[IM] Trillian

petersaints

Power Member
Trillian
Género: Instant Messenger Multi-protocol
Bem venho aqui falar de um cliente multi-protocolo denominado de Trillian. Muitos poderão conhecer a sua versão actual (3.x) mas o que me leva mesmo a criar este tópico é a versão 4.0, que se encontra actualmente em desenvolvimento e dá pelo nome de Trillian Astra.

O Trillian está disponível em duas versões. A versão Basic é grátis e apresenta como principal limitação a impossibilidade do uso de Plugins e como tal está limitada aos seguintes protocolos:

Já a versão Pro (paga) permite o uso de inúmeros plugins para expandir as suas funcionalidades, entre estes plugins contam-se os que permitem acesso aos seguintes protocolo:


Além de suportar vários protocolos é um cliente cheio de features interessantes por explorar e aconselho a lerem a lista de funcionalidades nos sites abaixo descritos (Links).

A versão Trillian Astra pretende inovar ainda mais, sendo programada do ZERO. Encontra-se actualmente em versão alpha por convite há mais de um ano, não havendo datas previstas para o lançamento da versão final.

Algumas das novas funcionalidades são, e paço a citar:

  • Interoperability: Enhanced file transfer ability, support for more IM clients, status messaging support, and IMCore technology, which can compile natively on Win32, Linux, and Mac OS X.
  • Mobility: Web-based instant messaging, real-time status, iPhone support, online Trillian Astra profile.
  • Profile: Better data control and privacy, downloadable contact list, Social Widgets, a new login screen, strong encryption and identification verification, and open protocol.
  • Contact List: Tile view, Spotlight search, Drag-and-drop avatars, faster status changes, simple access to display name, dynamic list height.
  • Message Windows: Easy image sharing, handwriting mode, knowledge of local time, RSS, 'Buzz', saved font styles.
  • Skins: On the fly skin changes, Themes and colors, improved transparency support, Control layering, skin build time.
  • Performance: Skin loading time, redrawing times, network connections, memory usage, and skin variety.
Em termos de interface tem um aspecto moderno, ainda que na minha opinião um pouco tosco na versão actual, e tenta integrar-se bem com o Aero do Windows Vista.

É de notar ainda que se encontra em desenvolvimento paralelo a versão para Mac OS X, uma versão web e outra para iPhone.

Aqui fica uma pequena imagem da versão Windows do Trillian Astra (Alpha):
zen4bd3.jpg

Links:

Cerulean Studios (Empresa responsável pelo desenvolvimento do Trillian)
Trillian Astra (Site do Trillian Astra)
Trillian Astra Preview (lista as novas features agrupadas em categorias)
Trillian Features (lista de features da versão actual do Trillian)

Trillian na Wikipedia
 
Última edição:
Já tive oportunidade de testar a versão 3 e posso dizer que gostei imenso, já à excelentes alternativas ao WLM e esta é uma dessas, eu aconselho.
 
Sendo o WLM grátis acho que esta empresa também havia de oferecer as mesmas condições que o WLM, só pelo facto de a webcam e o microfone serem apenas utilizados na versão paga utilizo o WLM. Mas pronto a diferença é que a empresa da trillian (suponho) apenas ganha dinheiro com isto já a microsoft... Bem pode oferecer programas que o dinheiro entra todos so meses aos milhões.
 
Alguém me sabe dizer se é possível organizar os contactos por grupos como eu tenho no MSN e no pidgin?
Eu não encontro essa opção em lado nenhum. A única coisa que eu encontro em relação a grupo é a possibilidade de agrupar os contactos offline.
 
Boas. Desculpem estar a desenterrar este topico mas instalei o tillian pro e supostamente a camara devia funcionar. Tenho um portatil hp.

Nas opções de Video & Voice, onde se selecciona a webcam, tenho "HP Webcam" seleccionada mas o botão "camera Settings" está cinzento e não consigo aceder a esta opção. Colegas meus que usam o WLM dizem que o não aparece o simbolo de WEbcam nas janelas de conversação que iniciam comigo.

Alguem sabe como por isto a funcionar?
 
Back
Topo