Hardware iMac (21.5-inch, Mid 2011), upgrade ou vender?

schutz

Power Member
Boas,

Tenho um iMac de 2011 com as seguintes specs:

iMac (21.5-inch, Mid 2011)
2,8 GHz Intel Core i7
12 GB 1333 MHz DDR3 (2 x 2GB origem + 2x 4GB Crucial)
AMD Radeon HD 6770M 512 MB
1TB disco
Specs do site oficial: https://support.apple.com/kb/SP623?locale=en_US&viewlocale=en_US

Anda lentinho às vezes provavelmente devido: a) sujidade pó (nunca troquei massa térmica :(), e; b) disco não ser SSD; c) ainda estou no Yosemite.

Achas que vale a pena investir numa limpeza (não arrisco a fazer eu) e upgrade de disco? Ou vender e tentar comprar um novo?

A questão do upgrade é que tenho 1TB de disco e não estou a ver SSD de 1TB :\
 
Não percebo porque não fizeste ainda update ao SO. Não perdes nada.

Relativamente ao iMac, mais memoria não é mau embora 12gb devem chegar se não desenvolveres/tratares foto/video.
Trocar o HDD por SSD e limpeza, nada mais.
Se vale a pena, depende do que queres, para jogar claro que não, para web/desenvolver, pc de casa sim vale muito a pena. Tem tambem em atenção que os novos iMacs não dão para mudar a ram facilmente e comprares um com 16gb ram e um ssd de 500 já te mandas para valores >1700€

Nota: tenho um iMac 2010 com 20gbram e SSD (que nem é dos mais rapidos, crucial BX100 500gb), nunca limpei as fans/troquei pasta térmica este pc está SEMPRE ligado só quando vou de ferias é que se desliga. (as temperaturas estão boas embora provavelmente baixassem ao mudar pasta termica). A maior limitação que noto é as portas serem USB2 e não USB3. Nada mais.
 
Obrigada pela opinião estive a ver e a Crucial tem uns SSD de 2TB para este modelo, seria excelente trocar para um destes!

Enviei mail à TATA a pedir orçamento para a limpeza e troca de discos, perguntei também se vendem os discos caso contrário posso comprar na Amazon (https://www.amazon.co.uk/dp/B01KKZLX46/ref=nosim?tag=zwame02-21), mais o adaptador e um cabo adaptador 9.5mm.

O uso que dou é de um PC de casa (já desistir de jogar aqui há anos) e programar um pouco mas 12GB e um SSD deve ser mais do que suficiente. Se vir que a RAM é insuficiente posso sempre fazer o upgrade, e esse é fácil de fazer por mim mesma nestes modelos.
 
Sim a ram podes ser tu a fazer o upgrade, é uma questão de veres quanta usa/tem livre. Relativamente ao SSD qualquer um que seja SATA3 serve. Sinceramente não acredito que notes diferenças entre um gama baixa/media e um samsung 850Pro por ex.

Tens uma loja que é "estou aqui estou ai" (sim é este o nome procura no google) que levas o SSD e instalam e fazem a limpeza das fans. (creio que o custo é +-120€). Com o SSD eles metem tambem um cabo/sensor que evita que a fan do disco esteja sempre em full.
No meu caso eu tenho uma app que é o HDD fan control que controla a velocidade da fan.

Com o SSD vais notar diferença GIGANTESCA e vai aquecer ligeiramente menos.
 
Sim a ram podes ser tu a fazer o upgrade, é uma questão de veres quanta usa/tem livre. Relativamente ao SSD qualquer um que seja SATA3 serve. Sinceramente não acredito que notes diferenças entre um gama baixa/media e um samsung 850Pro por ex.

Tens uma loja que é "estou aqui estou ai" (sim é este o nome procura no google) que levas o SSD e instalam e fazem a limpeza das fans. (creio que o custo é +-120€). Com o SSD eles metem tambem um cabo/sensor que evita que a fan do disco esteja sempre em full.
No meu caso eu tenho uma app que é o HDD fan control que controla a velocidade da fan.

Com o SSD vais notar diferença GIGANTESCA e vai aquecer ligeiramente menos.

Sim, é a TATA! Já enviei mail a pedir orçamento, já usei os serviços deles num MBP 2009 e foram impecáveis.

Se for eu a comprar o SSD não tenho de comprar esse cabo e também uma bay de conversão 3.5'' para 2.5''?
 
O cabo está (ou estava quando os contactei, mas acabei por ser eu a meter o ssd) incluido. A bay de conversão não sei, mas acredito que sim.
 
Já tenho um orçamento, já encomendei o disco (fica muito mais barato comprar eu um disco e levar para montarem) e agora estou só à espera.
O tempo estimado é entre 1 a 2 dias úteis, o que é chato porque o orçamento é so 1 hora técnica (portanto 1 a 2 dias para algo que vão fazer numa hora) e vou ficar sem computador entretanto :(

Uma coisa que não perguntei mas talvez saibam aqui: como é com os dados? Eles fazem algum tipo de migração entre os discos ou posso fazer eu em casa com CMD + R e Time Machine (tenho backup)?
 
Eu faria sempre um backup timemachine, apagava tudo do disco (para nao enviares hdd com dados pessoais) e depois no SSD em casa CMD+R
 
Se há casa que transpira transparência naquilo que faz e na forma como trata os equipamentos e informação delicada é a TATA. Acho que o backup é uma rotina. Eu pelo menos tento sempre ter o time machine atualizado. Mas por acaso logo por azar aqui há umas semanas o cabo do disco foi ao ar e não tinha feito backup das últimas duas semanas. Foi um grande galo. Mas felizmente tudo acabou bem, quando tinha tudo para correr mal. Às vezes imagino que tinha ido a outra assistência, mais ou menos manhosa, e aproveitavam o facto para me surrupiarem umas centenas de euros para "recuperar" informação do disco estragado.
 
Já troquei o disco na TATA, infelizmente não devem ter feito bem a instalação do sensor porque as ventoinhas do disco estão sempre no máximo :(

Instalei o trial do HDD Fan Control e resolveu o problema, acho que vou comprar esta app em vez de voltar à loja (ainda dá trabalho andar com o iMac atrás e perde-se tempo).
 
Back
Topo