imac 21.5 VS macbookPro15 VS €€€

RPFB

Membro
boa noite,
sou novo aqui no forum e ainda ando meia ás apalpadelas.
já fiz algumas/muitas pesquisas por aqui mas alguns post relacionados com a minha duvida já teem algum tempo, e como isto nas informáticas o que hoje é topo, amanha está desactualizado, queria mais umas opiniões para ver se me decido de uma vez.
Não sei se passei algum fase do forum (apresentação ou assim), mas não me lembro de ler nada em contrario.

Basicamente a minha duvida prende-se com o dinheiro que vou ter que gastar. por todos os reviews que tenho ligo, o macbookPro15retina é A TAL máquina para o que quero.
Archicad, Autocad, Rhino, Artlantis, Photoshop e uma ou outra brincadeira em video mas nada de profissional, apenas hobby com a Gopro.
Visto o preço do 15'' (2049€) ter subitamente aumentado 250€ só "porque sim" (2299€ tretas de actualização do valor do dollar) fiquei a pensar que se calhar não preciso assim tanto desta máquina =)
O imac de 21.5 (http://store.apple.com/pt/buy-mac/imac?product=ME086PO/A&step=config#) não dá para o que quero sem me chatear muito e ficando com dinheiro na carteira?
ou o macbookpro15 (http://store.apple.com/pt/buy-mac/macbook-pro?product=MGXA2PO/A&step=config#) é mesmo o que vou precisar e não vale apena armar-me em forreta?
não tenho propriamente necessidade de portabilidade, acho eu. familia e amigos dizem que vou arrepender de nao comprar portatil, também não ajudaram muito.
Vai ser o meu 1º mac. já usei no ano de erasmus, mas nunca tive um meu. tive iphone3Gs e agora tenho um 5S mas não acho que seja relevante.
outra coisa relevante é que tenho a oportunidade de comprar o macbook por 1800 e qq coisa euros. um amigo vem de hong kong em junho. ainda assim, continuam a ser 500€ a + que o imac.

Aguardo respostas a ver se me decido.
Obrigado

1) Qual o orçamento disponível?

posso ir até aos 1800€, mas quanto menos melhor. a vida está dificil para todos.

2) Quando vais comprar o computador?

até antes do Verão.

3) Que tipo de computador é?

indiferente



4) Qual será a funcionalidade do PC?
Trabalho em Arquitetura, modulação, render 3D, criação de portefólio.

5) Daqui a quanto tempo pretendes actualizar o PC?

5 anos

6) Queres manter algum componente que tenhas?
Nao


7) Preferes alguma marca ou fabricante?

Apple


8) Vais fazer Overclock?


vou onde?


9) Vais comprar numa loja física ou on-line? Se for física, em que parte do país? Tens preferência por alguma loja?

compro onde for mais barato.


10) Vais pedir para montar o PC na loja?

Não

11) Tens alguma configuração em mente?-
os parâmetros de fábrica, os upgrades da apple são estupidamente caros feitos de raiz



12) Processador

c. Desempenho


13) Motherboard

14) Gráfica

uma boa ....


15) Disco Rígido

nao preciso de muito.


16) Drives
So preciso de Leitores


17) Fonte

nao sei mesmo


18) Caixa

a. Económica


19) Precisas de alguma porta ou comunicação especial?

a. Wireless


20) O orçamento inclui periféricos?

Monitor, teclado , e colunas


21) Precisas de sistema operativo?

a. Sim. um que seja bom e sem problemas


(tive de editar um questionario de um user, tive-o aberto num separador para responder e depois colar aqui, mas quando fui copiar os links da apple, de alguma maneira perdi-o e nunca mais o consegui descobri)
 
A propósito, se ligar um monitor de 27" ao macbook pro 13, irei ter uma boa imagem..semelhante à que obtenho com um desktop???
Desculpem se a pergunta fôr disparatada.
 
sim, se optar pelo macbook vou ter que a muito curto prazo comprar um monitor/teclado/rato extra. a minha dúvida era mesmo tentar perceber se aquela configuração de imac que referi me resolvia o problema por um preço bastante mais acessível. mas já estou a ver que vou ter que abrir os cordões à bolsa...
 
Se vais trabalhar muito em 3D, tens que ir para um com placa gráfica dedicada http://store.apple.com/pt/buy-mac/imac?product=ME087PO/A&step=config, mas se consegues o portátil pelos 1800 com os 16gb de eram e gráfica dedicada, era para o portátil que ia o iMac com 16Gb de ram e gráfica dedicada fica a 2000 e não o podes levar para todo o lado.

Se achares o ecra do macbook pequeno para trabalhar compras um ecrã de 27" para ter em casa!


reparei agora que o macbook tem exactamente a mesma gráfica.
achas que também vai deixar a desejar?
é que o macbook com gráfica dedicada está completamente fora de questão para o orçamento.
são estas diferenças que me fazem pensar que o imac que referi é a "mesma" máquina que o bookpro mas com metade da ram e sem o retina.
 
Afinal quais são as especificações do macbook?

Ninguém pode escolher por ti, tu é que sabes para que queres o computador, como disses-te renders, 3D, modelação, para este tipo de tarefas uma gráfica integrada acho curto, demasiado até, isto porque me pareceu que vais dar uso profissional. Se o que disseste fores fazer só de vez em quando e não tiveres pressa quanto ao tempo a que os render vão demorar a fazer a gráfica integrada serve.

iMac vs MacBook - 1800€ (vou assumir isto como limite máximo para os dois)

iMac - Intel Quad Core i5 2.9GHz + 8GB Ram + 256GB SSD + Nvidea Gforce 750M 1GB DDR5 = 1749€
iMac - Intel Quad Core i5 2.7GHz + 16GB Ram + 256GB SSD + Grafica integrada intel = 1749€

Macbook Pro Retina 15" - Upss não existe nenhum novo com preço a baixo dos 2299€

Macbook Pro Retina 13" - Intel Dual Core i5 2.9GHz + 16GB Ram + 128GB SDD + Gráfica Integrada Intel = 1799€
Macbook Pro Retina 13" - Intel Dual Core i5 2.7GHz + 8GB Ram + 256GB SDD + Gráfica Integrada Intel = 1699€
Macbook Pro Retina 13" - Intel Dual Core i5 2.7GHz + 16GB Ram + 256GB SDD + Gráfica Integrada Intel = 1899€

Estes preços são da Apple Store Portuguesa, como vês por 1800€ não podes ter um macbook pro retina 15", portanto é só escolheres um destes, elimina já o ultimo Retina 13" por já passa o orçamento.

Se poderes largar mais 200€, ou seja gastar 2000€ o que eu fazia era comprar o primeiro iMac que te deixei e acrescentar 16GB de Ram, No iMac de 21" tens de fazer o upgrade na compra, só o de 27" permite seres tua acrescentar Ram em casa.
 
Na verdade, se escolher a store Educação, os valores serão um pouco mais baixos que os que o Pedro_dias referiu.

Eu era para colocar o preços da Apple Edu, mas como não sei se ele tem empresa ou se esta a estudar, não os coloquei, ainda para mais como ele disse que conseguia mais barato por um amigo que estava não sei onde, não sei quais os preços lá, logo coloquei os preços mais fáceis, simples e acessíveis a toda a gente. Se ele tiver desconto melhor, é só tirar 100 ou 200 euros ao preço que disse, ao menos não tem que acrescentar!
 
Sim, eu não disse que colocaste os preços erradamente, apenas acrescentei esse facto ;)

Ah, eu estou dentro do programa educação e compro sempre com esse desconto, mas não houve uma única vez em que a Apple me tenha pedido qualquer tipo de comprovativo.
 
Boas, obrigado pelas dicas.
Sim, já nao sou estudante, mas tb nao th empresa. Ainda assim consigo ter o tal desconto de educacao (pai trabalha no ensino). O macbook15" é o base que consigo arranjar por 1800€.
Comprar o macbook em portugal esta fora de questao para mim. Ou compro pelo meu colega, ou vou mesmo para o imac.
O uso vai ser profissional/freelancer. De momento th trabalho mas o contrato acaba em dezembro, e nao sei o que vai acontecer dps. Th que ter computador para trabalhar qd ficar sem emprego. Isto soa estranho, mas é o que é....enqt há emprego era mais para ir fazendo portfolio e uns trabalhecos que vao aparecendo por fora.
Se eu tivesse a "garantia" que o imac me resolvia o problema sem ter que comprar uma máquina tão melhor, comprava-o amanha.
Obrigado
 
Última edição:
Sinceramente acho que não sabes o que precisas!

Vê com que programas vais trabalhar, faz uma lista, vê que recursos esses programas consomem mais e depois comprar o que necessitares, eu se tivesse no teu caso abdicava da gráfica em favor de ter mais ram.

Talves o user @robertojorge te possa ajudar mais, ele trabalha em video e talvez utilize programas de 3d.

Pesquisa no youtube, por aplicação Y em imac/macbook pro X, e vê o desempenho e se ficas satisfeito.
 
Sinceramente acho que não sabes o que precisas!

Vê com que programas vais trabalhar, faz uma lista, vê que recursos esses programas consomem mais e depois comprar o que necessitares, eu se tivesse no teu caso abdicava da gráfica em favor de ter mais ram.

Talves o user @robertojorge te possa ajudar mais, ele trabalha em video e talvez utilize programas de 3d.

Pesquisa no youtube, por aplicação Y em imac/macbook pro X, e vê o desempenho e se ficas satisfeito.


vou trabalhar em archicad, autocad, artlantis e photoshop. eu só th duvidas porque quero comprar mac. se fosse para os PCs já tinha comprado faz tempo. é normal surgirem duvidas quando se tem que investir tanto dinheiro pela "mesma" máquina. pelo menos a mim o dinheiro custa-me a ganhar.
de tudo o que li, os programas que vou usar querem processador e ram. e só depois de ter pesquisado é que surgiram as duvidas se o imac não seria uma solução + barata. porque se comprasse no escuro, iria para o macbook e pronto.
descobri por aqui tb que o imac de 21.5 nao dá para meter + ram um dia + tarde.
 
vou trabalhar em archicad, autocad, artlantis e photoshop. eu só th duvidas porque quero comprar mac. se fosse para os PCs já tinha comprado faz tempo. é normal surgirem duvidas quando se tem que investir tanto dinheiro pela "mesma" máquina. pelo menos a mim o dinheiro custa-me a ganhar.
de tudo o que li, os programas que vou usar querem processador e ram. e só depois de ter pesquisado é que surgiram as duvidas se o imac não seria uma solução + barata. porque se comprasse no escuro, iria para o macbook e pronto.
descobri por aqui tb que o imac de 21.5 nao dá para meter + ram um dia + tarde.

Oi respondi a tua pergunta na PM. Não me apercebi que estavas com um budget de 1800€ com o desconto e pensei que referias o de 13" mas afinal é o de 15".

Logo com os 1800€ com o desconto apple edu iria para:

iMac 21,5"
I7 Quad Core 3.1
16GB Ram
GT 750 M
= 1832€ com o desconto

Mais tarde coloca um SSD externo como referi na PM e ficas muito bem.

Espero que ajude
Abraço
RJ
 
Muito obrigado a todos, em especial ao PedroDias que me indicou o RobertoJorge, e um obrigado ainda maior a este que me esclareceu por A+B.
Este fim‑de‑semana vou passar na apple fazer mais duas perguntas e dps é esperar pelo fim do mês. Qd tiver a maquina dou novidades.
 
Muito obrigado a todos, em especial ao PedroDias que me indicou o RobertoJorge, e um obrigado ainda maior a este que me esclareceu por A+B.
Este fim‑de‑semana vou passar na apple fazer mais duas perguntas e dps é esperar pelo fim do mês. Qd tiver a maquina dou novidades.

Força e assim que a tiveres aproveita-a bem!! :) Abraço. RJ
 
Se conseguires que alguém que tenha empresa te encomende o mac pela apple store como empresa, não pagas o IVA do equipamento. São sempre 23% de desconto directo que fazem grande diferença.

PS: faz a encomenda por telefone!
 
Se conseguires que alguém que tenha empresa te encomende o mac pela apple store como empresa, não pagas o IVA do equipamento. São sempre 23% de desconto directo que fazem grande diferença.

PS: faz a encomenda por telefone!
Eles fazem desconto de empresa igual ao desconto de estudante, acrescentando os 23% de iva que não são 23% de desconto directo, o pagamento está ligado às finanças para ser deduzido ou ser pago quando não o pode ser feito...
 
Está errado!
Quando fazes a encomenda via telefone como empresa, indicando o NIF da tua empresa, pagas unicamente o valor do equipamento sem o valor do IVA que eles indicam na store.
Pelo menos foi assim com o meu iPhone.. custava 899€ a preço normal e apenas paguei cerca de 730€ por ser empresa. Fácil e sem grande ciência.
 
Back
Topo