iMAC G3 - Preciso de ppl paciente pleaseee :)

eyeonyou

Membro
Boas ppl!

Tou com um problema enorme, que para voces chamar problema deve ser um insulto :-D

É o seguinte: Ofereceram ao meu irmao um imac G3 de 1998. O pc é apenas para uns trabalhos tipo word e excel, uns joguitos simples (basicos mm) e talvez para internet. Nao faço ideia que SO aquilo tem, mas sei que é o de origem.

Questões:

1- Tendo td de origem que Sist Operativo tem este Mac?

2- Onde posso arranjar freeware para este Sistema operativo? ex: OpenOffice, joguitos e utilitarios.

3- Como se instala esse tipo de software em Macs? Sp usei windows e tou habituado ao duplo clique no ficheiro .exe :)

4- Sera melhor formatar e instalar um Sist Operativo mais recente? nao puxara mt pela maquina? Se sim qual devo instalar e como formato?

Por ag nao me lembro de mais nada. Agradecia a vossa ajuda pq quando liguei o Mac deparei-me com mts dificuldades e queria por o Mac funcional. Peço desculpa, mas nao percebo mesmo nada :(

Obrigado ;)
 
Deve ser OS9. Arranjar software para esse mac não deve ser muito fácil. Quantoa instalar sistemas operativos mais recentes, na melhor das hipóteses talvez ele aguente com uma versão mais antiga do OS X. Podes sempre experimentar uma distribuição de Linux ;)

EDIT: OS8 :P
 
Última edição:
Boas ppl!

Tou com um problema enorme, que para voces chamar problema deve ser um insulto :-D

É o seguinte: Ofereceram ao meu irmao um imac G3 de 1998. O pc é apenas para uns trabalhos tipo word e excel, uns joguitos simples (basicos mm) e talvez para internet. Nao faço ideia que SO aquilo tem, mas sei que é o de origem.

Questões:

1- Tendo td de origem que Sist Operativo tem este Mac?

2- Onde posso arranjar freeware para este Sistema operativo? ex: OpenOffice, joguitos e utilitarios.

3- Como se instala esse tipo de software em Macs? Sp usei windows e tou habituado ao duplo clique no ficheiro .exe :)

4- Sera melhor formatar e instalar um Sist Operativo mais recente? nao puxara mt pela maquina? Se sim qual devo instalar e como formato?

Por ag nao me lembro de mais nada. Agradecia a vossa ajuda pq quando liguei o Mac deparei-me com mts dificuldades e queria por o Mac funcional. Peço desculpa, mas nao percebo mesmo nada :(

Obrigado ;)

1- Deve ser o Mac OS 8.5 ou 8.6
http://www.lowendmac.com/imacs/imac-b.shtml

2- OpenOffice não funciona aí. Jogos e utilitários, nos sítios do costume:
http://www.macupdate.com/index.php?os=macos
http://www.versiontracker.com/macosx/
http://www.pure-mac.com/

3- Descompactar na secretária e arrastar para a pasta aplicações.

4- Ficar com o sistema instalado ou actualizar para o Mac OS 9.2
 
Última edição:
OS 9? Naah... se é o modelo original deve ser o OS 8.1.
Para instalar o OS X nesse modelo é preciso particionar o disco, e colocar o X na primeira partição (que tem de ter no máximo 8 GB, IIRC).

No entanto, antes de fazeres mais alguma coisa, aconselho-te a aumentar a RAM.
O OS 8-9 ainda é "usável": podes instalar o Office 98, por aí uns joguinhos, meter um browser decente (acho que o Mozilla ainda existe para OS 9), e fica uma coisa decente. Se é a versão original, bondi blue, só tens um G3@233 e um máximo de 160 MB de RAM, pelo que com o OS X não vais longe ;)
 
Yep. iCab é decente, só que é uma trial, julgo eu... e como já expirou, tens de atrasar o relógio para o enganares ;) (espero q nao fechem a thread, mas isto é abandonware, quase)

IE funciona, mas já não suporta muito dos standards actuais...
Julgo que esse iMac suporta o Panther (não o Tiger, por não ter FireWire). Duvido é que corra de uma forma decente mais de duas aplicações em simultâneo, mais o Finder... o Panther precisa de 256 MB para correr "aceitávelmente".
 
Mas as versões antigas (pelo menos as 68k que eu usava) eram trial e expiravam :) Estas são recentes, para OS X.
 
ok, mt obrigado :)

Como percebo mt pouco ou nada, sou capaz atao de deixar o SO como esta e apenas instalar algumas aplicaçoes.

1-Ha alguma aplicaçao que seja compativel com ficheiros vindos do office (windows) ? tal como o openoffice (visto q este nao existe para a minha versao)?? é que este mac iria servir para dar continuiade a alguns trabalhos feitos durante o dia num PC. Convinha que desse para trabalhar o mesmo ficheiro em ambos computadores.

2-Neste momento tou num PC e vou tentar arranjar uns freewares pro mac. Dp ha alguma maneira especial de gravar o cd para dp o mac o conseguir abrir? ha incompatibilidades?

3- Nao encontro utilitarios nem jogos ( freeware ) pro Mac OS 8.1 :(. Alguma ajuda? ja tentei os links acima, mas parece ser td pro Mac OS X

Obrigado
 
Última edição:
ok, mt obrigado :)

Como percebo mt pouco ou nada, sou capaz atao de deixar o SO como esta e apenas instalar algumas aplicaçoes.

1-Ha alguma aplicaçao que seja compativel com ficheiros vindos do office (windows) ? tal como o openoffice (visto q este nao existe para a minha versao)?? é que este mac iria servir para dar continuiade a alguns trabalhos feitos durante o dia num PC. Convinha que desse para trabalhar o mesmo ficheiro em ambos computadores.

2-Neste momento tou num PC e vou tentar arranjar uns freewares pro mac. Dp ha alguma maneira especial de gravar o cd para dp o mac o conseguir abrir? ha incompatibilidades?

3- Nao encontro utilitarios nem jogos ( freeware ) pro Mac OS 8.1 :(. Alguma ajuda? ja tentei os links acima, mas parece ser td pro Mac OS X

Obrigado

1- A versão mais recente do Office para este Mac é o Office 98.
2- Esse mac deve ler praticamente qualquer CD-Rom
3- Há muita coisa. Se quiser dizer o que precisa, isso ajuda-nos a ajudá-lo.

http://www.versiontracker.com/mac/classic/

Use o campo de pesquisa no site acima.
 
office 98? pra ja nem sei onde o arranjar, mas tas-me a dizer que o cd do office 98 pra windows, né? da pra instalar na boa no mac? desculpa, mas sou mm leigo nisto.

http://www.versiontracker.com/mac/classic/ neste site que referiste tem cenas "classic" mas nao diz pra que Sist.Operativo é. Ja é td pro 8.1 ? reparei que nem tds sao freeware :(

Os utilitarios que procuro sao basicamente : editores de texto e calculo (compativeis com trabalhos feitos em word e excel do office), leitor de mp3, leitor de video etc coisa basicas pra ter no computador
 
office 98? pra ja nem sei onde o arranjar, mas tas-me a dizer que o cd do office 98 pra windows, né? da pra instalar na boa no mac? desculpa, mas sou mm leigo nisto.

http://www.versiontracker.com/mac/classic/ neste site que referiste tem cenas "classic" mas nao diz pra que Sist.Operativo é. Ja é td pro 8.1 ? reparei que nem tds sao freeware :(

Os utilitarios que procuro sao basicamente : editores de texto e calculo (compativeis com trabalhos feitos em word e excel do office), leitor de mp3, leitor de video etc coisa basicas pra ter no computador

1- Não existe Office 98 para windows. Trata-se do Office 98 para Mac.
2- "Classic" designa genericamente todos os Mac anteriores ao Mac OS X (10). O que aí está uma parte funciona no Mac OS 8.1 mas outros podem querer um sistema mais recente (como o OS 9) ou uma máquina mais antiga (tipo 68x. Essa máquina é PPC).
Sim, é verdade, na vida nem tudo é freeware.
3- Esse Mac deve ter vindo com o Apple Works, tem editor de texto, base de dados, folha de cálculo, etc.
4- Leitor de mp3 há vários. É escrever mp3 no site que eu indiquei. Lembro-me que o Audion funcionava bem. Vídeo, não sei. A minha cena não é filmes. Mas o Quick Time que vem com o Mac deve dar para ver alguns formatos.
 
Boas, eu tenho um g3 em casa, tem o os 9.2.2 instalado e ja me diverti horas e horas com alguns jogos naquele pc, quando tinha 9 e 10 anos.sacava-os do tucows.
 
1- Não existe Office 98 para windows. Trata-se do Office 98 para Mac.
2- "Classic" designa genericamente todos os Mac anteriores ao Mac OS X (10). O que aí está uma parte funciona no Mac OS 8.1 mas outros podem querer um sistema mais recente (como o OS 9) ou uma máquina mais antiga (tipo 68x. Essa máquina é PPC).
Sim, é verdade, na vida nem tudo é freeware.
3- Esse Mac deve ter vindo com o Apple Works, tem editor de texto, base de dados, folha de cálculo, etc.
4- Leitor de mp3 há vários. É escrever mp3 no site que eu indiquei. Lembro-me que o Audion funcionava bem. Vídeo, não sei. A minha cena não é filmes. Mas o Quick Time que vem com o Mac deve dar para ver alguns formatos.

ok, e ag arranjar esse office 98 ? aonde nao me cheira. Espero bem que ele tenha esse cd do works.

Nesse site, nao ha maneira de saber se é pra um ou outro sist operativo :( como é? saco e dp vejo se da ou nao na instalaçao?

Sacando esses progs, se os gravar normalmente no NERO dp o Mac le na boa?
 
Isso tem um link para o site de cada programa. Se não tiver, usa a pesquisa na internet.
Sobre o Nero, deve ser um programa para o Windows... estou em branco. Experimenta.
 
eyeonyou,

A melhor opção é capaz de ser a ebay. Volta e meia aparecem jogos antigos (como o civilization 2 ou o sid meier's alpha centauri) portanto é bem possível que encontres à venda o office 98.

PT
 
Back
Topo