Imac newbie

Dário Araújo

Power Member
Boas noites pessoal, arranjei(deram-me) á pouco tempo um imac usado/lixado, não arrancava, aparecia uma mensagem a dizer que o disco de memoria não sei quê, uma coisa assim do género, meti-lhe mais memória e passou a funcionar :) (ganhei um imac de borla). O Imac em questão é um G3@500 com 194Mb e disco de 20Gb com o Os9.1 instalado, juntamente com isso tenho os cds de instalação, recuperação etc inclusive o OS X 10.1 que já instalei. Agora a minha duvida é a seguinte como faço para me ligar á net através do Sapo Adsl, tenho um router Alcatel Speedtouch 510, mas não sei como fazer uma ligação no Imac como faço no Pc, é que se eu meter o cd do router ele não instala o router, apenas deixa ver os ficheiros *.ini e *.pdf!! Como e onde é que posso criar uma ligação ppoe no imac tal como crio no Pc? Já agora como é que posso gravar um cd com boot para o imac usando o pc?? Obrigado desde já pelas possiveis opiniões, fiquem bem.
 
router usb?? ou ethernet?

se fosse ethernet existem umas coisitas interessantes nas preferências da network... mas eu nunca brinquei com isso pk ja disse adeus a modems usb (são do piorio... principalmente o speedtouch 330)

de qq modo, podes tentar no site da alcatel para veres se existem drivers...

mas, para configurares uma ligação PPPoE, precisas praticamente apenas de saber em que frequências opera o ADSL (acho que vai até aos 35 dB... :P), e o nome de utilizador + password... pelo menos foram as únicas coisas que o meu router me pediu quando o configurei, e está a dar direitinho....
 
É ethernet, no pc aquilo instala-se software poe-se username e password basicamente tá lá, agora no imac é mais complicado, ainda mais não perceber nada daquilo, não saber onde estão as coisas etc. Ja tive a ver no site mas não encontrei nada para mac, pelo menos para o meu modelo. Dá para criar uma ligação ppoe ou dial up para adsl???
 
Um router configura-se através de um web browser e nao atraves de um cd de instalação.
Basta ligar um cabo de rede Mac<->router, configurar a rede nas preferencias de sistema.
IP <- um ip para a maquina
submask <- 255.255.255.0
gateway <- ip do router. se não souberes consulta o manual
DNS <- dependendo do router, ou metes os DNS do teu isp ou metes o ip do router.

Mais simples que isto creio que é impossivel.
 
yep. normalmente o CD só vem com documentação... pelo menos com o meu foi assim: ligar, configurar o netmask (até podia por aquilo por DHCP, melhor :D), abrir o browser e configurar! Nada mais!

agora, para usar aquela - droga - do modem USB que tinha antes... nem falem :P
 
além de que os modems speedtouch (ou será apenas o 330?) têm um longo historial de incompatibilidades com sistemas Apple e Linux... ta-se mesmo a ver... querem-nos dependentes de windoze... agora eu é ke n vou na cantiga :D
 
Por falar em offtopic, já sabem o que é que acontece quando as threads se começam a afastar sistematicamente do seu conteúdo.

Portanto, sugiro que se regresse ao tema original :).


PT
 
Back
Topo