Imac - Programa de substituição HDD 1 TB Seagate

Boas,

Eu tenho um imac de 2009 ao abrigo desta substituição. Acontece que o disco já se tinha avariado há cerca de 1 ano (fora de garantia) e sendo técnico de informática para não pagar 50€ (só para me abrirem o imac) fiz eu a substituição do disco (em 2ª mão 500GB) e aproveitei e troquei a superdrive por um SSD. Quando soube desta campanha de substituição, liguei para a Apple a explicar a situação e dizem-me que para me devolver o €€ tinha de apresentar a factura do arranjo de um agente autorizado Apple (coisa que não tinha).
Liguei depois para a Tou aqui, tou ai e disseram-me que só mudavam se o disco original estivesse montado no imac devido à garantia e não sei que...

Conclusão: Vou voltar a montar o disco avariado e vai para substituir...
 
Eu olho para este tutorial, ou esta opção, e perco logo a vontade de meter mãos à obra para retirar a superdrive e colocar um SSD. :(
Conheces alguém ou alguma loja de confiança que o faça em Lisboa?
Quando telefonei para a Tou aqui Tou ai, disseram-me que não o faziam, mas fiquei com a ideia que talvez fosse possível fora do ambito da assistencia Apple.

Boa sorte para o teu problema. ;)
 
a unica parte chata de abrir um imac e mesmo os parafusos do lcd, estao muito proximos dos imans que seguram a moldura e um inferno para os colocar no sitio...

Estou como tu companheiro batidas, tenho de desmontar a maquina e meter o disco avariado...
 
Parece que desde que soube deste programa de troca o raio do meu disco cada vez mais parece um trator.
Quando o Mac inicia o disco fica a fazer um basqueiro prai por 2 minutos e so depois estabiliza.
 
Eu olho para este tutorial, ou esta opção, e perco logo a vontade de meter mãos à obra para retirar a superdrive e colocar um SSD. :(
Conheces alguém ou alguma loja de confiança que o faça em Lisboa?
Quando telefonei para a Tou aqui Tou ai, disseram-me que não o faziam, mas fiquei com a ideia que talvez fosse possível fora do ambito da assistencia Apple.

Boa sorte para o teu problema.
winka.gif

Na altura também liguei para a Tou aqui Tou ai e disseram que não o faziam.
Decidi por mãos à obra e fazer eu. Como o meu imac é de 2009 só tem 2 portas miniSATA. Logo tive de tirar a Superdrive e comprar um cabo destes para ligar ao SSD.
Realmente a parte mais complicada é desligar o cabo SATA original e trocar por este. Basicamente tem que se desmontar a motherboard quase toda.

Este tuturial está bem detalhado:

http://www.btobey.com/learn/imac-ssd-install.php

Cumprimentos
 
Última edição:
Já fiz ao meu mid 2010. Fiz na pontosagres de Aveiro. Aproveitei para depois de vir com o disco novo, passar do snow leopard para o mountain lion... Quanto ao disco, de facto é muito mais silencioso!!!
 
Ora bem, deixei na Tou Aqui Tou Aí no passado sábado e já fui buscar hoje.

Parece tudo fino, embora ainda não tenha configurado a coisa... :)

Basicamente estou a começar do zero e acho que tenho de ligar ou um cabo USB ao Time Capsule ou um cabo de rede ao router da ZON pois ele não me deixa selecionar a utilização de wi-fi no terceiro passo (que define o acesso preferencial à internet); por outro lado, se saltar este passo, fico com outra interrogação no próximo pois quando ele pede para localizar o disco do qual se pretende transferir a informação ele não encontra o Time Capsule (lá está, wi-fi não está ligado) para poder fazer essa operação... Como sou bastante básico isto é capaz de demorar o seu tempo pois nem sei onde param as caixas para ir buscar os cabos.

No arranque, o disco parece, efetivamente, mais silencioso mas só consigo dar feedback da coisa quando desembrulhar a prenda. :)
 
Acho que é em abril...
Para mim, o único problema da Tou Aqui Tou Aí é o horário. Estão fechados à hora de almoço que, por coincidência, é igualzinha à minha. Não é fácil conseguir ir lá durante a semana, até porque o horário de fecho também não dá jeito: sete...
De resto... simpáticos, prestáveis, rápidos. Nada a apontar.
 
E agora o golpe de teatro: o iMac regressou da reparação com um clean install do ML e aquilo que me parece ser um problema já famoso, pelo menos pelo que consegui ver através das centenas de queixas que se podem encontrar nos fóruns da Apple: "Wi-Fi: sem hardware instalado". Ou seja, o iMac não se consegue ligar a redes wi-fi... Bonito. >(
 
E agora o golpe de teatro: o iMac regressou da reparação com um clean install do ML e aquilo que me parece ser um problema já famoso, pelo menos pelo que consegui ver através das centenas de queixas que se podem encontrar nos fóruns da Apple: "Wi-Fi: sem hardware instalado". Ou seja, o iMac não se consegue ligar a redes wi-fi... Bonito. >(

Problema resolvido. A porta ethernet não estava ligada. Já está de regresso a casa. O novo disco é, sem dúvida, mais silencioso. Mas agora parece-me que ouço um zumbido que antes não ouvia...
 
Última edição:
Depois de muito "digging" na internet descobri que o novo zumbido resulta, afinal, de uma vibração que é transmitida através da base do iMac à secretária (se a secretária for maciça o ruído não é transmitido). Levanta-se o iMac e o zumbido/vibração pura e simplesmente desaparece!

Como o iMac não tinha este problema com o disco Seagate anterior (que todavia ouvia-se muito a mastigar a informação quando este, na verdade, não se ouve a esse nível) não tenho a mínima dúvida que este tem de estar relacionado com o novo disco e numa procura na internet encontrei até um utilizador australiano que está precisamente na mesma situação: http://forums.whirlpool.net.au/archive/1801403‏.

Ou seja, tal como ele, para resolver um potencial problema (a substituição do Seagate), fiquei com um problema real. E o pior é que parece que o sintoma pode não estar relacionada com um disco específico.

Há quem esteja a resolver a vibração adotando uma película em borracha ou silicone gel por debaixo da base do iMac (e a vibração, em alguns casos, cessa completamente resultando num silêncio absoluto). A verdade é que o barulho está a dar comigo em doido e já tentei pôr quase tudo debaixo do iMac para ver se a vibração se vai embora. Nada resultou a não ser... o protetor do teclado em silicone!

photo060213204753.jpg

E outra coisa que resultou: colocar o iMac a meio da secretária ficando o utilizador com o nariz dentro do monitor. :009:
 
Última edição:
Atualização (não tarda abro um tópico no suporte técnico):

Adquiri quatro "pés" da AcoustiFeet que depois de aplicados resultam no que a imagem demonstra. Esta solução, tratando-se de material específico para redução de vibrações, permitiu reduzir o "humming/buzzing" (como lhe chamam noutros fóruns) ao nível anterior a ter trocado de disco.
Ou seja, não ficou completamente silencioso (mas também é verdade que nunca foi) mas tornou-se tolerável. Agora a questão é a instabilidade do conjunto pois o iMac subiu um bom centímetro em altura... E, como também já tinha dito, não deixa de ser estranho estar eu com estas macacadas todas quando o iMac, antes da troca do disco, funcionava bem no mesmo sítio sem qualquer vibração/ruído associado... É verdade que a secretária (barata) do IKEA também é em parte responsável pelo efeito mas a verdade é que o iMac "anterior" estava no mesmo local e não se dava pelo barulho...

photo140213144108.jpg
 
Boas pessoal

Tbm estou a deixar passar esta cena.

Isto acaba em dia 1 de Abril?

Liguei ontem para uma loja aqui de Braga que está referenciada como agente autorizado no site da Apple a perguntar se faziam este programa de substituicao e disseram que sim, embora que mesmo o numero de serie do meu iMac estivesse abrangido poderia nao ter um disco que esteja na lista como defeitooso.

Sera isto possivel?
 
Back
Topo