iMac G5 Linux

R.Raposo

Power Member
Bons dias, ando a procura de uma versão actual para PPC mas por exemplo ubuntu que encontrei foi a 7.04. Não há nada mais recente que possa instalar no meu iMac?
 
Há as que o esquiso disse, o Gentoo também tem, e o Ubuntu também tem na última versão ainda que eles digam que é unoficial. Para instalares podes descarregar isto, fazes boot com o comando
Código:
cli
(isto se continua igual ao minimalcd do gutsy), e depois de finalizada essa instalação mínima instalas o desktop normal do Ubuntu com
Código:
sudo apt-get update && sudo apt-get install ubuntu-desktop

Porém, este processo no Ubuntu Hardy não deve ser pacífico (terias de arranjar repos alternativos, não suportados, etc...). Usa antes uma das anteriormente referidas, talvez com preferência no Debian :)

\o
 
Última edição:
No meu tempo, havia 3 referências: Yellow Dog (era o Red Hat portado para PPC), Debian e Gentoo.

Desses todos o que funcionou melhor no meu, na altura, powerbook G4, foi o Debian.

O gentoo dava uma coça em desempenho, era mesmo muito rápido, mas para ter essa vantagem tinha de andar a compilar os pacotes todos, especificamente, o que me levou largas horas (nunca me esquecerei das 13 horas a compilar o open office para no fim dar erro :P).

De qualquer maneira, nem é por aí. A questão é que o Debian reconhecia logo as teclas especiais do teclado (aumento de volume, brilho, tecla do eject, etc), para além de ser bastante estável e muito mais rápido que o Yellow Dog na altura.

Aconselho-te a começares por aí. Se não te deres bem, tenta a versão do OpenSuSE, que também deve ser muito simples de instalar.
 
Back
Topo