já acima referi) é Criar um servidor de Mensagens Instantâneas a nível local (para se implementar, por exemplo, na rede de um pavilhão da escola ou até para comunicação de redes intra-escolares).

Alguém me podia dar luzes/dicas, um pequeno empurrãozinho para começar, pelo menos a instalar o servidor?

Estou a pensar em usar o Ubunto (não sei ainda se o 7.10 ou o 8.04) ou o CentOS 5.

Mas a partir daí... perco-me.

Grato pelo vosso tempo,
    Tiago dos Santos.

2. skorzen

skorzen Power Member

3. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Server Jabber / XMPP por ex ( Guia), e um destes.

Ou então, uma solução que faz tudo sozinha :p OpenFire

4. tds

tds Power Member

Realmente perder tempo no google é mesmo produtivo! xD

Muito obrigado a ambos ;)

Começou agora a luta contra o tempo!

A ver se consigo acabar isto antes do estágio xD

Cumprimentos,
    TdS ;)

5. tds

tds Power Member

Hm... uma pequena duvida.

O Server Jabber / XMPP dá para transferir ficheiros? xD

6. APLinhares

Staff Member

Oficialmente, julgo que não. Mas existe esta extension.

7. tds

tds Power Member

epa... andré... a pergunta é um pouco "parva"...

Mas como é que sabes tanto de Linux/Unix? Oo

8. APLinhares

Staff Member

Ensina-me o google :p

Se é coisa que existe, é documentação "sobre linux" :)

9. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Eu diria mais, gnu/linux

10. tds

tds Power Member

Hm... ok, durante a pesquisa para o trabalho surgiu um problema... o Jabber permite adicionar outro contacto numa conversa?
    Quero com isto dizer se ao invés de um ambiente ponto a ponto, se o Jabber permite um ambiente de "chat", vários contactos a comunicarem na mesma "sala".

Vou procurar também no goodle, mas neste m omento preciso de saber isto com alguma urgencia
    .

Obrigado pelo tempo

Tiago dos Santos

Partilhar esta Página