iMac de 24" ARM Abril 2021

Após uma semana de uso e ajustar a máquina à minha maneira o que posso dizer:

- Acho que já me habituei a este tamanho de 24", coloquei a dock no lado esquerdo do ecrã, o que me permite expandir até abaixo os programas e aplicações.
- O ecrã é mesmo a cereja desta máquina, já me habituei também ao TrueTone, e para mim funciona na perfeição mas NÃO em darkmode, tem mesmo de ser com tons mais claros que ele depois adapta-se bem e não deixa "ferir" a vista com tons muito azulados.
- O touchID, uma maravilha, especialmente na parte das passwords dos milhentos sites onde andamos, desde que esteja memorizada, basta coloca o dedinho a faz-se chocapik.
- A leveza, não de o carregar, mas mesmo para deslocar na secretária, uma pena.
- A beleza, apesar do queixo, as bordas brancas não me fazem diferença alguma, e o "queixo" é um prolongamento do ecrã em tons Vidrados, muito bonito ao próprio toque.
- O silencio destas máquinas com este Chip e as suas velocidades.
- e o som é tb algo muito mas muito bom, sempre usei umas colunas externas , ainda da "creative" mesmo no mac mini que tive, mas agora deixou de fazer sentido, fica tudo mesmo muito "clean".

Que me lembre é tudo, eu conforme foto em cima mandei vir um teclado com numérico e nada arrependido e troquei o mousse pelo trackpad, e uso o Logitech MX3, funciona tb na perfeição.
 
@JCmendes o True Tone não tem ajuste? Estranho que não haja forma de melhorar isso.

O True Tonecok night shift á noite é daquelas coisas que primeiro estranha-se depois entranha-se. Se andarem a comparar lado a lado sim é muito amarelado. Mas se não o fizerem os olhos habituam-se e não querem outra coisa. O melhor é ter no automático.
 
O True Tonecok night shift á noite é daquelas coisas que primeiro estranha-se depois entranha-se. Se andarem a comparar lado a lado sim é muito amarelado. Mas se não o fizerem os olhos habituam-se e não querem outra coisa. O melhor é ter no automático.

Já me habituei tb. Agora quando o desligo é que noto o ecrã demasiado "branco frio". Realmente os olhos agradecem. É tal e qual como nos iPad, onde decididamente não funciona bem o True Tone é nos iPhones....fica horrivelmente amarelo, ai tenho desligado. Mas a própria tonalidade do iPhone por defeito é já meio "quente".
 
... onde decididamente não funciona bem o True Tone é nos iPhones....fica horrivelmente amarelo, ai tenho desligado. Mas a própria tonalidade do iPhone por defeito é já meio "quente".
Existem variâncias na temperatura da cor branca, mais evidentes nos OLEDs, que tornam a funcionalidade True Tone algo cumbersome nesses casos. Isto mesmo supostamente em painéis calibrados de fábrica.

Especialmente nos OLED à medida que os painéis vão acumulando uso, tendencialmente uma das 3 cores primarias (RGB) da matriz tende a diminuir de intensidade mais rapidamente que as outras, dando origem a diferenças na temperatura de tons brancos (RGB simultaneamente activos). Algo configurável como o NighShift será preferível. Idealmente o utilizador deveria ter acesso a um controlo granular e amplo da temperatura da cor branca a baixo nível, mas isso foge um pouco à mentalidade "just works" da Apple.
 
Ainda uso o X e nessa matéria não tenho notado nada de especial. Nos mais recentes não sei … vou ver brevemente.

Este ano devo comprar o 13 e este ainda está excelente ao fim de 4 anos em Novembro e passa para o meu mais velho …vem do SE 2017 creio que primeira geração.

PS: Não é que tenha necessidade pessoal do upgrade. Mas com dois filhos o SE passa para o mais novo e este passa para o mais velho. Grande máquina tem sido este X.
 
Última edição:
Ainda uso o X e nessa matéria não tenho notado nada de especial. Nos mais recentes não sei … vou ver brevemente.

Mas este ano devo comprar o 13 e este ainda está excelente ao funde 5 anos e passa para o meu mais velho …vem do SE primeira geração.
Os fabricantes de (AM)OLEDs encontraram formas de tentar dar a volta a questão, como por exemplo aumentar fisicamente determinados subpixels de uma cor primaria da matriz que se julgue que vai diminuir de intensidade mais rapidamente. Portanto o factor agravante depende do painel em si e do uso efectivo.

Se vais para o iP13 (base), tenta saber em antemão (nos sites de rumores do costume, tipo macrumors ou 9to5mac) se estão a usar painéis da LG (ainda hoje não os recomendo). Nos Pro devem usar Samsung como sempre. Boa sorte!
 
PS: Não é que tenha necessidade pessoal do upgrade. Mas com dois filhos o SE passa para o mais novo e este passa para o mais velho. Grande máquina tem sido este X.
A minha mulher tem o X vai fazer 3 anos em nov, já lhe disse que ficava com o meu 12 normal...não quer.

Não consegui esperar pelo 13, pois tive uma boa oferta pelo meu samsung e vendi. Tive de comprar o 12 que estava numa boa promoção e ainda deduzi o IVA....mas tb vou para o 13 pro.

Eu sempre questionei o pq da apple não ter 120hz....e o facto de ter feito do downgrade para este de 60hz, não é agora me habituei a tal novamente e até me parece bastante fluido nos scrolls e afins!!

Agora quando vier os 120hz deve ser bombástico...agora percebo o pq de ficarem atrás na implementação dos 120hz.
 
Em princípio vou para o Pro. Dependendo do que vier no Max até pode ser um desses. Se tivesse comprado o 12 seria o Max. Não avancei na altura mesmo devido à falta dos 120hz.
 
Diria que um dos factores que me afastam do iP13 será a ausência de fingerprint scanner (surgiram rumores de que sairia nesta iteração). Posto isto, um MacBook Pro de 14" com o M1X não deverá escapar.
 
É apenas temporário, até Terça devido ao evento, mas mudei o iMac de lugar. É mesmo rápido e prático mudá-lo.

IMG-9356.jpg


IMG-9357.jpg
 
Numa loja, está com 15% de desconto estes novos iMac 24, o que reduz um bom valor. Apesar deste iMac ter saído há pouco tempo, será que já há rumores de um upgrade para 1MX? Sei que há rumores de uma keynote, onde se espera os MacBook Pro 1MX.

Queria comprar um iMac 24, mais para o final do ano, mas com um desconto de 327€, já estou a ficar tentado..
 
Também acho o mesmo @MiguelX69 . Fui para a versão azul, configuração 8/8/16/512 com Magic Mouse e Magic Trackpad. Como depois já não dá para fazer upgrade à RAM e disco, fiz estas escolhas, para ter mais longevidade. Tenho um MacBook Pro 13 mid 2010 (após uns anos fiz o upgrade para 8 Gb Ram e depois disco SDD 2 TB), e graças a estas alterações ajudou para trabalhar/lazer durante estes 11 anos!

Mas acho que ainda vou alterar a encomenda, e ficar só com o Magic Trackpad, pois já tenho um Magic Mouse, que comprei há 3 anos. Não faz sentido ter 2 ratos.

@JCmendes obrigado por partilhares fotos, assim pude excluir a versão amarelo, porque pareceu-me muito dourado (no teclado noto mais). Espero que ficar contente com a cor, foi o que tive mais dificuldade em decidir, entre o também roxo e verde.

Previsão de entrega 11 de Dezembro.
 
@JCmendes obrigado por partilhares fotos, assim pude excluir a versão amarelo, porque pareceu-me muito dourado (no teclado noto mais). Espero que ficar contente com a cor, foi o que tive mais dificuldade em decidir, entre o também roxo e verde.

Previsão de entrega 11 de Dezembro.

Olha que não, parece mais Gold por causa das luzes do candeeiro, mas a cor amarela na frente do ecrã é um amarelo pastel, bastante suave, eu gosto muito, pena a traseira estar virada para a parede, ai sim é mais dourado, pessoalmente gosto, mas gostos são gostos ;);)

É como o azul, a traseira é um azul forte na frente um azul mais pastel.
 
Sim ao vivo é outra coisa. Mas já não tenho tempo de ir ver as cores ao vivo, a promoção acaba hoje. Mas desde que saiu, sempre tive preferência pelo azul.

Esse teclado que tens é que não estava na configuração, mas também já uso o teclado do portátil há tanto tempo, por isso não me vai fazer diferença.

Nestas 8 semanas de espera, aproveitar para organizar um sdd externo que tenho para fazer de biblioteca de fotografias e videos, e outros ficheiros maiores.
 
Back
Topo