Imac 2012 e Macbooks 2012 !!!

Eu discordo completamente quando dizem que o MBP de 17 deveria ser descontinuado e acima de tudo que é enorme. Eu tive um Toshiba P20 e isso sim era enorme. Também jurei para nunca mais mas concordo que deva haver opções para todos os profissionais. A Apple tem vindo a adoptar uma postura de um certo afastamento para com o mercado profissional. Acho que acabarem com o de 17 seria mais uma machadada paara com os profissionais que precisam de um portatil destas dimensões. E é claro que é maior mas em certas alturas eu já fiquei na duvida se estaria a olhar para um MBP de 17 ou de 15. Há portateis mais pequenos de outras marcas que são quase do tamanho do MBP de 17. E é como o henrique2 diz, não julgem nem restrinjam as necessidades dos outros por comparação com as vossas necessidades nem vivências.
 
O Macbook pro 17" é grandalhão e pesado? com 2.99 kg é um PESO PLUMA!

a maioria dos portáteis no mercado de 17" tem no mínimo 1 kg a mais!

A Apple tirar o 17" é pedir para matar ainda mais o segmento pró que tanto lhe dá dinheiro...

O problema das fracas vendas do pro 17" é o preço que dá para comprar 2 de 13" e ainda sobra 100 € para 2 kits de 8 GB :lol: E quase certo que o custo de produção de 2 macbook pro de 13" é superior a um de 17".

Ou com 2500 € compra-se o mbp de 13" de entrada ou um Air e o que sobra monta um desktop custom made bem potente.

tirem 500-600 € e começa a sair mais!
 
Última edição:
Se Apple agora está mais virada para o mercado de consumo, não me admirava que acabassem com o de 17". E se estão virados para o consumo, penso que vão começar a baixar os preços dos computadores, mas se não baixarem, pelo menos não subam.
 
Quem antes usava MBP de 17'' vai ficar agradavelmente satisfeito com o de 15'' a 2880x1800. Aposto até que muita gente irá mudar rapidamente devido ao elevado dpi dos novos ecrãs. Apesar de a área diminuir vai conseguir usar com a mesma facilidade qualquer programa de CAD, IDE, gráfico, 3D, 2 ou 4 janelas expostas, etc, mais pequeno mas com muito mais detalhe. Acredito que mais tarde a Apple possa lançar um MBP de 17'' a 3840x2400 quando a tecnologia evoluir. Para já parece-me "puxado".
 
Dobrar a resolução do de 15" para 2880x1800, parece-me bem.
Mesmo com o iMac a 2560x1440 já me parece pouco para o tamanho daquele ecrã. Tenho que andar sempre a usar o mission control e o exposé, o que a partida não seria tão previsível na altura que o comprei.
Julgava que podia ter 4 ou 5 janelas em simultâneo no mesmo ecrã :)
Troco de iMac se vier com 5120x2880 ;)
 
Dobrar a resolução do de 15" para 2880x1800, parece-me bem.
Mesmo com o iMac a 2560x1440 já me parece pouco para o tamanho daquele ecrã. Tenho que andar sempre a usar o mission control e o exposé, o que a partida não seria tão previsível na altura que o comprei.
Julgava que podia ter 4 ou 5 janelas em simultâneo no mesmo ecrã :)
Troco de iMac se vier com 5120x2880 ;)

Mesmo, e eu que comprei o meu 27" á menos de um ano e apensar que ia ter um ecrã do maior que podia haver com uma resolução super gigante que ia durar anos até aparecer concorrência.

Se vier combater resoluções e detalhe, um gajo depois até se sente mal com a sua relíquia em casa xD
 
Essas resoluções altíssimas não tornam os texto difíceis de ler?

Na experiencia com o iPhone 4/4s, acho o contrário, o texto é mais nítido.

Mas duplicar a resolução não vai "aumentar o espaço de trabalho" e ter mais coisas espalhadas, só se depois andarem de lupa! Não é pelo iphone ter 960x640 que se consegue por mais elementos no ecran. Leio texto com o mesmo tamanho de letra que no 3GS.

Não é como passar de 15" 1280x800 para 15" 1440x900, onde os elementos encolhem e ai sim, passa a caber mais coisas.

Já a 2800x1800 vai ser como no iPhone e iPad. O tamanho dos objectos será o mesmo, mas com o dobro dos DPI's.

O maior problema será os jogos. Correr jogos com resolução de 2800x1800 seria preciso uma AMD 7970, nvidia GTX680 e olhe lá :D embora talvez possa funcionar bem em downscale 1:4 (ou seja o GPU fazer render de 1 pixel e ocupar 4).

Entretanto a memória das gráficas vai ter aumentar, que é uma área onde a Apple tem a tendência a poupar demasiado. 1 a 2 GB nos modelos com grafica dedicada, 512 a 1 GB nos modelos 13" com a Intel HD 4000 dos Ivy Bridge, bem como meterem 8 GB de ram de origem...
 
Última edição:
Não me parece que quem tenha comprado um iPad 3 se tenha queixado disso. :)

É que eu no trabalho tenho um portatil em Windows (Não sei se muda algo em relação à maneira de cada SO lidar com as resoluções) em que o tenho ligado a um monitor externo de 22" com a resolução de 1920 x 1080 e sinto que me cansa mais a vista devido às letras se tornarem demasiado pequenas e ter de fazer um esforço extra para as ler.
 
Mas duplicar a resolução não vai "aumentar o espaço de trabalho" e ter mais janelas, só se for para andar de lupa! não é pelo iphone ter 960x640 que se consegue por mais elementos no ecran. Leio texto com o mesmo tamanho de letra que no 3GS, a diferença que é bastante mais nítido.

Parece óbvio que se não vão alterar o tamanho dos ecrãs então o espaço de trabalho também não vai aumentar. :)
Já a opinião sobre não ter "mais espaço" para janelas é que não é totalmente correcta. Em muitas situações não se usa mais janelas por falta de "definição". Há várias soluções gráficas para introduzir a mesma funcionalidade em menos espaço, mas requerem maior DPI.
Outro exemplo mais terra a terra, prende-se com um vulgar "Terminal". Nem sempre se consegue ter 4 janelas abertas com uma shell porque por vezes a letra a usar é tão pequena que se torna difícil de ler, não por ser pequena mais por ter falta de definição.



É que eu no trabalho tenho um portatil em Windows (Não sei se muda algo em relação à maneira de cada SO lidar com as resoluções) em que o tenho ligado a um monitor externo de 22" com a resolução de 1920 x 1080 e sinto que me cansa mais a vista devido às letras se tornarem demasiado pequenas e ter de fazer um esforço extra para as ler.

Talvez não esteja a par do que foi feito pela Apple no iPhone 4 e iPad 3 para aumentar a resolução por unidade de área dos ecrã (ecrãs retina), sem alterar a experiência visual com excepção de uma melhor definição, mas basta ler a resposta anterior que resume no essencial aquilo que é necessário saber. O Windows 8 também suportará ecrãs HiDPI.
 
Última edição:
Se Apple agora está mais virada para o mercado de consumo, não me admirava que acabassem com o de 17". E se estão virados para o consumo, penso que vão começar a baixar os preços dos computadores, mas se não baixarem, pelo menos não subam.

Os preços costumam manter-se. Parece fácil colocarem a resolução do de 17 no de 15'' pelo que pode por um lado fazer sentido acabar com o de 17. Mas fazia mais sentido manterem o de 17 e colocarem dis discos ou aumentar a bateria.

Quem antes usava MBP de 17'' vai ficar agradavelmente satisfeito com o de 15'' a 2880x1800.

Não vi nenhuma informação que estejam a ser fabricados painéis com essa resolução por ninguém. Seria interessante ter essa resolução no de 15'' sem dúvida :)
 
É que eu no trabalho tenho um portatil em Windows (Não sei se muda algo em relação à maneira de cada SO lidar com as resoluções) em que o tenho ligado a um monitor externo de 22" com a resolução de 1920 x 1080 e sinto que me cansa mais a vista devido às letras se tornarem demasiado pequenas e ter de fazer um esforço extra para as ler.

A resolução supostamente não tem nada a ver com o tamanho da letra. Se o tamanho for igual (e a Apple normalmente faz isso) num ecrã de maior resolução tu consegues ler muito melhor. O problema é que em Windows, quando aumentas a resolução, o OS não faz nada aos objectos em si tornando tudo mais pequeno. Quando se aumenta a resolução, convém escalar tudo para que no fim a única diferença que se note é mesmo o detalhe superior.

A Apple costuma fazer isso bem, nada temas em relação a resoluções superiores ;).

EDIT: Simplificando as coisas, se aumentarmos a resolução geral, mas não aumentarmos a resolução da letra, as letras ficam mais pequenas. Se aumentarmos a resolução geral e a da letra mantemos o mesmo tamanho mas com melhor definição.
 
Última edição:
Isso não é bem assim, se tens as letras com um tamanho em pixels, elas obviamente vão ficar mais pequenas (visualmente) ao aumentares a resolução.

edit:. esqueci-me de dizer algo importante...

Isso não quer dizer que sejas obrigado a ter letras pequenas só porque tens uma resolução mais alta, qualquer OS hoje em dia deixa alterar o tamanho de todos os elementos incluindo letras no próprio OS.

E já agora quanto a uma solução permanente que os OS's podiam incluir seria em vez de usarem tamanhos de letra em pixeis, usarem tamanhos em pontos, picas, ou então uma qualquer "medida do mundo real" como centímetros e milímetros e polegadas, etc...
 
Última edição:
Vendi o macbook, e vou manter o Macbook pro da minha babe.

Entretanto, o valor que ia dar por um iMac 27 usado ja estava a subir tanto e aproximar-se do valor novo que às tantas vou esperar, para ver as novidades e pode ser que tenham de fazer algum escoamento de stock da geração actual.

Passei hoje na *****: Modelos novos para sair? Não sabemos de nada! Nem sequer rumores....:lol:
 
Back
Topo