iMac 20" ecrã as riscas

HugoBB

Power Member
Boas,
Precisava da vossa ajuda, uma vez que o iMac do meu pai encontra-se com riscos com várias cores em todo o ecrã:
b969c8629cc5fa0234e21bff21730e66.jpg


Apenas em safe mode consegui entrar no sistema, mas continua assim:
6a8f951dfefd3340ea76774c8d38c50a.jpg

5ac9314cbaa2a41af26471397f20573d.jpg


Alguém já passou por isto? Será placa gráfica?

Intel 2.66 core
2gb de ram
Placa gráfica Ati Radeon

Obrigado
 
Última edição:
A melhor hipotese que tens é ligar um segundo monitor a ele. Se fizer o mesmo é a grafica e o custo disso normalmente dói
 
O meu iMac está também com o ecrã assim. Entretanto, actualizei o OS X El Capitan e ficou bom. Entretanto, voltou novamente a ficar com riscas, reiniciei e está por enquanto normal. Já o abri, não tinha quase nada de pó, mas limpei o pouco que tinha. O mais certo é voltar acontecer novamente. Isto vai ser da gráfica que está a dar as últimas. :(

O modelo é de mid 2010. Processador Intel Core i3 a 3,06 GHz. 8GB de memória e a placa gráfica é uma ATI Radeon 4760 HD.

Acham que vale a pena mandar arranjar? Ou é preferível investir num novo? Uso o iMac para ver séries, navegar na Internet e ver alguns vídeos, nada de especial.
 
Muda-lhe a massa térmica que já virou pedra á uns anos.
Arranjar é mudar o chip gráfico que reball não vale a pena nesses.
 
Tive esse problema (também um iMac 27'' de 2010) e levei a um agente para reparação, isto já há 2 anos. Não era da gráfica, era de outra placa qq. Estavam a pedir-me 600€ só para essa reparação e só ia pagar o preço do material, nem era o da mão de obra. Estive a confirmar os valores na altura e era realmente os tais 600€ que custava... Borrifei-me no Mac e comprei um PC, não compensava mandar arranjar um iMac de 2010 quando já ele por si estava desatualizado. E sendo o display dele o melhor que tinha, mesmo ligando um monitor ao iMac não ia ficar com a qualidade que teria o original
 
Então o mais aconselhável será levar a um agente e ter a certeza do que será. Pois, 600€ não compensa nada arranjar e mais vale adquirir um novo, possivelmente o Mac Mini, que para mim serve perfeitamente.

Obrigado.
 
houve uma serie que vinha com problemas na grafica e a apple tinha uma campanha que trocava de borla.
contacta-os...
 
infelizmente ainda não tive oportunidade de por mão à obra para tentar resolver. O Imac em questão, a drive de CD tambem se encontra avariada, pelo que terei de criar uma boot pen apartir dos cd's originais.
 
@HugoBB, se conseguires resolver, partilha a solução.

EDIT: Estranho. Tirei um printscreen e não aparecem as riscas. Mas, se fosse do ecrã, ele iniciava a sessão e continua a não fazer. Só faz em segurança.
 
Última edição:
Trocar massa térmica é preventivo e não corretivo, nunca vai corrigir esse tipo de problemas.
O que acontece é que com massa térmica ressequida (sem ser trocada durante muitos anos) faz aquecer em demasia o chip gráfico (o CPU também, mas este é mais resistente) que dessolda da placa mãe e causa esse efeito.

Se fosse ecran o PC ligava e funcionava normalmente. Se possível liga-se a um monitor externo e se a imagem nesse monitor se mantiver confirma-se o problema de GPU.

Para resolver terá que ser feito o reballing: soldar de novo o mesmo chip gráfico (diferente de reflow!), mas se o chip já tiver uns anos e "sofreu" durante muito tempo a probabilidade de voltar a acontecer o mesmo é elevada. Assim, nestes casos, o ideal é remover o chip antigo e soldar um novo. Em alguns casos é relativamente barato (o reballing em si custa 60-100€, aprox.), noutros o chip fica tão caro que deixa de compensar.
 
Pessoal o problema aparentemente está resolvido e a funcionar há 2 semanas. A resolução foi fazer o reballing da placa gráfica a motherboard.

Obrigado pela v/ajuda.
 
Back
Topo