iMac (early 2009) 24'' 2,66Ghz 4Gb DDR3 - Temperaturas?

djg

Power Member
Boas,

Adquiri a bem pouco tempo, um iMac de 24 polegadas, 2,66Ghz e 4Gb.
Tenho o programa smcFanControl instalado, para ir verificando temperaturas e tal. Sei que este programa da para alterar as velocidades das ventoinhas.

1º Questão: Não faço a mínima ideia das temperaturas normais para os vários regimes de funcionamento, já procurei no google mas nada... Alguém tem ideia?

2º Questão: Alguém sabe alterar o indicador da velocidade que ta na barra (não sei o nomes da barrinha lá em cima :P )? É que no meu caso aparece a velocidade de rotação da ventoinha da Drive Óptica?!

3º Questão: Alguém pode partilhar comigo as configurações que tem no smcFanControl? As velocidades... quando é que mudam para uma determinada velocidade...

Saudações
 
Boas,

Adquiri a bem pouco tempo, um iMac de 24 polegadas, 2,66Ghz e 4Gb.
Tenho o programa smcFanControl instalado, para ir verificando temperaturas e tal. Sei que este programa da para alterar as velocidades das ventoinhas.

1º Questão: Não faço a mínima ideia das temperaturas normais para os vários regimes de funcionamento, já procurei no google mas nada... Alguém tem ideia?

2º Questão: Alguém sabe alterar o indicador da velocidade que ta na barra (não sei o nomes da barrinha lá em cima :P )? É que no meu caso aparece a velocidade de rotação da ventoinha da Drive Óptica?!

3º Questão: Alguém pode partilhar comigo as configurações que tem no smcFanControl? As velocidades... quando é que mudam para uma determinada velocidade...

Saudações
1-Entre 40º e 60º num funcionamento normal. Entre 60º a 85º podendo em alguns minutos ultrapassar os 90º quando se puxa pelo mac assério.

2-As rotações são quase sempre gerais. Nunca fogem muito do mesmo valor de ventoinha para ventoinha.

3-Não é aconselhável mexer no smc fan control ;) Pode causar problemas com as ventoinhas. O próprio computador está preparado para correr as ventoinhas a determinadas velocidades.
 
3-Não é aconselhável mexer no smc fan control ;) Pode causar problemas com as ventoinhas. O próprio computador está preparado para correr as ventoinhas a determinadas velocidades.
De facto não é nada aconselhavel mexerem nisso!

Diz-me djg, a nível de ruido! Faz algum barulho exagerado?
 
Nope, só noto que faz barulho a noite... e quando estou a escrever :D mas de resto, pah, silencioso, muito bom mesmo.

Ok, então aconcelham que mesmo que esteja quentinho, não mexer nas ventoinhas.

Verdade seja dita, estou a fazer as coisas mais normais, tipo, adium ligado, mail, transmission, safari, vmware fusion com windows xp para fazer uns trabalho no word e powerpoint, e isto nunca chega aos 40graus....

PS: antes que digam que existe office para Mac :P e que não preciso estar no windows para isso, eu respondo dizendo, pois, eu sei que existe, mas não aceita o equations, se abrir um doc ou docx com o word do mac, ou com o pages... a zona das equações desaparece, é pena.
 
Última edição:
Nope, só noto que faz barulho a noite... e quando estou a escrever :D mas de resto, pah, silencioso, muito bom mesmo.

Então para que queres andar a mexer nisso?

Imagina o seguinte. Configuras uns níveis para as ventoinhas, até aqui tudo ok. Tens isso no nível médio, e sem te lembrares (coisa que vai acontecer, trust me) metes um vídeo a fazer encoding ou outra porra qq que puxe pelo CPU, vais dar uma volta, e porque deixas-te as ventoinhas a meio gás quando chegares podes ter uma surpresa bastante desagradável.

E isto não são suposições, já aconteceu ...

ps: aqui o equations do office 2008 funciona bem (terás que ter isso com os updates todos, as versões base têm bugs) ... mas uso isto que é bem porreiro - http://www.mathmagic.com/product/pe.html
 
Última edição:
o meu imac está sempre na casa dos 35 a 40 graus para os vários componentes.

As ventoinhas funcionam nos seguintes regimes por defeito. ( nunca alterei nada )

CPU fan: 1200 rpm
Hard Drive: 1200 rpm
Optical Drive: 1000 rpm



saca o widget " iStatPro " no site da apple que podes monitorizar tudo isso e muito mais através dele.
 
Nos iMacs não tens de te preocupar com temperaturas. Alumínio para dissipar o calor é o que não lhes falta.

Portanto, se o corpo do teu iMac aquece é bom sinal... é sinal que está a dissipar o calor.
 
Back
Topo