IMac - Algumas dúvidas de alguem que quer mudar

Pois, a questão do raid é pertinente. No meu actual sistema tenho Raid de 2 discos Western Digital de 160GB e a performance é muito boa quando se está a lidar com ficheiros de grande dimensão.

Mas penso que não será grande problema não ter esta funcionalidade no Mac uma vez que eu trabalho com DV...significa isto que este formato tem uma taxa seg/MB relativamente baixa e que não tendo RAID não será problemático. No futuro poderei vir a trabalhar com HDV mas a taxa seg/MB será a mesma portanto não é um factor decisivo. Dificilmente vou trabalhar com HD puro ou DVC PRO 100 ou 50, portanto julgo que não é por aí. Em 3D gostava de me aventurar, falta-me tempo, raramente utilizo para o que quer que seja e, neste momento, a utilizar seriam coisas muito simples, como animação de formas básicas. Acho que um iMac artilhado com 4GB de memória seria uma boa solução para o meu caso, poupando até € na compra de um sistema operativo. Acho é que o disco de vem standard é pequeno para as minhas necessidades...quanto custa colocar um de 500GB ou 750GB alguem sabe?

Gostava de ouvir a opinião do Shadex...pena ele não dizer mais nada.

Obrigado a todos, têm sido impecáveis na resolução das minhas dúvidas
Cumps
 
Pois, a questão do raid é pertinente. No meu actual sistema tenho Raid de 2 discos Western Digital de 160GB e a performance é muito boa quando se está a lidar com ficheiros de grande dimensão.

Mas penso que não será grande problema não ter esta funcionalidade no Mac uma vez que eu trabalho com DV...significa isto que este formato tem uma taxa seg/MB relativamente baixa e que não tendo RAID não será problemático. No futuro poderei vir a trabalhar com HDV mas a taxa seg/MB será a mesma portanto não é um factor decisivo. Dificilmente vou trabalhar com HD puro ou DVC PRO 100 ou 50, portanto julgo que não é por aí. Em 3D gostava de me aventurar, falta-me tempo, raramente utilizo para o que quer que seja e, neste momento, a utilizar seriam coisas muito simples, como animação de formas básicas. Acho que um iMac artilhado com 4GB de memória seria uma boa solução para o meu caso, poupando até € na compra de um sistema operativo. Acho é que o disco de vem standard é pequeno para as minhas necessidades...quanto custa colocar um de 500GB ou 750GB alguem sabe?

Gostava de ouvir a opinião do Shadex...pena ele não dizer mais nada.

Obrigado a todos, têm sido impecáveis na resolução das minhas dúvidas
Cumps

O de 500 custa mais 90 euros e o de 750 mais 230 (para o modelo de 20' mais caro). Para o base não podes fazer upgrade para 750, so para o de 500, e sao mais 139 euros (ou para 320GB, e aí sao mais 49 euros). Depois 4 gigas ficam por mais ............... 780 euros ............. Isto tudo na loja oficial.

Vai lá tu e vê -- https://store.apple.com.pt/IMC-Appl...yayc0eLDtSObNsI9P7g/0.7.1.2.0.2.2.1.1.0.3.1.1
 
claro que permite uma calibraçao correcta!! basta teres uma impressora ao lado e fazeres um teste de impressao até ficar deviamente calibrado.
 
O de 500 custa mais 90 euros e o de 750 mais 230 (para o modelo de 20' mais caro). Para o base não podes fazer upgrade para 750, so para o de 500, e sao mais 139 euros (ou para 320GB, e aí sao mais 49 euros). Depois 4 gigas ficam por mais ............... 780 euros ............. Isto tudo na loja oficial.

Vai lá tu e vê -- https://store.apple.com.pt/IMC-Appl...yayc0eLDtSObNsI9P7g/0.7.1.2.0.2.2.1.1.0.3.1.1

Onrigado Rui. Pensei que eventualmente haveria outros sitios com melhores preços...Já tinha visto na loja oficial que indicaste. Mas obrigado na mesma.

Cumps
 
Experimenta trabalhar o dia todo com o adobe photoshop com imagens realmente grandes e vais ver que a meio da tarde tens de reiniciar o programa pq o windows a gerir a memória é o caos... no osx estás à vontade por exemplo ;)

Define grande... Grande o suficiente para acaber na RAM fisica ou grande o suficiente para meter o PS a swapar? E tens o spare do PS numa drive diferente? Ou tens o "normal" de Windows user com swapfile e PS spare em luta constante, de preferência numa unica partição totalmente fragmentada? E se usas o PS a esse nível tens de ser pro. E sendo pro não tens €120 para gastar num RAID0 de WD's cheappo (ou até mesmo um WD só, já ajuda e são €60, uma fortuna...)?

Quanto à parte de restart, so what? O meu Windows boota numa média de 20/25s e nem RAID tenho. Mais que isso demoro eu a ir ao café e/ou fumar um cigarro. Estranhamente costumo trabalhar 9/6 sem um unico reboot, mas se tivesse de os fazer, não morria. Esse argumento é flawed to the bone. Uma das diferenças entre uma workstation e um server é que ninguem morre por um reboot, especialmente um que seja rápido. Mas eu compreendo, agora que têm um *nix sentem-se compelidos a dizer o que eles dizem à anos. Pena que continue a não fazer sentido nenhum...

Agora, é como eu digo. Se ele meter o Win a bombar a sério e não gostar, apoio totalmente a decisão de se pôr a milhas. Não lhe custa um tusto (fora umas horas e um CD virgem...). Xiça, mesmo que ele fosse comprar um HD para testar um teoria e não desse, depois podia usar o bicho no futuro Mac.

Só acho é desconcertante que a "religião" de alguns os proiba de dizer que "sim, pode ser que dê, vai lá ver e conta como foi" e os forçe a dizer sempre "não, obviamente que tens é de pastar ali no nosso prado, nem vale olhares para o outro lado do muro". Duplamente estranho vindo da "religião" que prega que o povo não muda pq nunca olhou para o outro lado do muro...

P.S. se achas o PS o ultimate monster experimenta o Combustion, 4GB desaparecem em segundos e nem sabes onde foram. Então em uncompressed nem os vês...

@GK: Eu estou é a meio de uma cena que posso parar pouco para escrever em condições sobre assuntos sérios. Como eu disse, depois, aka amanhã :)
 
Gatekeeper estive a pesquisar no Google um pouco a performance Mac Vs Win XP.
Encontrei este site.
http://www.circuitremix.com/index.php?q=node/9
O Xp mostrasse mais rapido que OSX em todos os testes menos no WaterColour, e atenção Photoshop CS3 é beta, nao faço ideia como está a final.

Depois este.
http://reviews.cnet.com/4531-10921_7-6484737.html
O XP mostrasse sempra mais rapido, à exceção do iTunes. (porque será? por ser Apple ou porque o iTunes for Windows suck hard?)

Ainda aqui.
http://compreviews.about.com/od/general/ss/MacXP_6.htm Audio
http://compreviews.about.com/od/general/ss/MacXP_7.htm Graphic
http://compreviews.about.com/od/general/ss/MacXP_7.htm Video
O XP continua a ser mais rapido em todos estes benchs, não encontro explicação, mesmo os testes não multimedia no XP é bastante mais rapido.

e por ultimo encontrei este
http://www.barefeats.com/bootcamp.html
que contraria todos os outros, mas vamos analizar os benchs nestes testes.
Ok não é novidade nenhuma que o OSX é mais rapido no iTunes que o XP, mas segundo este site o OSX é também mais rapido no CineBench, no Doom, no Quake 3 e UT2004 só perdendo no Photoshop CS2 porque esta a correr sobre o Rosetta.
Não fazia muito sentido até eu reparar que.
O XP ganha flagrantemente quando se corre o UT2004 sobre DirectX.
boo-ut4f.gif

O XP ganha quando se adicionam muitos bots ao UT2004
boo-ut4b.gif

O XP só é mais rapido quando há corrupção grafica.
boo-doo.gif

O que me faz acreditar que é o famoso problema nos drivers nas graficas ATI quando estas correm aplicações OpenGL. Tenho uma ATI, conheço o problema de perto. É dos drivers? é do OSX? Não sei.

Curtia ver mais benchs, mas agora vou para os copos lol.
 
Os testes de benchmarking não relatam cenários reais de utilização diária. É extremamente raro estarmos constantemente a usar o processador em tarefas de esforço puro. A maior parte do tempo estamos simplesmente a interagir com o computador. E, para tal, interessa ter um OS que seja simples e que permita ao utilizador fazer mais, sem se preocupar com coisas chatas. E, nisso, o Mac OS é, de longe, melhor que o Windows.
Por isso é que, mesmo numa máquina mais lenta (em termos puros, normalmente mostrados nos benchmarks),
se estivermos a usar o Mac OS, normalmente, ao fim do dia, fez-se mais e com mais prazer.
Não me venham com teorias... o que interessa é a vida real e é isso que tenho verificar ao longo de mais de 10 anos de utilização diária de computadores e de assistir a essa mesma utilização, por parte de utilizadores de ambos os sistemas.
Digam o que disserem, um utilizador de Mac acaba por produzir mais. Porquê? Porque o faz com mais satisfação e com menos chatices.
 
Sinceramente acho o mac OS muito mais fluído que o windows. Tenho um PC com características semelhantes ao macbook com o XP e por exemplo a nível de arranque, iniciar programas etc o mac bate o windows aos pontos. E as vezes que vejo o relógio de areia no windows não é comparavel às vezes que vejo a spinning ball (raras vezes). E quando uma aplicação crasha e fazer "Forçar encerrar" e estamos de volta ao trabalho sem qualquer perda de performance no SO e sem as mensagens de relatórios microsoft irritantes que não servem para nada. E estar 3 meses (desde qe comprei o mac) sem desfragmentar o disco ou a fazer um scan aos vírus poupa-nos imenso tempo que pode ser investido a trabalhar. Na minha opinião, nem dá para comparar o windows com o mac OS.
 
Tenho um PC com características semelhantes ao macbook com o XP e por exemplo a nível de arranque, iniciar programas etc o mac bate o windows aos pontos. E as vezes que vejo o relógio de areia no windows não é comparavel às vezes que vejo a spinning ball (raras vezes).

Se realmente o OSX for mais rápido que o XP numa máquina equivalente, nem quero imaginar o Vista...
 
sem desfragmentar o disco ou a fazer um scan aos vírus poupa-nos imenso tempo que pode ser investido a trabalhar.

Estava a ver que não aparecia. E sim, é isto que quer dizer "workstation ready". É que vocês em OSX não tem de se preocupar com isso, a plataforma é tão irrelevante que nem se dão ao trabalhos de fazer malware em quantidades apreciáveis.

Agora, a questão é, se é uma máquina de trabalho, pq raios está configurada como uma máquina de home user? Uma box para trabalhar nunca viu um AV. Nem um AS. Não tem a cangalhada dos joguinhos instalada. Não tem aplicações da treta. Não tem serviços inutéis a correr. Tem o startup mais limpinho que rabo de bébé depois das toalhitas dodot.

@Gatekeeper:

Experimenta uma box com o XP modificado com nLite sem nada desnecessário. Com 3 HD's para poderes ter o XP/pagefile/(spare da Adobe e outros) em HD's diferentes. Sem AV nem cangalhadas adidas. Tira o raio do Luna/Royale/Whatever e mete o Classic. Usa o Hijack This para limpar o startup. Anda assim uma semaninha e depois vê se voltas para trás. É o voltas. O sistema parece outro.

Se realmente é uma box de trabalho, tens de a configurar como tal. A box @home é o caixote do lixo, a box @work não.

A ideia que tens de ter sempre presente, independentemente do Windows que uses, é que não foi feito para prós e utilização pró. Foi feito para os Joe Users mais burros que existem. Se queres uma coisa mais jeitosa, DYI. Até à pouco tempo isso queria dizer desligar o necessário. Pós-nLite podes garantir que o desnecessário nem chega a existir.

Amanhã eu meto no meu site a comp que fiz ontem entre um XP normal e o mesmo XP nLited. Fazem ambos aproximadamente os mesmo tempos, excepto nas coisas em que o normal perde em grande estilo (GUI).

A diferença pode parecer pouca, mas quando o teu sistema deixa de responder em 5ms e passa a responder em 1ms, tu sentes. Se não fosse verdade os gamers não se tinham continuado a agarrar-se aos PS/2 vs USB (200 vs 125) até ao advento de certas modificações que mudam o polling do USB para valores até 1000 (ou mais...)

Uma vez mais, não estou a dizer que o OSX não dê mais. Estou só a dizer que talvez não tenhas visto tudo o que o Windows realmente dá...

@Favas

Eu escusei-me a postar links de benches por uma boa razão. Não reflectem o dia-a-dia. Se a tua vida for usar o Premiere e os benches de Photoshop CS3 aniquilarem o OSX vs XP, que raio quer isso dizer para ti? E mesmo que seja usar o PS CS3, se a box correr o PS CS3 à velocidade da luz e pastar em tudo o resto, em que vai adiantar?

IMNSHO, um bench só tem interresse para comparar uma box com outra idêntica/semelhante ou com ela própria. Se correres o bech x e der mais, simplesmente significa que a alteração z trouxe beneficios.
 
Back
Topo