iMac - dúvidas de possivel comprador

OldMan

Power Member
Boas tardes!
Ando a ver algumas infos sobre o iMac 17'' 2.0 porque se entrar para a faculdade no prox ano vou precisar dum pa fazer o curso (acho que ja tinha dito isto aqui).

1- Fui ver as specs daquilo e no audio dizia: "Built-in stereo speakers, built-in microphone, optical digital audio output/headphone out, optical digital audio input/audio line in". Suponho que as built-in sejam uma bosta, e as colunas que tenho neste momento sao jeitosas, a dúdiva e': da para desligar as built-in e ligar la estas colunas? Tem ficha para isso?

2- Neste momento tenho um disco de 250GB, mas isto ta xeio de "lixo"... jogos, 50GB de mp3, mais os programas todos, filmes, etc. e o espaço livre já e' muito pouco.
Como voces devem saber, o disco default desse iMac e' de 160GB. Eu devo trabalhar com 3D e provavelmente video tambem (curso de design). Acham que e' suficiente? Normalmente as aplicações todas que isso tras ocupam uns 20GB, nao?

3- Uma coisa muito importante para mim e' poder correr o win nesse mac. Tive ai a ver um video do youtube que explica o processo todo de instalação do BootCamp e do winXP e gostei! Pelo que percebi quando ele inicia pergunta qual o SO que queremos correr, certo? Mas vi la outros videos que o pessoal passava do win para mac como quem muda de janela, parece que usam um "parallez desktop" (nao sei se e' assim). A minha dúdiva e' se e' mesmo preciso este 2º programa para poder fazer essas mudanças rápidas de SO.
E já agora se alguem quiser dar opinião sobre este assunto de correr win em mac como "bengala", se funciona fixe, se e' como se tivesse num pc, essas coisas...

4- Quanto ao ponto fraco desse mac (parece-me a mim) - placa gráfica - que têm a dizer? ATI Radeon X1600 a mim parece-me um bocado fraquita. Se bem que quando falei com o responsável pelo curso (ou algo do genero) ele disse que o curso se fazia sem problemas com um MacMini e tem uma Intel GMA 950. Vendo por aí o iMac chega e sobra em todos os aspectos, mas gostava de saber opiniões de quem lida diáriamente com um e de preferência que mexa com 3D.

5- O único sitio onde vi esse iMac 17'' 2.0 a vender foi na *****, será que não há mesmo mais lado nenhum onde comprar? (vivo no porto)

Obrigado a todos que responderem.
ps. irei usar este topico para qualquer duvida que me surja, ja que tem a ver com esse tema.
 
1-Sim
2-Sim, MacOS+Aplicações~=20 Gb, se vais trabalhar a sério em imagem/video quanto + Gb's melhor (RAM e HDD)
3- Sim, precisas do parallels desktop para correr o windows numa janela, mas se precisares de aceleração 3D, p'ra já, tens de recorrer ao BootCamp.
4-Não lido com 3D.
5-http://www.multiplezonesportugal.com/?PLATAFORMA=MAC
localiza.jpg
 
Última edição:
1 – Sim.
2 – Acho que provavelmente será boa ideia, quando precisares, comprar um disco externo, preferivelmente ligado por firewire embora USB 2.0 também dê.
3 – Com o Boot Camp aparece-te a opção no arranque. Para usar em simultâneo precisarás do Parallels ou do VMWare.
4 – A ATI Radeon X1600 chegará e sobrará para qualquer tipo de trabalho. Alguns jogos mais exigentes poderão chatear um bocado mas para trabalho normal serve perfeitamente. Para ter gráficas próprias para trabalho profissional em animação, já precisarias de um Mac Pro.
5 – Não sou do Porto e, portanto, deixo esta pergunta a alguém melhor preparado para lhe responder.
 
1- Hmm se ligares as tuas colunas as do iMac as do iMac desligam-se, pelo menos isso acontece no MacBook Pro

2- O mac OS X Ocupa em media 15 gigas, mas podes personalizar a instalaçao e fica a ocupar menos. Se 160 gigas nao chegam arranja espaço no disco externo, isto é se ele esta em FAT32 se nao esta tens de o formatar completamente

3- O parallels cria uma virtual machine, o BootCamp faz uma instalaçao nativa como se de um vulgar PC se trata-se. A mais recente beta do parallels ja deixa que faças da tua instalaçao nativa uma Maquina virtual ficas assim com os mesmos programas em ambos os lados. Precisas mesmo do parallels para ter esses efeito "Como quem muda de Janela"

4- Nao trabalho com #D

5 Nao vivo no Porto
 
Ora bem, as esplicações já estão dadas... agora quanto ao sitio aconselho-te a Apple Center (ou multiplezones, é a mesma coisa) na avenida da boa vista. Tens também o El Corte Inglês em Gaia, mas a Apple Center como o nome indica tem pessoas mais "especializadas" no assunto a atenderem-te e a darem-te suporte.
 
quanto ao sitio ja nao ha duvida nenhuma :)

fiquei a tentar perceber isto:
abuso disse:
3- Sim, precisas do parallels desktop para correr o windows numa janela, mas se precisares de aceleração 3D, p'ra já, tens de recorrer ao BootCamp.
mas nao xeguei la ^^ traduz aí sff
 
^^
O que quero dizer é que se precisas de aceleração 3D em ambiente windows terás de o fazer numa instalação nativa do windows, porque o parallels desktop não o permite, ou seja, precisas de instalar o windows atraves do BootCamp. Em MacOS "tásse" bem com a aceleração 3D.
 
ainda nao percebi muito bem qual e' a diferenca do bootcamp para o parallels, mas vou tentar disparar a ver se acerta:
bootcamp deixa correr ou win ou mac, parallels corre os 2 ao mesmo tempo, right?
 
Imagina o Parallels como um emulador (como aqueles que existem para correr jogos para PSX no PC, dá para jogar... mas nunca é com máxima capacidade) corre o Windows dentro do próprio OS X, logo a RAM utilizada, o processador, etc é dividido entre os 2 OS, enquanto que o BootCamp deixa-te correr o Windows nativamente, praticamente como se o estivesses a correr num PC normal.

Como dá para imaginar, no Parallels tens menor capacidades de recursos pois estão a ser divididos por 2 OS X (OS X e windows emulado), enquanto que no Bootcamp isso não acontece pois os recursos são apenas utilizados pelo Windows.

Foi a explicação mais simples que consegui arranjar para te tentar explicar a diferença entre os dois softwares, espero que tenha sido util.
 
Boas tardes!
Ando a ver algumas infos sobre o iMac 17'' 2.0 porque se entrar para a faculdade no prox ano vou precisar dum pa fazer o curso (acho que ja tinha dito isto aqui).

1- Fui ver as specs daquilo e no audio dizia: "Built-in stereo speakers, built-in microphone, optical digital audio output/headphone out, optical digital audio input/audio line in". Suponho que as built-in sejam uma bosta, e as colunas que tenho neste momento sao jeitosas, a dúdiva e': da para desligar as built-in e ligar la estas colunas? Tem ficha para isso?

2- Neste momento tenho um disco de 250GB, mas isto ta xeio de "lixo"... jogos, 50GB de mp3, mais os programas todos, filmes, etc. e o espaço livre já e' muito pouco.
Como voces devem saber, o disco default desse iMac e' de 160GB. Eu devo trabalhar com 3D e provavelmente video tambem (curso de design). Acham que e' suficiente? Normalmente as aplicações todas que isso tras ocupam uns 20GB, nao?

3- Uma coisa muito importante para mim e' poder correr o win nesse mac. Tive ai a ver um video do youtube que explica o processo todo de instalação do BootCamp e do winXP e gostei! Pelo que percebi quando ele inicia pergunta qual o SO que queremos correr, certo? Mas vi la outros videos que o pessoal passava do win para mac como quem muda de janela, parece que usam um "parallez desktop" (nao sei se e' assim). A minha dúdiva e' se e' mesmo preciso este 2º programa para poder fazer essas mudanças rápidas de SO.
E já agora se alguem quiser dar opinião sobre este assunto de correr win em mac como "bengala", se funciona fixe, se e' como se tivesse num pc, essas coisas...

4- Quanto ao ponto fraco desse mac (parece-me a mim) - placa gráfica - que têm a dizer? ATI Radeon X1600 a mim parece-me um bocado fraquita. Se bem que quando falei com o responsável pelo curso (ou algo do genero) ele disse que o curso se fazia sem problemas com um MacMini e tem uma Intel GMA 950. Vendo por aí o iMac chega e sobra em todos os aspectos, mas gostava de saber opiniões de quem lida diáriamente com um e de preferência que mexa com 3D.

5- O único sitio onde vi esse iMac 17'' 2.0 a vender foi na *****, será que não há mesmo mais lado nenhum onde comprar? (vivo no porto)

Obrigado a todos que responderem.
ps. irei usar este topico para qualquer duvida que me surja, ja que tem a ver com esse tema.

1- As built-in não são uma bosta! Têm uma qualidade bastante boa (só é pena é não ter surround, mas pronto :p). Obviamente q eu não sou nenhum audófilo... mas não tem nada a ver com as colunas ranhosas q vêm com muitos hps e acers :)

2- Eu tenho o meu disco de 160 GB cheio de lixo (não removi nenhuma das apps q vinham). Mesmo assim ainda tenho ~30 GB livres, e tenho lá um backup completo do meu pc antigo, mais o windows!

3- Parallels é como todos te disseram, não vou repetir ;)

4- A X1600 é fraquita? Para o meu uso (algum photoshop, tarefas normais e uma jogatana mt ocasional) serve perfeitamente. Os drivers em Windows ainda não estão perfeitamente optimizados... mas é uma questão de tempo :)

5- Gosto da multiplezones, pareceram-me mt competentes. Como já te disseram, é no edifício Oceanus, na Av. da Boavista. Pessoalmente não iria ao Corte ingles... pela única vez q la estive, aquilo não foi bom... os tipos não percebiam la mt daquilo q estavam a vender :/

Espero ter ajudado :)
 
bsod: na altura que comprar logo vejo se as colunas sao assim tao boas :P eu passo a vida a ouvir musica por isso e' uma coisa importante para mim :)

quanto a placa grafica, mesmo neste pc raramente jogo e quando jogo e' trackmania nations (um jogo free que nao ocupa muito nem puxa muito)

nao tenho duvida nenhuma que irei à da boavista... o unic CE que entrei foi em espanha e fiquei com um trauma qualquer. demasiada confusao, demasiada feira... definitivamente, nao obrigado!

Imagina o Parallels como um emulador (como aqueles que existem para correr jogos para PSX no PC, dá para jogar... mas nunca é com máxima capacidade) corre o Windows dentro do próprio OS X, logo a RAM utilizada, o processador, etc é dividido entre os 2 OS, enquanto que o BootCamp deixa-te correr o Windows nativamente, praticamente como se o estivesses a correr num PC normal.

Como dá para imaginar, no Parallels tens menor capacidades de recursos pois estão a ser divididos por 2 OS X (OS X e windows emulado), enquanto que no Bootcamp isso não acontece pois os recursos são apenas utilizados pelo Windows.

Foi a explicação mais simples que consegui arranjar para te tentar explicar a diferença entre os dois softwares, espero que tenha sido util.
Bastante util :)
Portanto, se eu tiver a trabalhar em mac e precisar de ir ao win, ou abro o tal parallels que ira abrir o win (util para uma coisita ou outra que nao precise de muitos recursos) ou mais vale rebootar pelo win, e' isso?
Por acaso pensei que esse sistema do parallels fosse algo melhor ^^ mas nao e' nada mau ja. e tambem com um c2d (nunca mexi em nenhum) nao devem ser assim tantas as limitacoes.
 
NOVA DÚVIDA:
ora bem, eu tenho um pc que esta a precisar de um upgrade a serio, mas ainda nao tenho a certeza se o vou fazer porque so posso decidir quando tiver a certeza que entrei na faculdade.
ou compro o mac, ou faço o upgrade a este bixo.
a cena e': em vez de comprar o mac e instalar o win, nao da para instalar o mac em pc? (nao olhando a numeros)
que tipo de limitações ou diferenças vou notar neste metodo?
 
Possível é,... agora não é legal (em primeiro lugar), não é suportado pela própria Apple (se fizeres um update de software a instalação ardeu :p), e precisas de um processador recente (algum que tenha SSE2/3).

Se é para trabalho "a sério", eu não iria por aí. E não vale a pena perguntar onde o podes arranjar q ninguem t responde :(
 
Claro que se vende. Só não esperes conseguir instalá-lo no teu PC. Para isso, tal como foi dito, é necessário recorrer a meios mais ilícitos.
 
Se queres jogar faz um upgrade ao PC, se não quiseres jogar compra o iMac e mesmo que não te dês bem instalas o Windows XP nativo e é como se estivesses num PC mas mais bonito e mais simples, pelo meio, vais sempre brincando com o Mac OS e aprendendo até que te habituas e não queres outra coisa. Isto na pior das hipoteses, eu numa semana arrumei o Windows pa um canto.. E se quiseres um Mac e também jogar compra uma Xbox 360 como eu :lol: (ou um Mac Pro mas é outro patamar €€€)
 
E não é só a ilicitude do acto... Como podes observar as opções de hardware para os macs são algo limitadas quando comparando com o mundo windows onde podes instalar quase tudo o que existe no mercado...

A Apple ao apostar na qualidade só vende/autoriza upgrade de componentes centrais do sistema quando estes estão testados e a qualidade das drivers é assegurada, para ter o menos trabalho possível na altura de dar apoio técnico...

Assim quando tentares instalar o macosx no teu pc o mais provavel é algum do teu hardware não ser reconhecido e não funcionar (placas de rede ou wireless é o mais comum) ou funcionar de forma incompleta (placa gráfica que não corre as animações todas do "core graphics") ou precisar de um patchzito que valide coisas que não existem (extensões SS3 em processadores mais antigos)

Não ficas de todo com um sistema estável para trabalhar.. mas é possível... eu já instalei no meu de casa (AMD qem que não me reconheceu a placa wireless e a de video) e peguei no disco, trouxe-o para o trabalho e arranquei aqui neste pc que tinha uma configurção semelhante Às configurações das máquinas de teste pré lançamento do macosx para x86- todas intel inside de uma ponta a outra) e arrancou sem qualquer complicação (a mesma instalação... achei fofo)...

É um tiro no escuro!
 
Back
Topo