iMac 27 Mid 2010…upgrade versus Manutencao

JCarregoso

Power Member
Hey malta

Cá por casa a utilização diária passa pelo ipad e iPhones respectivos, tudo relativamente actualizado.

Muito raramente vamos ao comutador para fazer algum trabalho de office ou (essencialmente) “descarregar” as fotografias dos iPhones para o fotografias e cataloga-las, e muito ocasionalmente alguma navegação na net. Diria que o fazemos uma vez por mês ou coisa do género. Para o efeito o iMac, mesmo sendo de 2010 até continua relativamente rápido. Como ponto negativo quando se tem o azar de reiniciar a máquina (algum update ou coisa do género) demora séculos a estar operacional, e já não actualização para a maioria das apps (quase tudo já pede um sistema operativo superior não suportado). Inevitavelmente mais uns tempos e deixo de poder usar algumas apps por falta de suporte.

Venho pedir a vossa opinião, para o efeito faziam algum update “minor” (disco hdd-ssd?!) Para o ir mantendo utilizável…ou mais vale pensar em vender/dar de retoma e evoluir uns anos/gerações?

Obrigado a todos pela ajuda
 
Pelo que percebo dás muito pouco uso ao mac, e quando usas não sentes lentidão que impeça a sua utilização.
Sendo um mac de 2010 se o venderes vão dar-te uma bagatela por ele.

Assim sendo optava por instalar um SSD e mais RAM e se calhar reinstalar o OS de raiz e continuava a utilizá-lo durante mais uns tempos.
 
Ele já não me deixa actualizar além do high sierra.

Já agora é um iMac 27 mid 2010
i7 2.93 Intel core
16 Gb Ram
ATI Radeon HD5750 1024Mb
HDD 1TB
 
é inevitável, diria eu, que uma máquina com 12 anos comece a apresentar as suas limitações, a questão que tens de por a ti próprio será se vale a pena investir no SSD e ficares com a máquina mais rápida ou se já sentes muitas limitações, que te impedem de ter uma utilização saudável do equipamento, e se esse upgrade fará sentido, ou se é melhor investir num novo equipamento, ou até mesmo usado, sendo que nada inferior a 2017/2018, para não teres logo à partida uma máquina prestes a ficar sem suporte de software, as de 2015 já ponho em dúvida se terão mais que uma atualização de macOS pela frente....
 
é inevitável, diria eu, que uma máquina com 12 anos comece a apresentar as suas limitações, a questão que tens de por a ti próprio será se vale a pena investir no SSD e ficares com a máquina mais rápida ou se já sentes muitas limitações, que te impedem de ter uma utilização saudável do equipamento, e se esse upgrade fará sentido, ou se é melhor investir num novo equipamento, ou até mesmo usado, sendo que nada inferior a 2017/2018, para não teres logo à partida uma máquina prestes a ficar sem suporte de software, as de 2015 já ponho em dúvida se terão mais que uma atualização de macOS pela frente....
Pessoalmente discordo.
Eu tinha um Mac mini 2012 com um i7, 16gb ram é um ssd de 500gb. É uma máquina muito competente para o uso de dia a dia, office e até virtual machine.
Instalei o Monterey através do open core patcher, e era isso que recomendo ao @JCarregoso , colocar um ssd e através do patch (caso seja compatível) e meter-lhe a última versão do macOS. Terá uma máquina excelente para o uso que lhe dá para mais uns anos
 
Pessoalmente discordo.
Eu tinha um Mac mini 2012 com um i7, 16gb ram é um ssd de 500gb. É uma máquina muito competente para o uso de dia a dia, office e até virtual machine.
Instalei o Monterey através do open core patcher, e era isso que recomendo ao @JCarregoso , colocar um ssd e através do patch (caso seja compatível) e meter-lhe a última versão do macOS. Terá uma máquina excelente para o uso que lhe dá para mais uns anos

sim podes instalar essas versões do macOS, mas será que vai ficar estável e a funcionar corretamente? dependendo da máquina, e por experiência, poderá não ser assim tão simples... e novamente irás ter sempre limitações no que o hardware consegue fazer, mesmo instalando essas versões marteladas
 
Tenho de pensar.

Essencialmente ou actualizo o disco para ssd OU por um pouco mais (nada do outro mundo) procuro uma máquina (MacBook/Mac mini ou iMac) meia dúzia de anos mais recente…
 
Tenho um MBP 13 Mid 2010 a correr 12.3.1 com Open Core patcher e mantém-se estável. O único upgrade é ter SSD (EVO 840).
Certo que apenas faço web browsing e pouco mais.
Mas é notável para a idade do PC.
 
Também tenho um iMac de 2010. São máquinas que permitem muitas atualizações. Apenas a troca de memória é fácil. É possível trocar o CPU, GPU (para ter o mínimo de problemas em versões posteriores ao high sierra) e HDD.
Eu não tive paciência para abrir o iMac e, para além de aumentar a memória, tenho o high sierra num SSD externo. Como o computador só tem USB2, optei por uma caixa com ligação firewire.
 
Tenho de pensar.

Essencialmente ou actualizo o disco para ssd OU por um pouco mais (nada do outro mundo) procuro uma máquina (MacBook/Mac mini ou iMac) meia dúzia de anos mais recente…
Se a tua utilização é office e web instala um ssd e resolves o problema da lentidão. Não resolve o problema da compatibilidade de algum software, mas pelo que descreves não haverá problema. Coloquei um ssd no meu MacBook Pro mid 12 e é substancialmente mais rápido do que há 10 anos.
 
Vou retirar a drive de cd/dvd e vou colocar la o disco “normal” actual, fico com os 2 discos operacionais, o 1tb ssd principal e o outro logo lhe dou destino mas eventualmente para backups do Time Machine. Até agora usava um disco externo para esse efeito mas agora com 2 discos internos se calhar deixa de fazer sentido.

Fora isso dar-lhe uma valente limpeza e substituir a massa térmica.

O core patcher e subi-lo para o Mojave ainda tenho de pensar no assunto, a ver se não corre mal e “ganho” mais uns anos de compatibilidade.
 
Back
Topo