iMac Retina Display

Boas,

Apesar de não ser muito fã de AIO depois de vários meses de testes e comparações para o meu tipo de trabalho cheguei á conclusão que:

- nMP Overkill e caro
- MM o 2012 não dava (vendi) e o 2014 então esquece lá isso
- O iMac "ficava" no sweet spot da performance / preço (BTO Topo)

A minha expectativa era a 980M que está com umas specs brutais para uma gráfica mobile. Acima do que uso no meu W8 pc que é a GTX 760

Quando estes gajos apresentam o selo vermelho da AMD disse para mim já tou **** (não que tenha nada contra AMD atenção)

As poucas referências que existem á m295x são que está ligeiramente acima da 780m e abaixo da 880m (pelo que li) e para gastar 3.200€ tenho de ter a certeza do que estou a comprar e neste momento é impossível saber como esta gráfica se vai comportar.

A nível de resolução, simplesmente brutal, não preciso 5K sinceramente, mas tb não me importava de ter LOGO que isso não me custe poder de renderização.

Portanto deixa-o estar na minha carteira para já :)

Expectativas:
1º Se a m295x for superior a 880m mesmo que ligeiramente inferior á 980m Compro (deixar passar algumas reviews)
2º Se a m295x for parecida é 780m esquece, apesar de 5k não é motivo para comprar (para mim)
3º Acontecendo a 2º esperar que estes gajos façam um update aos Não retina com a 980m (O Yosemite tem os drivers da mesma ptt há esperança) mas duvido pois introduziram AMD neste o mais certo é seguirem com o resto da linha
4º Esperar para ver o refresh do nMP e apesar de overkill lá terá que ser.
5º Não faço a mínima - Sinceramente é a 1º vez que me vejo perdido sem certeza do que vou comprar

Isto td claro pq preciso mesmo do OSX para trabalhar em M5 e Hackintosh para mim está fora do baralho.

Bem se algum de vcs comprar a versão retina e não se importar de correr 2 testes com templates minhas ficaria mt agradecido (são testes reais de renderização) -Por curiosidade podem ver o ultimo comparativo aqui com máquinas desde o mini até ao nMP - Td relacionado c edição de video e motion graphics (AE, Premiere, FCPX, AM5,

Em todo o caso espero que a m295x seja mesmo valente para aqueles que já carregaram no botão e tb para que possa mandar vir um para mim daqui a uns dias, espero mesmo :)

Teardown do animal: https://www.ifixit.com/Teardown/iMac Intel 27-Inch Retina 5K Display Teardown/30260

Tirando a engenharia que é tirar o ecrã, dava para trocar de SSD, cpu e disco na boa.

Pena a Apple ser mesmo contra "upgrades à posteriori". Se quisessem faziam um esquema qualquer para tirar o painel com um click (com um conector de power/video catita).

preço base US: $2499
preço base PT: 2699€

diz que é uma espécie de assalto

preço base BR: 12599 R$ (pagar a pronto), qualquer coisa como 4200 €.

Isto sim que é um assalto!

O Brasil tem uma leva de gente rica, porque quem compra consciente nunca dava isso tudo (e a a Apple dava o fora :D)

Bom e comparação com o salário mínimo:
BR: 12600/724 = 17,40x
PT: 2700/505 = 5,34x
US: 2500/1275 = 1,96x

O preço base do EUA não esquecer que falta o imposto que só aparece durante o checkout e depende do lugar.

Claro que pegando os 2500$ e metendo o IVA da uns 2450€, portanto o resto é lucro ou alguma despesa que alguém come pelo caminho

Última edição:
Não quero acreditar que não se possa usar este iMac como monitor externo para o Mac Pro.
Ou,.... porque raio não o lançaram apenas como monitor externo, em vez de mandar os clientes Mac Pro comprar displays da concorrencia?
O que é que me está a escapar?

A qualidade do ecrã é surreal. Tão surreal que neste momento nem há forma de o Mac Pro conseguir alimentar esta besta.

Isto vai acabar por roubar bastante mercado ao Mac Pro. Ainda para mais por ser relativamente fácil trocar RAM, HDD e processador.

Estou curioso para ver é como vão eles tornar o Mac Pro capaz de alimentar este Mac Pro ou o futuro Thunderbolt Display 5K...

A qualidade do ecrã é surreal. Tão surreal que neste momento nem há forma de o Mac Pro conseguir alimentar esta besta.

Isto vai acabar por roubar bastante mercado ao Mac Pro. Ainda para mais por ser relativamente fácil trocar RAM, HDD e processador.

Estou curioso para ver é como vão eles tornar o Mac Pro capaz de alimentar este Mac Pro ou o futuro Thunderbolt Display 5K...

Os cabos thunderbolt só suportam resolução de 4k. É uma limitação fisíca do interface computador/monitor e não da capacidade gráfica do mac pro...

Mas sim, com o preço de um monitor 4k ficam com um sistema todo :berlusca:

O novo thunderbolt vai ter capacidade para este tipo de ecrãs, o problema é a Intel estar ao passo de caracol.

Sem ser o ecrã o que isto tem a mais que o Mac Pro?
Mudar a Ram no Mac Pro é bastante fácil. Acho que mais complicado é mesmo o processador.

Esse teu sem ser é muito redutor...
A não ser para quem dê imenso uso a renderizacao o ecrã pode fazer muita diferença. Até por ser o único no mercado assim

Neste iMac também é muito fácil mudar a RAM, mas é um all in one, logo tudo o resto da mais trabalho.

Claro @Metro mas vai roubar alguns utilizadores. Mas para a Apple isso acaba por ser igual ao litro...

Fico à espera é de ver como é que a Apple vai tornar os Mac Pro's actuais compatíveis com o Thunderbolt Display quando o actualizarem... Ou melhor dizendo, quanto vão cobrar por isso. Ou uma simples actualização de software poderá resolver isso a nível dos standards da Display Port?

Claro @Metro mas vai roubar alguns utilizadores. Mas para a Apple isso acaba por ser igual ao litro...

Fico à espera é de ver como é que a Apple vai tornar os Mac Pro's actuais compatíveis com o Thunderbolt Display quando o actualizarem... Ou melhor dizendo, quanto vão cobrar por isso. Ou uma simples actualização de software poderá resolver isso a nível dos standards da Display Port?
É uma limitação física, é o mesmo que lançarem agora o USB 4.0 e quererem que os PC's actuais tenham suporte para 4.0, não se consegue.

A questão do suporte dos monitores está uma enorme confusão e mais uma vez as diferentes normas disponíveis e em atualização não ajudam. Parece-me que o thunderbolt 2 que é o que o Mac pro tem e os mais recentes portáteis devem conseguir. Mas a Apple deve ter que desenvolver de igual modo um controlador para eles. Não vejo outra forma. Falei um pouco disso no artigo que escrevi no Portal.

Back